Product Hero #29 — Alexandre Spengler

"pra mim, PM tem que entender os fundamentos por de trás de um produto. Se não você vira um PM que só sabe usar o framework da moda"

Arthur Castro
Product Arena

--

Olar! Voltamos com mais uma entrevista pro Product Heroes, a série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

A última foi a Bruna Costa, Gerente de Produtos no Nubank, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui!

Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…

Alexandre Spengler

Spengler é "manézinho da ilha", nascido e criado em Floripa. Formado em sistemas de Informação pela UFSC, foi desenvolvedor por um tempo. Ele empreendeu criando um marketplace para freelancers de tecnologia, um produto de compra coletiva (quem nunca?) e criou uma plataforma pra gestão de processo seletivo, (tipo o Kenoby, Guppy, etc).

Além disso, trabalhou na Resultados Digitais e agora lidera produtos para PJ no Nubank e Host do Product Backstage, onde entrevista profissionais de produto.

Como você virou um Product Manager?

Boa pergunta. Formalmente falando, a primeira vez que eu tive uma posição de PM foi na Resultados Digitais, no início de 2015. A RD foi minha grande escola, meu MBA, e tenho um sentimento de carinho e gratidão enorme pela RD e pelas pessoas que conheci lá, por todas as oportunidades que eu tive nos 4,5 anos que fiquei por lá. Agora, como eu consegui essa primeira posição de PM é uma história mais longa. Como eu já disse, desde quando eu era desenvolvedor eu já fazia algumas coisas relacionadas a product management, como pensar no roadmap do produto, atender cliente, fazer apresentações comerciais e etc. Eu nunca quis de fato ser ser dev (apesar de gostar, principalmente de backend), desde cedo a minha ideia era ser Analista de Negócio ou Gerente de Projeto… que é o que existia na primeira década de 2000, mas eu nunca consegui oportunidades nessas posições. Juntando essa vontade de trabalhar mais próximo do negócio e uma frustração de trabalhar em um monte de empresa meia boca, eu decidi empreender junto com dois amigos. Nessa jornada de empreendedor eu criei muitos produtos, entre produtos de clientes e os nossos próprios foram tranquilamente mais de 10, 15 produtos em 4 anos, a grande maioria em fases pré Product-Market Fit. Ainda nesse período um dos nossos produtos foi aprovado no Startup Farm, uma aceleradora de startups, e eu tive a experiência de ser acelerado por eles e aprendi muito sobre empreendedorismo e gestão de produtos nessa fase. Quando decidi fechar as minhas empresas e voltar para o mercado de trabalho, ser PM foi uma coisa natural. Eu sempre brinco que sou o estereótipo clássico de um PM: ex-dev e empreendedor falido.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Eu não tenho orgulho dessa resposta, mas normalmente digo que existem desenvolvedores e designers, que são as pessoas que de fato fazem um software, aplicativo, etc e que existe alguém que precisa dizer pra essas pessoas o que fazer. Eu sou essa pessoa, que escuta o que os clientes querem e o que a empresa precisa pra ganhar mais dinheiro/clientes e fala para os desenvolvedores e designers o que vai ser o próximo passo.

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

Rotina? Não sei o que é isso =p. Brincadeiras a parte, e considerando que hoje estou em uma posição de liderança, eu tenho algumas coisas fixas na minha agenda como 1on1s, reuniões com o meu time direto e com meus pares. Fora isso eu sempre tento bloquear minha agenda pelas manhãs, porque é o horário que eu mais produzo e onde tento trabalhar mais focado (escrever documentos, estudar coisas relacionadas ao meu produto, concorrência, product management, liderança, documentações produzidas internamente, revisar documentos do meu time e de pares, etc). O tempo que resta é a minha agenda livre, idealmente para ócio, mas que normalmente acaba sendo usado para conversas pontuais e onde outras pessoas podem marcar reuniões comigo. Vejo como parte do meu trabalho, e da minha rotina, ter tempo livre para falar com as outras pessoas… se eu estiver sempre ocupado eu possivelmente não estou fazendo o meu trabalho direito.

Onde voce busca inspiração (links, blogs, podcasts..)

Eu vejo Product Management como um subset de Empreendedorismo, então acredito fortemente que é muito importante para PMs estudarem assuntos relacionados a isso. Nesse sentido, boa parte dos podcasts que escuto (consumo bastante esse tipo de mídia) é sobre empreendedorismo, como o Masters of Scale, Astella Playbook, Like a Boss, Canary Cast e o Acquired. Sobre produto mais especificamente, eu sempre fico atento aos artigos da Teresa Torres e do Marty Cagan… mas a minha principal fonte de informação é o meu Twitter, sigo pessoas muito boas por lá e aprendo muito com elas. Outra grande fonte de conhecimento/inspiração pra mim é o meu próprio networking, e o Product Backstage é o melhor exemplo disso. Aprendo muito com as pessoas que eu entrevisto.

