Podcast #18- Elimine o estresse com essa técnica

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
6 min readJun 1, 2020

Abaixo você encontrará o episódio disponível em diversas plataformas juntamente com a transcrição do mesmo.

  • [x] Olá pessoa procrastinadora. Eu sou o Pacheco e estamos começando mais um episódio deste podcast.
  • [x] É bem provável que você concorde comigo que estamos vivendo tempos um tanto quanto obscuros com relação à saúde mental das pessoas.
  • [x] Talvez você mesmo se identifique com problemas psicológicos comuns nestes dias.
  • [x] A vida moderna criou uma quantidade abundante de informação à qual estamos expostos diariamente e toda essa nova bagagem informacional gerou uma superlotação de nossas mentes, um intenso processo de confusão mental.
  • [x] Além disso não podemos deixar de considerar o estresse de nossas vidas modernas como causador de mazelas mentais como a ansiedade e a depressão.
  • [x] Durante muito tempo fui um fumante compulsivo e posso colocar este vício na conta do amonte de estresse que eu acreditava circular nos corredores da minha vida.
  • [x] O cigarro era algo em que eu erroneamente depositava uma calma inexistente. Eu dizia por aí que inalar fumaça tóxica para os meus pulmões me trazia paz de espírito e bem, isso é uma grande mentira.
  • [x] O problema dessas condições que atacam a mente é que elas lentamente vão escalonando e criando novos problemas, a coisa tende sempre a piorar quando não fazemos algo consciente a respeito da situação.
  • [x] Usando uma técnica simples eu fui capaz de parar de fumar e lentamente ganhar de volta o controle sobre a perspectiva de minha própria vida.
  • [x] Todos temos um poder incomensurável guardado dentro de nós. Nossas mentes são a tecnologia mais incrível de toda a criação e isso nos torna muito especiais.
  • [x] Parece conversa de filme mas, a mente é capaz de proporcionar muitos superpoderes para nós, como por exemplo a capacidade de afetar conscientemente o controle da cura do corpo. E digo cura física, emocional, psicológica.
  • [x] Possuímos um potencial adormecido que requer sofrimento para despertar.
  • [x] Precisamos de uma exposição consciente e intencional ao desconforto. É uma forma de ativar o estresse de forma positiva em nosso organismo.
  • [x] Parece algo complexo mas estou falando de uma coisa mais simples. Foi graças à criação de um hábito que eu fui capaz de abandonar o cigarro.
  • [x] Estou falando de tomar banhos gelados.
  • [x] Viu? É sempre algo mais comum do que imaginamos.
  • [x] Tomar banho gelado, especialmente pela manhã, além de um excelente exercício pra se acostumar a sair da zona de conforto, também tem a capacidade de acordar o sistema vascular de nossos corpos.
  • [x] Quando você olha o corpo de uma pessoa, você não tem ideia do tamanho do sistema circulatório que existe ali dentro.
  • [x] Vamos começar dizendo que a circunferência da terra é de mais ou menos 40 mil quilômetros.
  • [x] Você acreditaria se eu te dissesse que existe cerca de 100 mil quilômetros de veias, artérias e capilares em nosso interior?
  • [x] Através do banho gelado podemos otimizar este sistema para que ele funcione na plenitude de suas capacidades. É como se fosse um treinamento para aumentar a força do sistema vascular e a consequência disso é que
  • [x] Este exercício, se feito diariamente, tem a capacidade de desacelerar a frequência cardíaca de uma pessoa, podendo diminuir cerca de 30 a 40 batimentos por minuto.
  • [x] Ou seja, o seu coração passa a fazer menos esforço para bombear o sangue afinal agora o sistema inteiro tem mais força.
  • [x] Num sistema vascular otimizado o sangue corre melhor e aumenta a eficiência da entrega de nutrientes e oxigênio para as células.
  • [x] Logo o resultado é que o organismo fica melhor em alimentar a si mesmo, gerando mais energia para o corpo. Resultado? O estresse vai embora.
