Uma dica rápida para vencer o cigarro

Washington Pacheco
O Procrastinador
Published in
3 min readAug 4, 2019
reprodução: freepik

Como me mantenho em curso após uma recaída de um hábito ruim?

Nas últimas 24 horas tive uma recaída e dei algumas tragadas em um cigarro. Foi uma interação rápida mas, forte o suficiente para desajustar o meu cérebro e me lançar novamente ao vício caso eu dê a abertura necessária para isso. O problema é que quando se trata de um ato viciante a força para não voltar tem de ser dobrada pois, estamos lidando com reações químicas fortíssimas dentro do corpo.

Fumar é a maior das práticas negativas que luto para extinguir de meus dias e venho construindo gradativamente um asco pelo cigarro. Muitas vezes eu cometi esse erro e ele costuma custar caro para os que pretendem largar o vício, afinal, um simples trago termina um ciclo de semanas de abstinência. É como se eu sentisse a força conquistada sendo sugada pela substância tóxica presente no tabaco.

E como não permitir que eu entre novamente no tenebroso terreno do cigarro?

O que eu descobri sobre hábitos ruins é que eles atacam com muita força as mentes despreparadas. E muitas vezes a falta de resiliência mental pode passar pela falta de resistência corporal. Se o meu corpo está fraco, não tem o poder de aguentar a tentação de recompensas rápidas e sem esforço.

Quando corpo e mente não estão fortalecidos nós perdemos a batalha contra a gestão de energia do cérebro.

Quando lido com uma prática como o tabagismo é necessário muita força de vontade e um poder de ação absurdamente ensurdecedor para não voltar ao ciclo.

Então, eu aprendi e aperfeiçoei a regra dos dois dias. A premissa dessa ideia é que caso eu perca a luta contra algum hábito ruim e acabe quebrando a continuidade da vitória, tudo bem, não há problemas em perder um combate mas, eu não devo permitir que isso se repita por dois dias consecutivos.

O simples fato de dar me proibir de passar mais um dia no âmbito de práticas destrutivas catalisa novamente a potência de ser e o poder da continuidade se apresenta. É muito importante estar sempre consciente e não me julgar por perder algumas batalhas internas, afinal de contas a resistência é inconsciente e nem sempre estarei apto a lidar com ela com as mesmas ferramentas, e certas vezes estas também perderão a eficácia.

Sempre tento trazer uma visão otimista para a vida e não ser duro demais comigo ou com os outros.

A regra dos dois dias sozinha já tem poder de transformar e decidi que sempre que ela se fizer necessária eu acrescentarei um passo e pausarei tudo para entender como foi que eu acabei zerando a contagem, como eu sai do caminho dos bons hábitos. Nessa ocasião onde eu fumei um cigarro, mesmo já sentindo asco até do cheiro da fumaça, eu compreendi que tomei uma decisão num momento de cansaço, já era tarde da noite, eu havia bebido alguns copos de cerveja, não muitos, mas o suficiente para diminuir meu poder de decisão.

Sendo assim sinto a necessidade de traçar novas metas e masterizar o meu processo de quebra do vício, se eu perdi o controle numa noite onde o álcool estava incluso, na próxima vez que estiver num contexto parecido, beberei apenas água e trarei à consciência o fato de que, se eu vacilar, posso acabar caindo novamente e isso não se conecta de forma alguma com meu propósito maior. Não devo permitir que o lado negro da força me trague novamente, meu propósito é despertar pessoas para uma vida de significado, saúde mental e física e amor por tudo que faz.

Sinto que este processo pelo qual estou passando é muito importante para que você entenda que sempre passaremos por provações e vez ou outra fracassaremos em vida. E está tudo bem, o fracasso é a chave do sucesso, falhe muito, falhe rápido e corrija os erros mais rápido ainda.

O The Procrastinator é um meio de levar força para os outros e também de ter força para seguir no meu caminho de iluminação. Obrigado por chegar até o final de mais um texto. Desejo uma semana iluminada a você amigo.

Um forte pachoabraço meu pachoamigo!

--

--