Tempos incertos

Hamana Fernandes
ProduçãoeRevisãodeTexto
2 min readDec 8, 2020

Autor: Jéssica Rianne

Editor: Hamana Fernandes

Eu não sei se é somente eu, ou vocês também perceberam, que o mundo está do avesso?

Bom, eu ao menos nasci e cresci com a sensação que devia ser grata por estar aqui usufruindo tudo de bom que o mundo pode me proporcionar, sendo em relação a sua natureza linda e rica de todas as formas, quanto a experiência de conviver e aprender com meus semelhantes e todos os outros seres vivos.

Através dos meus pais, comecei a compreender e ver como o nosso mundo funcionava, e também ouvi muitas histórias lindas de amor, de como ele de fato devia funcionar. Eu pequena sem entender muito da vida, ao ouvir essas histórias, fantasiava sobre, e imaginava, o quão bom seria se todos os homens seguissem essas instruções, que já na minha mentalidade infantil, já eram tão simples… Precisavam apenas querer.

Porém, ao crescer, comecei a me decepcionar com o que via, muitas coisas não chegavam nem aos pés daquilo que ouvia quando pequena, e quando eu chamava a atenção de algo que não achava correto, as pessoas diziam que aquilo sim, era a realidade e daquela forma que devia acontecer… A famosa inversão de valores estava ocorrendo, e eu por algumas vezes me deixei influenciar. Nós somos seres imperfeitos com toda certeza, porém há coisas que já deviam estar extintas, como o racismo, homofobia, intolerância religiosa, etc.

E ao olharmos para trás, pra nossa história, podemos ver o quanto de coisas ruins fizemos uns com os outros por incapacidade de amar e ter empatia, sentimentos esses que a meu ver deviam vir de berço, deviam ser tão simples quanto respirar.

Hoje como mãe e professora, eu conto aquelas mesmas histórias bonitas sobre o mundo, sobre ele ser um lugar bom para se viver, que há muitas pessoas boas e que todos nós podemos fazer dele algo muito melhor… o que não deixa de ser mentira.

Eu acho que essa é a minha forma de tentar mudar o que não gosto, todos nós sabemos de nossa capacidade, pode parecer clichê, mas pequenas atitudes, podem fazer grandes mudanças, sei que não poderei fazer mais que isso, mas acredito de coração, no poder de uma criança… Sendo as que estão a minha volta ou dentro de mim.

--

--