  • [ ] pausa
  • [x] Além dos óbvios benefícios que citei acima o banho gelado também é excelente como um exercício de desconforto. Sempre que saímos da zona de conforto nós desenvolvemos presença.
  • [x] Por sua vez,presença tem a capacidade de gerar controle. Quem é presente e vive a vida de forma consciente tem mais controle sobre a mente e o corpo.
  • [x] Quando você está na água gelada a sua mente não tem tempo para se perder em pensamentos e lentamente você vai desfazendo a extensa teia de informações acumuladas que gera a confusão mental.
  • [x] Além disso, no banho gelado você é obrigado a respirar e grande parte daquele controle que citei acima vem de uma conexão mais íntima com a respiração. Somos seres que respiram mas que desenvolvem pouquíssima relação com essa característica tão ancestral de nossa existência.
  • [x] O resultado aqui é a geração de um controle maior sobre corpo e a mente.
  • [x] E Ter controle sobre si numa situação de desconforto te torna capaz de exercer a antifragilidade frente à imprevisibilidade da vida e suas atribulações.
  • [x] No meu caso isso fez com que eu olhasse para certas verdades inconvenientes da vida e aceitasse que uma boa colheita só viria de um plantio saudável.
  • [x] Eu sei que parece coisa de maluco mas existe ciência séria sendo feita em cima dessa ideia de exposição ao frio.
  • [x] Eu recomendo pesquisar sobre um cara chamado Wim Hof, também conhecido como O HOMEM DE GELO. Ele é um experimentador deste campo e seu método vem sendo cada vez mais utilizado por pessoas pelo mundo.
  • [x] O método de Wim Hof é uma tríade que junta práticas de meditação, treinamentos de respiração e uma exposição gradual ao frio.
  • [x] Querido ouvinte, se você ainda está aqui comigo, é provável que você esteja em um de dois grupos.
  • [x] Ou você é parte dos que acreditam que isso é alguma forma estranha de fetiche com o frio e a outra parcela que está se perguntando como fazer pra começar?
  • [x] Quanto tempo eu preciso ficar no banho?
  • [x] A resposta é simples, o suficiente para o corpo inteiro se adaptar à temperatura da água. Somos seres que se adaptam com facilidade a novos cenários, permita-se adaptar-se.
  • [x] Se você é um iniciante, não é preciso mais do que 30 segundos embaixo da água gelada e você pode lentamente aumentar a duração de acordo a evolução da sua resistência.
  • [x] E como eu tomo coragem pra fazer isso?
  • [x] Bom, eu acredito que existem duas formas de fazer isso. A primeira é para os quer preferem ir devagar, você pode começar com um banho quente e ir lentamente diminuindo a temperatura até atingir a água gelada.
  • [x] A outra forma é literalmente meter o louco e não medir as consequências. Olhar para o chuveiro e não sentir nem pena da surra que você vai dar nas intenções dele de te fazer desistir.
  • [x] Um banho é só um banho e são apenas 30 segundos, eu acredito em você!
  • [x] Faça o teste e rapidamente você vai perceber a luta mental que um simples banho pode proporcionar.
  • [x] Bom pessoal nós vamos terminar por aqui, este foi um episódio que eu queria muito fazer.
  • [x] É bem provável que este assunto volte a ser pauta aqui, este primeiro foi apenas uma introdução, uma apresentação das ideias.
  • [x] Desejo tudo de bom para os desbravadores do desconhecido que tomarão o protagonismo de aceitar mais este desafio.
  • [x] A todos um grande abraço, muito obrigado por ouvir mais este podcast. Se você está vendo no youtube considera dar um like, se inscrever e clicar no sininho e por último compartilhar com os amigos.
  • [x] Se você está ouvindo no spotify é bem fácil compartilhar e você estará ajudando um projeto que é feito com muito carinho.
  • [x] Eu sou pacheco, vou ficando por aqui, muitíssimo obrigado e até uma próxima.

--

--