De bancária a produteira: Yasmin Affonso

Rafael Louzada
Product Arena
Published in
6 min readMar 26, 2021

Ela trabalhava em um banco, recebeu incentivo em casa pra conhecer produto e se apaixonou pela área de vez no curso de Product Manager da Product Arena

Essa semana, a gente vai contar a história de alguém que é tão produteira que ela tem um perfil no Instagram chamado yas.produteira, só pra dar dicas a quem estiver iniciando a carreira.

E foi por esse perfil que eu conheci a Yasmin. Descobri que migrou para produto após iniciar a carreira como bancária e ainda é nossa aluna da Product Arena. Na hora, mandei um convite e fechamos quem seria a nova entrevistada da série “Como Virei Produteira”.

Yasmin na época de bancária (Foto: APY — Arquivo Pessoal da Yasmin)

Yasmin já tinha desejo de trabalhar em banco desde antes de iniciar a faculdade de Administração. Aliás, preciso confessar uma coisa: quando ela me falou que havia sido bancária, eu pensei logo no clássico caixa do banco. Mas ela me explicou que exerceu funções mais, digamos… de bastidores. Basicamente, ela pegava informações da ouvidoria, fazia reports gerenciais e distribuía para outras áreas da empresa. Chegou a trabalhar também na área de operações, onde fazia a gestão de equipamentos do banco.

Esse cenário tinha vantagens e desvantagens. Por um lado, era um emprego estável com carga horária de apenas 6 horas e ainda perto de casa. Mas… sempre tem outros fatores, né?

— Às vezes, incomodava porque eu dava uma ideia e as coisas não saíam do papel, ficavam travadas. Era tudo muito burocrático.

Incentivo caseiro

Até que a magia de produto começou a acontecer. Primeiramente, ela se manifestou em casa. É que o Júnior, marido da Yasmin, era desenvolvedor na OLX e percebia que aquele trabalho de produto que ele via acontecer na empresa tinha muito a ver com a própria esposa. Logo, sempre que podia, sugeria uma espiadinha nessa “nova área”. Yasmin inicialmente não colocou muita fé:

Oi! Esse é o Júnior (Foto: APY — Arquivo Pessoal da Yasmin)

— Eu achava aquilo muito distante de mim, nunca tinha trabalhado com tecnologia.

O tempo foi passando e as conversas invariavelmente voltavam a produto, especialmente quando a Yasmin comentava sobre os problemas no dia a dia no banco. Até que fizeram um trato.

— Era reta final da Faculdade e precisava concluir o meu TCC. Mas combinamos que, logo depois que eu entregasse o trabalho final, iria fazer um curso para conhecer melhor esse mundo.

Só que o Júnior, meus amigos, não é só um incentivador. Ele é também um romântico. Sabe o que ele fez? Comprou um presente para a Yasmin: um curso da Product Arena para logo depois da entrega do TCC.

Era o curso de Product Manager, com o Horácio Soares e o Arthur Castro. Aí, amigos… aconteceu o inevitável nessas condições.

— Horácio e Arthur passavam essa paixão por produto. Me proporcionaram ser uma Product Manager por um dia.

JABÁ: Se você quiser sentir o que a Yasmin sentiu, as inscrições para o curso já estão abertas nesse link com 10% de desconto pra quem é leitor do “Como Virei Produteiro”.

Foram dois dias de curso, com muito conteúdo e muita prática, marcas registradas da Product Arena. A turma, ela conta, era muito participativa e diversificada. Tinha POs, PMs, desenvolvedores, UX Designers e gente de outras funções ligadas a produto. E, mesmo assim, a bancária se sentiu em casa.

- No segundo dia, eu já tinha decidido: “Quero mudar para essa área”.

Na segunda-feira, Yasmin correu para conversar com Renan, seu gestor. Não só avisou que pretendia mudar de área como ainda deu uma dica para o próprio chefe: ele deveria também migrar para produto. 😂

Aquele não era um pedido de demissão, mas apenas um comunicado de que a partir dali, ela iria procurar outros rumos na carreira. E assim foi: mergulhou em mais cursos, entrou na comunidade “Mulheres de Produto” e se aproximava desse meio como dava. Rolou até uma espécie de Big Brother Produto caseiro.

— Como às 14h eu já estava liberada e, a essa altura, a gente estava em casa por causa da pandemia, quando eu acabava o expediente, eu colava no Júnior pra saber o que ele estava fazendo, como eram as dinâmicas, me aprofundar no trabalho de produto.