Quer saber mais sobre gerenciamento de produto e como é o dia a dia de um Product Manager? Se liga nas datas dos próximos cursos:

Product Manager, com Arthur Castro e Horacio Soares

Dias 20, 22, 27 E 29 de Julho. INSCRIÇÕES AQUI

Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier

Dias 23, 24 e 25 de Junho. INSCRIÇÕES AQUI

Mobile para Product Managers, com Arthur Castro

Dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho. INSCRIÇÕES AQUI

Métricas de Produto, com Horácio Soares e Gustavo Esteves

Dias 6, 7, 8 e 9 de Julho. INSCRIÇÕES AQUI

Qual o momento do produto que você gerencia?

Já trabalhei com produtos em basicamente todas os estágios de um ciclo de vida de produto. Hoje voltei a liderar um produto em estágio inicial, pré product-market fit, o que é uma fase que eu particularmente gosto muito.

Qual seu tipo de Product Manager?

Não sei se vou responder da forma ideal aqui, mas sou freak por resultado, gosto de ter um objetivo claro e trabalhar pra evoluir essa métrica (north star). O resto é só uma forma de alcançar esse resultado da melhor forma e sem quebrar nada e nem ninguém pelo caminho.

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Tive tantas falhas e em contexto tão diferentes (vida pessoal, carreira, liderança, gestão de produtos como líder ou como PM, etc) que é difícil escolher alguma delas como principal. De alguma forma todas elas, independente do tamanho, me ajudaram a ser a pessoa que eu sou hoje e sou muito grato a essas oportunidades de aprendizado. Mas pra não ficar sem uma resposta aqui vou citar uma delas: Acho que no começo eu via produto como uma corrida de 100 metros e não como uma maratona. Isso, junto ao meu perfil de ser focado em resultado, me fez um PM muito pragmático, que só se importava em bater a meta que eu tinha, direcionando todos os meus esforços e o do meu time para isso. Com o tempo eu fui percebendo que eu precisava equilibrar mais as coisas e abrir espaço para melhorias que não necessariamente tinham uma relação direta com a métrica que eu queria impactar (várias coisas de Design se enquadram aqui) e também com evoluções que vão me permitir andar mais rápido e mais longe no futuro, mas que podem me penalizar no curto prazo (débitos técnicos são um bom exemplo disso).

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

Essa é fácil: pra mim Product Management é um subset de Empreendedorismo, se vc quer ser PM começa estudando bibliografias nesse sentido. Não precisa ir muito longe, começa com os livros mais clássicos de startups como Lean Startup, The Four Steps to the Epiphany, Business Model Generation, Competing Against the Luck, etc. Participa de eventos nessa linha, dos mais teóricos aos mais práticos, como o Startup Weekend. Depois disso tudo é que você pode começar a ler coisas mais específicas de produto, começando pelo Inspired. Em resumo, pra mim, PM tem que saber criar coisas, tem que entender os fundamentos por de trás de um produto. Se não você vira um PM que só sabe usar o framework da moda, você vai evoluir até um certo nível… mas nunca vai de fato ser fora de série.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

Suit do Google (Drive, Docs, Sheets, Slides e Keep), Looker, Chrome, Slack, Zoom e Spotify. Nada além disso.

Qual é seu super herói favorito?

Vale dois? Na infância eu era apaixonado por aviões e dinossauros, então dois personagens que me fascinavam eram o Maverick (Top Gun) e o Dr. Alan Grant (Jurassic Park).

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Considero que tenho três pontos fortes que me ajudam muito pessoalmente e profissionalmente. Sou um bom ouvinte, tenho uma boa capacidade de ensinar as pessoas e sou bom em organizar o caos.

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Extremamente clichê, mas o Goolge. Eu era muito mais burro na época da Barsa. Qualquer coisa que me faça ser mais inteligente ou eficiente é essencial pra mim, e o Google é o melhor exemplo disso.

Suas considerações finais

Se eu puder deixar uma mensagem aqui é: foque em aprender o mais rápido possível e de forma contextualizada. Velocidade de aprendizado é o que vai te fazer se destacar em qualquer instância e estudar coisas fora do seu contexto, onde você não vai conseguir aplicar na prática o que vc está aprendendo, é provavelmente perca de tempo. Todo mundo aqui estudou química orgânica pra entender o que eu estou falando. Tem uma frase do Steve Martin, que foi tema do RD Summit de 2018 (se eu não me engano) que tem muito a ver com isso e eu gosto muito dela, ela diz o seguinte: “Be so good they can’t ignore you”. Boa sorte!

Se quiser trocar mais ideia com o Spengler, chama ele lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu