Product Hero #36 — Mariana Urrutia

"Não esqueça que existem outras mil combinações além do “by the book”. Testa, vai encontrando o seu jeitinho"

Arthur Castro
Product Arena
7 min readOct 1, 2021

--

Olar!

Olaaaar e bem-vindo ao medium da Product Arena! Sou o Arthur Castro e trouxe mais uma entrevista marota com Product Heroes! 🤓

A série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

O último Hero foi o Vini Diascanio, Product Manager do iFood, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

Mari Urrutia

Mari nasceu em Minas Gerais mas desde pequena vive em São Paulo. Formada em Engenharia de Produção pela Anhembi Morumbi, conseguiu seu primeiro trampo numa multinacional alemã, mas percebeu que queria algo mais criativo, e foi assim que chegou no mundo de Produto, trabalhando na na AfferoLab, uma consultoria de aprendizagem corporativa numa área que estava começando (ah! e participou de uma das turmas presenciais do workshop de Produto da Product Arena). Depois fez uma mudança “drástica” e foi pro setor Financeiro trabalhar em Segurança, na PagSeguro, onde disse que aprendeu muito sobre cultura de produto e agilidade. Atualmente é Product Manager de Segurança no PicPay (um baita presente também nessa loucura pandêmica que estamos vivendo).

#JABÁ

Quer saber mais sobre gerenciamento de produto e como é o dia a dia de um Product Manager? Se liga na data do próximo workshop de Produto da Product Arena:

[ÚLTIMAS VAGAS] Product Manager, com Arthur Castro e Horácio Soares
Dias 4, 5, 6 e 7 de Outubro: INSCRIÇÕES AQUI

Como você virou Product Manager?

Quando estava na metade da faculdade me questionava todos os dias sobre o quão quadradas eram as possibilidade de atuação ali apresentadas e trabalhando numa empresa que respirava conhecimento (a sala principal de reuniões se chamava Paulo Freire ❤) eu tinha acesso e discutia sobre movimentos e necessidades do “futuro do trabalho” então um dos nossos papos era em torno do boom das carreiras digitais nos anos seguintes. Como sou muito curiosa acabei participando da concepção de um produto bem inovador desempenhando vários papéis e daí surgiu o convite para me tornar Analista de Produto, com toda a base que eu vinha adquirindo e olhando as pessoas incríveis que me cercavam me joguei de cabeça!

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

No sentido mais amplo: Utilizo meios digitais pra resolver problemas que muitas pessoas no mundo têm da forma mais assertiva possível :). No micro: Atualmente eu cuido para que seu dinheiro não seja roubado hahahhaha

Gerenciamento de Produto em um tweet:

Entender profundamente a raiz do problema e liderar um time multidisciplinar para resolvê-lo da forma que faça mais sentido para quem sofre regularmente com ele, que geralmente chamamos de cliente, usuário.

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

Começo meu dia dando uma zapeada no Slack pra ver se há algo novo ou do dia anterior que eu tenha deixado de responder e nos grupos relacionados a segurança e inteligência anti-fraude porque estamos em um momento de reestruturação da área então é importante estar atento a todos os insumos. Tenho uma daily com o time e tento organizar a minha agenda para que eu tenha pelo menos 3h diárias de foco, sem reuniões para realizar o Discovery dos problemas que priorizei e também construir Roadmap, alimentar o Backlog, pensar em estratégias e estruturar apresentações. Se eu sempre consigo? Não! hahahah

Pra mim o PM tem uma responsabilidade muito importante que é, ser o ponto focal de informações e conhecimento do produto então acaba que em determinados períodos precisamos de mais reuniões e tudo bem, é um equilíbrio.

Qual o momento do produto que você gerencia?

Estamos em um momento de crescimento mega acelerado então corremos contra o tempo. Principalmente porque produtos de segurança são essenciais para o crescimento saudável de uma Fintech e a pandemia acelerou o aumento no uso de aplicativos de instituições financeiras 100% digitais. Particularmente eu gosto muito desse caos do crescimento porque ele dá espaço para que você construa e teste suas idéias, hipóteses e principalmente refute suas certezas.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Eu a-m-o newsletter, sou muito da leitura e saber que o conteúdo tá ali, na minha caixa de email periodicamente para que eu consuma no meu tempo e com assuntos tratados de forma profunda é maravilhoso.