Atrás das vagas

Com alguma base construída, era hora de “botar a cara”. E lá foi a Yasmin se candidatando a vagas. Encontrava algumas no Linkedin, outras tantas na própria comunidade Mulheres de Produto e em outros lugares.

Até que Yasmin recebeu uma resposta. A CPO da empresa Mobile2You, Letícia Moschioni mandou uma mensagem perguntando se ela poderia bater um papo no dia seguinte.

- Era feriado no Rio, mas e daí? Claro que eu topei!

Rolou a entrevista, mas Yasmin contou que não foi com muita expectativa. Achava muito difícil contratarem alguém sem experiência. Mas…

Semanas depois, a Letícia puxou conversa de novo. Entre outras coisas, perguntou quando a Yasmin poderia começar. Aí, bateu a ansiedade. Será?

Mais tarde, a confirmação: chegou uma proposta do RH.

Enfim, Product Owner

O combinado foi que ela entrasse em um mês, mas Yasmin conseguiu a liberação do banco em tempo recorde e em uma semana já estava iniciando como Product Owner na Mobile2You. Era hora de finalmente começar a trabalhar com o tema a que ela tinha se dedicado tanto.

Apesar dessa animação, bateu um pouquinho de medo de começar? Bateu. Yasmin estava iniciando uma carreira de forma remota, sem a boa e velha presença no escritório.

— Eu tinha muito medo. Achava que iam pedir pra eu fazer um roadmap, eu não ia conseguir e daria tudo errado. Tinha medo da reação do time, dos devs.

Mas dos devs, Yasmin? E o Júnior não é dev?

— Por isso mesmo! Eu conheço a peça — conta, gargalhando.

Essa é a Yasmin, Product Owner na Mobile2You (Foto: APY — Arquivo Pessoal da Yasmin)

A Yasmin estava chegando à empresa para assumir um dos times que estavam sob responsabilidade de uma mesma PO. O lado bom disso é que a pessoa que tinha todo o histórico daquela equipe estaria por perto pra qualquer momento de aperto.

- Eu passei um mês acompanhando a Carol, essa outra PO que já estava na empresa e me ajudou muito. Em duas semanas, já sentia que tinha evoluído bem. No final desse mês, já conseguia tocar o time sozinha.

Claro que rolaram alguns momentos de maior nervosismo. A dúvida se estava sendo ouvida no primeiro planning, a necessidade de entender o ritmo do time. Nada que o tempo não resolvesse.

Até que as primeiras entregas começaram a sair do papel. Funcionalidades que foram ao ar com primeiras versões que tinham o que melhorar, claro. E justamente o trabalho de fazer essas evoluções acontecerem dava ainda mais sentido àquele trabalho.

Hoje, Yasmin está definitivamente inserida no mundo de produto. Conseguiu o primeiro emprego, segue evoluindo e ainda arruma tempo para dar dicas a quem está trilhando o mesmo caminho. Lembra do yas.produteira?

Contada essa história, pergunto à Yasmin o que ela faria diferente. Ela lembra que não mudaria muita coisa com o que sabia naqueles momentos, que olha pra trás e curte bastante essa trajetória. E dá algumas dicas a quem estiver pensando em seguir os mesmos passos.

— Não tenha vergonha de perguntar. Eu sempre perguntei muito e isso foi um diferencial para conseguir estar onde eu estou, realizar o sonho de trabalhar com produto.

Quer conhecer a história de outros produteiros? É só acessar esse link.

Aproveitem para comentar aqui embaixo e deixar as palminhas: 👏👏👏👏👏 Isso ajuda muito a aumentar o alcance do artigo.

Quer fazer essa transição de carreira também? Dá só uma olhada na lista dos cursos da Product Arena:

Arquitetura de informação e Usabilidade (Módulo 2), com Guilhermo Reis (5, 6 e 8 de abril)

Product Manager, com Arthur Castro e Horácio Soares (5, 7, 12 e 14 de abril)

Design Cross Device, com Guilhermo Reis (19, 20, 22 e 26 de abril)

Métricas de Produto, com Horácio Soares e Gustavo Esteves (3, 4, 5 e 6 de maio)

Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier (10, 12 e 13 de maio)

UX Writing, com Bruno Rodrigues(17, 18, 19 e 20 de maio)

--

--