O esporte como arma de combate à confusão mental

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
5 min readJan 15, 2020

Olá procrastinadores. Como qualquer pessoa sou um ser em constante luta com meus defeitos. Aprendi recentemente que defeitos são forças dinâmicas e violentas e acredito que a luta contra eles seja eterna.

Atualmente tenho tido a convicção de que nenhum ser humano é capaz de realmente superar uma falha de seu caráter. Calma, não é como se não fosse possível evoluir nesses quesitos, o que eu quero dizer é que nunca de fato superamos nossos defeitos, nós aprendemos a suprimir sua potência e desenvolvemos comportamentos que aos poucos enfraquecem a força que eles têm sobre nós. Uma deficiência de caráter é como se fosse um vilão que mesmo derrotado continua em segredo reunindo forças para atacar novamente o herói do filme. A relação dos defeitos conosco é parecida com o eterno embate entre Batman e Coringa, cada um deles representa uma visão de vida, ambos são seres perturbados pelo estilo de vida que escolheram e sofrem por isso mas um dos dois tem a possibilidade de sorrir em certos momentos de sua jornada, um sorriso verdadeiro e não uma risada de loucura e perversão.

Defeitos são forças dinâmicas e violentas, este dinamismo faz com que achemos que somos capazes de vencê-los pois, eles se esconderão atrás de máscaras muito bem elaboradas e ao tempo certo atacarão com extrema violência. Na vida estamos eternamente ligados a este jogo de estica e puxa.

Equilíbrio é a grande busca da minha vida, recentemente eu compreendi que sempre que estivermos lutando um bom combate e aparentemente vencendo na vanguarda da batalha é bem provável que a retaguarda esteja sendo atacada pelos defeitos, somos seres de mais de uma máscara, não vivemos apenas uma frente de batalha em nossas vidas, somos mais complexos do que gostaríamos de ser e nos conhecemos ainda menos do que acreditamos.

Venho num histórico de mudanças e melhorias na produtividade e na forma de enxergar a vida, me sinto mais próximo de Deus e da chance da vitória, estou extremamente consciente da luta que isso implica e do sofrimento que causará, entretanto ainda sou vítima de ataques súbitos dos meus defeitos.

Acontece que ao evoluir em aspectos de produtividade, saúde mental e emocional eu não me atentei ao fato de estar deteriorando certas relações com pessoas importantes para mim. A falta de comunicação se mostrou um problema e ao receber uma dura crítica sobre a minha responsabilidade nesse contexto fui completamente tomado por uma arrogância que não cabe nos termos da vida que estou buscando. Essa arrogância se combinou com uma intransigência e me provocou uma atitude extremamente manipuladora onde tentei virar a mesa e fazer quem me questionou se sentir mal para que eu saísse daquela discussão vitorioso, passei de uma pessoa serena e calma para alguém manipulador e violento nas palavras. Foi como se uma chave virasse dentro de mim e eu perdesse o controle do que estava fazendo, digo isso pois, agora que consigo me afastar da situação e ver claramente eu posso dizer que estava consciente de que estava fazendo algo errado, então, como é possível estar fazendo algo que sabia que não deveria?

Porque defeitos são forças extremamente dinâmicas e violentas!

Esse aspecto de nossas falhas é responsável por nos causar confusão mental e praticamente assumir o controle quando lhes é dada a brecha que precisam. O mau jamais precisará de muito espaço para entrar, apenas uma pequena abertura. Durante aquele tempo de cegueira fui capaz de magoar alguém especial para mim, e é assim que essas forças atuam, elas fazem seu estrago e vão embora mais fortes que vieram. Caberá a mim aprender com esse fracasso para não cair na mesma armadilha outra vez, essas são falhas que possuo em meu caráter e que existem para que eu lute contra elas e aprenda a partir do combate.

Depois de passar por todo este transtorno fui abandonado por essas forças violentas que se escoderam deixando sentimentos como angústia e irritação. Como estou em uma busca de evolução contínua fiz algo que me ajuda sempre que estou com uma confusão mental elevada, busquei me isolar do problema por um breve período e praticar algo que me ajuda a entrar num estado de conexão com Deus e comigo mesmo, saí para correr. Correndo eu fui capaz de me conectar com minha respiração e lentamente com muito sofrimento fui recebendo os ensinamentos que necessitava sobre como fui inundado por ações somente por ter permitido a entrada delas e por já ter me convecido que tinha vencido esses defeitos, foi uma dura lição e logo que terminei fui correndo falar com a pessoa que mais sofreu com essa situação.

Acredito que o esporte tenha uma força maior que o dinamismo violento dos defeitos, ele tem um poder de luz e serenidade, de cuidado e de bondade com a alma. Sempre funciona para mim, correr é meu esporte então é o que faço, mas indico a qualquer pessoa que vá gastar energia e perceber como terá mais clareza quando terminar. Ao me permitir correr e aprender com as lições que rapidamente começaram a vir eu fui capaz de treinar a minha antifragilidade e ser mais consciente dos meus defeitos e agora tenho mais armas para lutar contra eles, na próxima vez estarei mais preparado e apesar da força que obtive através da experiência não é garantido que vencerei o próximo embate mas, é garantido que não desistirei, talvez essa situação tenha me despertado para conseguir identificar o momento em que dou a abertura e aos poucos me tornar mais forte para fechar essa porta antes que ela seja arrombada pelos defeitos.

Dessa vez eu fui capaz de vencer um pouquinho essa dura batalha contra as minhas falhas e posso dizer que o esporte edifica e nos ensina muito sobre nós mesmos. Graças à corrida tenho sido capaz de contornar situações difíceis e me alinhar quando a confusão mental me ataca.

Espero que este texto tenha lhe ajudado a enxergar o esporte de forma diferente e que você possa buscar alguma modalidade que lhe agrade e assim fazer parte de algo tão bondoso e de tantos aprendizados. Obrigado pela leitura

--

--