De produto:

Mas eu também consumo muita coisa que não está diretamente ligada ao gerenciamento de produto e me ajuda a construir um olhar mais holístico sobre o nosso tecido social e consequentemente do mundo, então diversificando um pouco essas referências:

  • Revista Gama: Sou APAIXONADA por eles! É uma publicação do grupo Nexo ❤ e que conteúdo bem feito! Cada semana tem um tema central, se você não conhece clica que não vai se arrepender, juro!
  • Shumian: newsletter sobre o que tá rolando entre a China e a América Latina. China como possível potência mundial é sempre importante estar de olho né? 👀
  • DigiLabour: um laboratório que produz pesquisas incríveis e críticas sobre comunicação e tecnologias digitais. (Xô Tecnosolucionismo)
  • No One: Newsletter sobre pesquisa, design e comportamento.
  • MargeM: É uma newsletter sobre cultura que sempre tem algo que eu não conheço e que provavelmente demoraria pra chegar até mim, o famoso furando a bolha ❤

Qual seu tipo de Product Manager?

É o mesmo tipo de pessoa que eu gosto de me relacionar: Colaborativa, corajosa e que acima de tudo tenha em mente que no final é sempre sobre pessoas. Pessoas que são meus clientes, pessoas com quem trabalho junto, pessoas que indiretamente são afetadas pelas minhas ações.
Tem uma frase da Adília Lopes que ilustra isso muito bem:

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Acreditar que só existe um caminho e ele é o “certo”, isso no gerenciamento de produtos e na vida.
Aprendi que é muito mais abundante estar aberto a invalidar as minhas certezas e mudar, quantas vezes for necessário. A pandemia trouxe muitas reflexões sobre o poder da mudança, né?

#PausaProJabá

E se você quer mais dicas sobre gerenciamento de produto e como é o dia a dia de um Product Manager, se liga nas datas dos próximos workshops da Product Arena:

Product Manager, com Arthur Castro e Horácio Soares
Dias 4, 5, 6 e 7 de Outubro: INSCRIÇÕES AQUI

Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier
Dias 18, 19, 20 e 21 de Outubro: INSCRIÇÕES AQUI

Métricas de Produto, com Horácio Soares e Gustavo Esteves

Dias 18, 19, 20 e 21 de Outubro: INSCRIÇÕES AQUI

Tem 10% de desconto aplicado nos links, com o cupom “producthero

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

Questione muito, procure quem já tá fazendo isso há um tempo e ouça mas busque diferentes tipos de pessoas, que trabalharam em diferentes empresas, diferentes setores. Estude mas, o “by the book” é só um dos caminhos, tem outras mil combinações… Testa, vai encontrando o seu jeito. Por último mas não menos importante, entenda como melhorar a sua capacidade de tradução, no sentido de explicar uma mesma coisa de diferentes formas, essa é uma das skills mais poderosas na nossa rotina.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

Google calendar e Notas acho que estão no top 1 hahahaha
Slack ❤ todo meu amor corporativo por você!
Trello, Miro e Notion são os meus preferidos no dia a dia de Produto

Ah, e a técnica Pomodoro me ajuda bastante em momentos que a vida tá uma loucura e parece que a minha cabeça não quer focar em nada sabe? Basicamente você foca 25 minutos na tarefa, descansa 5, foca mais 25, descansa 5 e assim vai.

Qual é o seu super herói favorito?

Marie Curie uma cientista muito foda, que abriu caminhos numa época em que ser mulher era infinitamente mais excludente do que hoje. Ela descobriu e isolou elementos químicos, foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física e a primeira mulher a lecionar na Sorbonne ❤ Mulherão da P@**a né?

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Resiliência! Olhar o tamanho do poço e pensar: bora! O tamanho do desafio é o tamanho do aprendizado e os erros são parte do processo. Sempre que tá difícil eu penso: “Isso aqui é uma viagem, o destino a gente já sabe qual é, então porque não curtir o processo? O presente?

Fale alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você (ou não né)

Faço aula de Circo (Tecido, Lira, Acrobacias) e ver o mundo de ponta cabeça algumas vezes por semana me ajuda a estabelecer esse processo de alterar as lentes de como enxergo o mundo com mais frequência, porque esse rolê todo chamado vida é mais complexo do que um único óculos nos permite compreender.

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Spotify, música pra mim é imprescindível pra tudo acordar, me exercitar, criar, estudar. Amo a galera de produto de lá inclusive ❤ vira e mexe eu penso: “Seria legal ter tal coisa” e dias depois, voilá, a feature magicamente está disponível 🤓

Suas considerações finais

Super obrigada pra você que chegou até aqui ❤ e obrigada pelo convite, ontem eu estava fazendo os cursos na Product Arena e agora tô aqui abrindo meu coração e contando um pouco da minha história. Esse poder da rede é uma das minhas coisas favoritas em Produto e eu sempre falo pra todo mundo usar e abusar desse privilégio da nossa bolha! :)

Se quiser trocar mais ideia com o Mari, chama ela lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu