Aventuras de Helena…

André Rodrigues
ProduçãoeRevisãodeTexto
5 min readNov 12, 2020

Autor: Jéssica Rianne

Acordo com o despertador e corro para o banheiro, meu tempo é curto, já que resolvi dormir um pouco mais. Faço minha higiene pessoal e visto uma roupa confortável, já que serão mais ou menos 14 horas de viagem.
Todos me acham uma maluca por deixar toda minha família e amigos pra trás, para ir em destino a um país que eu não conheço nada e nem ninguém. Eu nunca nem se quer sai do meu estado e agora estou com passagens compradas para Nova York. Mas é uma oportunidade única, aqui no Brasil as chances de eu crescer na vida são poucas, pra não dizer nulas. Sei que estou indo pra trabalhar como doméstica, porém é um trabalho como qualquer outro, e para conseguir alcançar meus objetivos, não medirei esforços.
Confiro mais uma vez minhas malas e documentos, depois de ter certeza que esta tudo certo, pego minhas coisas e arrasto até a sala.
Agora vem a parte mais difícil, me despedir dos meus pais e da minha melhor amiga Diana.
Eu estou a mais de três anos me preparando pra essa viagem e agora que estou prestes a ir, me bate um medo muito grande, mas acredito que isso seja normal.
– Minha filha, meu bebê… — Minha mãe me abraça assim que chego na sala. — Nem dormi essa noite pensando nessa sua viagem… Tem certeza que quer ir meu amor? — Sua respiração está tão pesada, que sei que está prestes a chorar.
– Não vai! fica com nós! — A Dona Maria insiste em tentar me fazer mudar de ideia. Mas eu tenho mais ambições que ela na vida, eu quero muito mais do que ser dona de casa, não desmerecendo, pois minha mãe é tudo pra mim, como meu pai também é, mas eu não me vejo assim. Ela se sentiu realizada cuidando de nós e da casa todos esses anos, então eu não a julgo, e seria hipócrita se dissesse que não gostava de tê-la pertinho de mim todos os dias.
– Mãe a gente já conversou! Por favor, eu vou ir trabalhar com a tia Ana lá! E você mesmo disse que não teria oportunidades melhores do que lá. — Seguro em seu rosto que já está banhado de lágrimas com carinho e luto contra a minha vontade de chorar junto.
– Eu sei o que eu disse Helena! Mas eu sou sua mãe e Você só tem 20 anos, eu tenho medo que… — Resolvo interrompe-la porque já estou nervosa e se ela continuar é capaz de conseguir seu objetivo.
– Mãe me deixe tentar… Se nada der certo por lá, eu volto! — Beijo suas bochechas rosadas que tanto amo, e a abraço tentando registrar e salvar tudo na minha cabeça, desde o seu cheiro até o calor dos seus braços, pois infelizmente não sei quando vou conseguir vê-la de novo.
– Cadê o papai, mãe? — Tento mudar de assunto e ignorar o aperto que surgiu no meu peito.
– Está lá fora tirando o carro da garagem.
– CADÊ? CADÊ A HELENA? — Escuto gritos exagerados vindo lá de fora, a risada do meu pai e sua voz dizendo algo que não entendi. Em menos de cinco segundos entra a louca da minha amiga como um furacão, e para completar, de pijama, toda escabelada. — AH VOCÊ AINDA ESTÁ AÍ! GRAÇAS A DEUS! — Ela praticamente pula no meu pescoço.
– Para de gritar Diana! São seis horas da manhã! A vizinhança toda não precisa saber…
– Aí me deixa! To nem ai… meu despertador não tocou e se não fosse minha mãe me acordar nem sei! Jurei que você já tinha ido! — Ela me esmaga mais ainda e eu faço o mesmo com ela, somos muito mais que amigas, somos praticamente irmãs, nos conhecemos desde que nos entendemos por gente.
– Jamais iria sem me despedir de você! Nem que eu tivesse que ir te acordar ou perder o vôo. — Digo ainda abraçada a ela.
– Aí amiga não sei mais o que farei aqui sem você! Você nem foi e eu já estou com saudades.
– Vamos nos falar todos os dias por Skype, e quando você terminar com o Giovanni, e quiser ir pra lá comigo, te receberei de braços abertos. — O único motivo da Diana não estar indo comigo, é por causa do seu namorado “sem vergonha” que ela é loucamente apaixonada… Só ela não vê que ele a faz de boba!
– Quando você amar alguém como eu amo ele, você vai saber! — Deus que me livre! Penso. — Não sei porque você tem essa implicância com ele. Mas vamos mudar de assunto! Assim que chegar lá, tira muitas fotos e me manda, vou “me exibir” que agora tenho uma amiga Internacional… Quem diria hein miga, de Porto Alegre para o mundo! — Começamos a rir… como vou sentir saudades dela.
.
.
.
Tomamos um café todos juntos, e em todo momento procuramos não falar da minha viagem e devo admitir que esse se tornou o pior momento, porque isso vai ser uma das coisas que sentirei mais falta. Só de pensar que não estarei mais reunida diariamente com eles, me faz pensar duas vezes antes de seguir com meus planos.
.
.
.
Me despeço da Diana com o coração na mão e saímos em direção ao aeroporto, somente eu e meus pais. Mal chegamos e meu vôo foi anunciado, aí que a ficha caiu. Criou um nó na minha garganta e aquela vontade de chorar voltou com mais força.
– Filha, sabemos que está com medo. Sua mãe e eu também estamos! Sei também que você é adulta e essa viagem é seu sonho. Por isso que estou te apoiando, mas qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, você pode voltar ou ligar que o papai vai estar aqui! Te amamos muito meu anjo! — Nesse momento já estou “debulhada” em lágrimas, agarro novamente meus pais num abraço triplo.
– Odeio despedidas! — Digo limpando meu rosto que já está dando indícios de inchaço.
– É só um até logo filha, assim que sobrar uma graninha, nós vamos lá te ver.
– Ok senhor André! — Bato continência, na tentativa de quebrar o clima de tristeza. — E você não fica assim mamãe, vamos nos falar todos os dias e como o papai disse é só um até logo. — Forço um sorriso e a beijo mais uma vez.
– Está bem filha! Vai com Deus meu amor.
– Fiquem com ele! Amo vocês.
– A gente também te ama e se cuida por favor.
Com essa última frase pego o carrinho com minhas malas e vou em direção ao terminal do meu vôo.
Assim que entrego meu passaporte e passagens para a funcionária, decido dar a última olhada nos meus pais. E lá estão eles abraçados e sorrindo pra mim… Os dois e o amor deles são tão lindos! Apesar da diferença gritante entre eles… Imagina um negro forte de 1m e 90 de altura, com uma mulher branca, gordinha e baixinha, são meus pais, meus amores…
.
.
.
E foi assim que iniciei a mais louca e significativa aventura da minha vida, muitas expectativas e medos trago comigo, mas nada vai me impedir de alcançar minha tão sonhada felicidade.

--

--