Benefícios de estudar durante o expediente de trabalho

Design Ops Linx
Design Ops Linx
Published in
4 min readDec 14, 2021

O tema deste texto é uma reflexão trazida por duas de nossas writers:

Se tem algo que escutamos sempre nas reuniões do time de Product Design é: “tirem, no mínimo, 2h diárias do expediente de vocês para estudar ou ler”.

Logo nós, que viemos de uma cultura fortíssima de chefes, não acreditamos que seria possível o líder estar dizendo para, literalmente, pausar nosso dia para “procrastinar”.

  1. Organização é tudo!

Eu, Caroline, sempre tive a organização como meu ponto forte, desde os tempos do cursinho pré-vestibular. Inclusive, nesta mesma época aprendi o uso da Técnica Pomodoro e aplicava nos estudos.

Imagem: www.tudocursos.com

Dentro do time, temos a organização em forma de sprints e dentro das tarefas determinadas naquelas duas semanas, no final do dia, tiro 10 minutinhos para anotar o que farei no próximo dia.

Quando estava aprendendo a lidar com meu tempo de produtividade no home office, usei a técnica, mas alterei alguns pontos: o tempo focado aumentei em 40 minutos e os intervalos para 20. Foi dentro desses 20 minutos em que parava para tomar uma água ou café que comecei a acompanhar o feed do LinkedIn e ler artigos do Medium ou de outras pessoas da área.

Agora, entendo o que meu líder quer dizer!

GIF: www.tenor.com

Hoje, tenho o hábito de iniciar meu dia lendo/estudando em torno de até 2h diárias e depois inicio a jornada de trabalho. E sabe o que melhorou?

T — U — D — O

Tenho mais foco, disposição, ideias, produtividade e na maioria da semana não uso a técnica pomodoro. Isso mesmo! Minha produtividade está tão assertiva que não preciso focar através da técnica, uso mais em dias que estou dispersa e preciso realmente focar.

É necessário que sejamos profissionais atualizados, mas que isso não seja um sacrifício. A jornada de trabalho é um bom contribuidor de experiências, mas não é tudo, é necessário mais que isso… Nem que seja parar 5 minutos do dia para ler uma matéria do G1.

E quando me refiro a estudos, não estou falando somente de ler não. Estou falando de escutar bons podcasts, ver vídeos no YouTube, ler materiais de revista, o que quer seja que você aprenda de novo e deixe seu dia leve.

2. Sobre os benefícios e leveza

Eu, Sher, nunca fui uma pessoa diurna, então, me forçava demais em ser super produtiva nesse horário e na maioria das vezes só ladeira abaixo. Aquela sensação de estar “fingindo” acabava com a minha produtividade em todo o dia. E à tarde batia aquela culpa, uma promessa de “amanhã vou acordar mais cedo e produzir mais”… Isso não acontecia e o ciclo se repetia.

GIF: www.tenor.com

Claro que, há lugares que a cobrança por resultados é mais quantitativa, separar 1h à 2h do dia para estudar, pode não ser palpável. Porém, estipular qualquer tempo para esse fim, pode gerar inúmeros insights para resolução de algum problema e uma produtividade mais verdadeira e assertiva.

Precisamos quebrar a ideia de que somos robôs e passamos 8h diretas sem piscar os olhos do trabalho — mesmo sabendo que ainda temos muitos chefes que preferem viver na mentira do que deixar o funcionário mais livre.

GIF: www.tenor.com

Um último argumento para os inúmeros benefícios do estudo in job, ressalto que nada se desenvolve sem pesquisa, testes, compartilhamento de informações, criatividade, produção, etc. Ainda mais em áreas de tecnologia, experiências do usuário, design, que sempre precisam estar atentos às mudanças e renovações do mercado.

A cada evento, conversas, meetup, seminário, artigos, descobrimos novas formas de trabalho, ferramentas e inovações. Então, essas pesquisas diárias podem trazer ideias perfeitas para o momento que o time está vivendo e consequentemente para a empresa no todo, que na maioria das vezes, quer estar igual ou à frente do seu concorrente.

Caso saibam como fazer essas revoluções sem pesquisa e estudo, por favor compartilhem. Porque por aqui, temos muito crânio raciocinando para produzir cada vez mais ação, conhecimento e produtividade.

Este é o ponto que gostaríamos de trazer para compartilhar com vocês: o da importância de separar momentos no expediente de trabalho para estudar assuntos relacionados à área de atuação. E aí? Você também reserva um tempinho para estudar?

GIF: www.tenor.com

--

--