O veneno da rotina!

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
3 min readAug 24, 2020

O quão invulnerável é a minha percepção dos meus hábitos?

Nem sempre os padrões são visíveis aos meus olhos. Eu sou um poderoso gestor de energia e tenho cada vez mais a consciência disso. O meu cérebro retém características e necessidades ancestrais, como a sobrevivência e a forte conexão com as emoções. Em termos de gastos energéticos, sempre iremos optar, de maneira inconsciente, por poupar essa potência de ser.

Desde que eu entendi essa gestão, ficou claro a importância das perguntas abaixo:

Meus hábitos são os motores das minhas ambições ou as resistências da minha gestão de energia?

O que a minha gestão de energia tem a ver com meus hábitos?

O cérebro humano é composto por uma monstruosa rede de conexões entre neurônios. No encontro dessas conexões existem as sinapses que tornam possíveis as comunicações entre a nossa rede neural. Sempre que a sua mente precisar reagir ao mundo, antes de tudo, ela buscará sinapses que já possam conter informações sobre aquele fato com o qual ela está lidando e pouco a pouco começa a criar um histórico. O caminho percorrido com frequência pelo cérebro será memorizado e usado como padrão para uma próxima reação ao exterior.

Foi essencial entender essa relação cérebro x sinpase x gestão de energia para compreender o impacto dos hábitos em nossas vidas. Eu sou um espantoso gestor de energia ( SEMPRE!) e essa gestão é facilitada pelo processo descrito acima, compreendi que os humanos amam padrões justamente por este motivo. Sendo assim, ficou claro que se possuo uma rotina, um padrão diário de hábitos ruins, estou contribuindo para que o cérebro continue preguiçoso.

Sobrevivência é a diretriz número UM do meu mecanismo pensante!

Hábitos são todos aqueles comportamentos diários que se repetem com frequência. Toda rotina é baseada em repetição e esse é o segredo de dominar a minha mente no dia a dia. Primeiro é necessário traçar os meus objetivos e para eu uso a matriz de Eisenhower:

img reprodução: Ignição Digital

Definir as prioridades foi a coisa mais importante da construção da minha rotina, o ponto de partida da transformação. A Lei da Semêadura me ensinou que tudo que eu plantar será colhido, o que não plantar não será colhido e caso eu me aproveite da colheita alheia, quando chegar a minha hora de colher, bom, as coisas não serão muito bonitas.

Comecei este texto com uma pergunta de suma importância, pois quanto mais eu sinto que é impossível observar os meus hábitos, mais profundamente eu estou imerso em uma rotina tóxica.

A percepção de tudo que eu disse até agora gerou dentro de mim uma serenidade avassaladora, pois sabendo tudo isso, ficou bem nítido que eu não tenho a culpa por ser um bom gestor da minha potência, isso acontece no inconsciente, eu não controlo.

O que eu controlo são as minhas ações, nisso eu tenho poder e assim eu posso usar a minha gestão contra ela mesma, afinal, se eu mantenho foco em uma rotina por tempo o suficiente para que o meu cérebro crie um histórico dessas novas sinpases, ele passa a entender isso como meu novo padrão e libera a minha POTÊNCIA DE SER!

É isso procrastinador! Hoje eu paro por aqui! Venci mais uma batalha!

Obrigado por ter lido mais este texto e por acreditar em mim! Um forte PACHOABRAÇO!

Ass: O Pacheco, o Pachonacho!

--

--