Todo idiota faz isso

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
4 min readJan 9, 2021

Para todos que buscam a prosperidade existe uma, entre tantas batalhas, a ser travada contra um inimigo pequeno e poderoso.

A oração do sábio diz que é melhor ficar em silêncio quando não se tem algo útil a dizer. Dizem inclusive que uma conversa entre dois mestres se dá através de muitas perguntas e poucas respostas.

Pois é, você que é um falastrão talvez não tenha notado que a sua mania de falar demais pode estar colocando tudo a perder em sua vida.

Assim também, a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

Tiago 3:5

A Bíblia diz em diversas passagens, seja em Tiago ou em Provérbios, que a língua é inimiga do homem e precisa ser domada. Ela é uma fábrica de glórias ou desastres e tudo depende da forma como você a usa.

Mesmo que intuitivamente, você sabe que fala demais e que isso atrapalha sua vida mas, como bom sabotador, não faz muito esforço para reverter essa situação. Ontem eu falei aqui sobre o poder da mentalização e sobre como é necessário visualizar o que se deseja para assim ordenar ao cérebro que dê comandos ao corpo. Hoje digo que também é muito importante estar sempre atento ao que você fala por aí.

Fique ligado nas coisas que você está verbalizando. A palavra, seja falada ou escrita, tem poder e é criadora de realidades. Acreditamos que o pensamento forma o que vivemos mas, muitas vezes nossas ações e comportamentos são os responsáveis por moldar os pensamentos. A palavra reflete tanto aquilo que está em nosso interior, como crenças e pensamentos, quanto o que é exterior, o inconsciente coletivo.

Existem pensamentos e comportamentos que estão no ar, especialmente aqueles que são, de alguma forma, culturais e consequentemente massivos. É comum que pesquemos algumas dessas frequências que não nos pertencem. Somos dotados de individualidade, não somos raros mas somos únicos, porém, somos extremamente suscetíveis ao que paira no ar e podemos facilmente acreditar que essas coisas fazem parte do que nós somos.

Como somos muito sensíveis a sugestões que estão presentes nas formas massivas de pensar e agir é difícil filtrar com maestria o que entra ou não em nossas cabeças mas, é possível ter consciência daquilo que é ou não positivo para nossas vidas, basta ter o controle da língua para isso.

Você fala demais, isso é uma verdade inabalável, todos fazemos isso em alguma escala. O problema é que a língua tem poder de criar mundos e transformar completamente a sua vida, você é o que pensa, faz e fala, seu comportamento é moldado por essas coisas.

Acredito que muitos aqui já experimentaram contar suas metas e objetivos para amigos e no fim das contas não conseguir realizar nem metade do que havia planejado. Muitos de vocês provavelmente já disseram para alguém que tinham um sonho e essa pessoa debochou ou desacreditou de você.

Além do gasto imenso de energia ao falar daquilo que você deseja para as pessoas você se abre à possibilidade de tomar um balde de água fria e reforçar a crença mental de que é impossível conquistar aquelas coisas.

Somos poupadores de energia e a mente humana não gosta de dedicar este recurso para coisas complicadas e que demandam muito trabalho e, ao ouvir outra pessoa dizendo algo que corrobore para isso ela certamente se certificará de fazer com que você não dê passo algum na direção daquele objetivo.

Além disso, ao dizer que você quer ser algo ou que fará algo, você não fará, quem fala não faz, quem diz que quer ser não é. Se é para gastar energia dizendo algo diga para você mesmo que você já é e já conquistou tudo aquilo. Se Deus te deu uma visão de algo pode ter certeza que aquilo já lhe pertence, só cabe a você ir pegar (é claro que você vai precisar trabalhar para isso, não seja infantil).

Fique atento ao que diz a sua língua e muitas vezes se pegará dizendo coisas sem ter tido a intenção de dizer. Essa é uma experiência um tanto bizarra, é como se o seu corpo estivesse no piloto automático e você falando um monte de asneiras sem ter controle algum de si próprio.

Quando se fala demais é certo que o pecado está presente, mas quem sabe controlar a língua é prudente.

Provérbios 10:19

A pessoa que consegue guardar sua boca preserva a própria vida, todavia quem fala sem refletir acaba se arruinando.

Provérbios 13:3

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados.

Provérbios 18:21

Estas são apenas algumas passagens da Bíblia, onde é mencionada a importância de se atentar ao que você anda verbalizando.

Se você tem problemas com a sabedoria milenar deste livro, o problema é todo seu, pode ir em paz daqui para frente.

Atente-se ao poder da língua, ou não, a decisão é sua e certamente a vida também.

--

--