Ouça o eco que há dentro de você

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
3 min readMar 11, 2020

Recentemente tive uma conversa de uma produtividade totalmente inesperada com um amigo.

Estávamos prestes a iniciar um treinamento de corrida e esperávamos o terceiro integrante da equipe que trocava de roupa. Parados no portão de sua casa nós conversávamos e neste momento o amigo em questão começou a falar sobre um conceito até então desconhecido por mim.

A ideia é bem simples, tudo que falamos ou pensamos para nós mesmos, volta de encontro conosco na forma de um poderoso ECO. Este conceito se baseia no mesmo princípio do eco na natureza, sim, aquele em que sua voz volta para você quando grita em algum lugar que pode proporcionar este efeito, bom, acontece que você é um poderoso gerador de ecos. Sempre que você joga alguma coisa para dentro do interior de seu ser, isto voltará como um eco mas, o seu interior não irá somente repetir aquilo que você disse, como é na natureza, ele sempre dará o seu melhor para lhe responder a questão que foi direcionada ao seu mundo interno. Um eco interno é uma voz que pode te responder qualquer tipo de questão, desde que você faça as perguntas certas e aprenda a ouvir e compreender.

O meu amigo vai mais além nessa teoria e diz que o eco é a voz de Deus falando dentro de nós, nos orientando para uma vida plena com sua sabedoria. Para muitos que tiverem contato com este texto essa parte terá certa dificuldade de aceitação mas, este problema não é meu, cada um interpreta essas coisas da maneira que quiser e se isso te afastar da leitura, bom, talvez você possa repensar a maneira como julga o entendimento que os outros tem do mundo pois, se você reparar, em momento algum eu disse que esta é uma verdade universal à qual você deve se ajoelhar, apenas que, meu amigo assim disse e que acredito em suas palavras.

Após essa conversa eu fiz o meu dever de casa e acrescentei algumas coisas à essa teoria. Acredito agora que o eco tem a capacidade de responder qualquer questão que perguntarmos a nós mesmos mas, precisamos estar sempre muito atentos pois, essas respostas virão numa dualidade perigosa. Penso que o eco tem a capacidade de nos trazer a sabedoria da iluminação e também a autossabotagem, afinal, mesmo que Deus fale por nós através deste artifício, o eco também pode ser usado por nossas mentes preguiçosas para dificultar a nossa tomada de decisões e nos prejudicar. Mas não se desespere, basta ouvir mais a fundo e você encontrará uma voz que sempre busca o melhor para a sua vida, é aquela consciência ativa que está sempre te dizendo o que é certo para você, mesmo que passe a vida inteira fugindo destes conselhos.

Esta é a teoria do meu amigo e ela teve um impacto muito positivo na minha vida, tanto que acabou virando este texto e um episódio do nosso podcast. Se tiver interesse em ouvir é só conferir abaixo.

--

--