Product Hero #41 — Catalina Paredes

"eu gosto de problemas e de pensar em inúmeras formas de poder resolvê-los"

Arthur Castro
Product Arena
8 min readApr 9, 2023

--

Olar!

Olaaaar! Sou o Arthur Castro, e tamo de volta para mais uma temporada do Product Hero, a série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos no Brasil e no mundo. Vai ter perguntas novas, entrevistas revisitadas e mais, fica de olho hein? 🤓

E se você quer ver todas outras entrevistas de Product Heroes, é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

CATALINA PAREDES

Catalina Paredes é colombiana, mas já mora no Brasil há 15 anos, tem 29 anos e já passou 5 anos na Venezuela também.

Formada em Relações Internacionais na ESPM e com MBA em negócios digitais na FGV. Trabalhou na seguradora americana Assurant, foi se aproximando e se interessando pelo mundo tech e foi uma das pessoas que esteve nas salas de discussões quando o iti, a carteira digital do Itaú, ainda era só uma ideia. Da ideia a ter mais de um milhão de usuários, Catalina esteve presente e foi tendo mais responsabilidade, chegando a tocar 3 squads. E desde 2021 é GPM no iFood.

Como você virou Product Manager?

Costumo dizer que eu já exercia a função de PM antes mesmo de ter o cargo e foi aí que recebi o desafio de assumir a squad de Aquisição e Onboarding como Product Manager.

Fiquei no iti por 3 anos, participei desde o lançamento do app, até o marco do primeiro milhão de usuários, sendo responsável por 3 squads na minha jornada no banco: aquisição, comunicação e a reestruturação da home do app para suportar o crescimento do produto. Foi ali que de fato mergulhei fundo no mundo de produto e quis me aprofundar cada vez mais em empresas nativas digitais.

Em 2021, recebi a proposta de vir pro iFood, onde trabalho hoje como Group Product Manager de Growth e Comunicação na frente de restaurantes. Sou responsável pela estratégia de growth, aquisição e onboarding de restaurantes dentro do iFood, cuidando principalmente da experiência proporcionada para os novos restaurantes, visando maximizar sua performance inicial, liderando 4 squads dentro da BU de Food Delivery.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Essa é complicada kkkk, sempre que falo que sou Product Manager relacionam com algo voltado a gestão de produtos físicos. Então costumo dizer que meu trabalho é ajudar a melhorar a experiência dos consumidores através da tecnologia. No caso do iFood, ajudo a melhorar a vida e dia a dia dos restaurantes com soluções tecnológicas.

Gerenciamento de Produto em um tweet:

Foco na melhoria contínua de um produto ou serviço, identificando gaps, oportunidades e testando possíveis soluções até acertar e incrementar o valor que geramos para a empresa e nossos clientes, esse é o nosso ciclo infinito

Qual é sua rotina como pessoa de produto (Head, GPM, Product Manager…)? Como vc organiza sua semana?

Sou extremamente metódica com a minha rotina, quem me conhece sabe. Nada me traz mais paz do que cumprir com os desafios que me coloco dia a dia. Isso é o que me energiza todos os dias, e para isso, rotina e organização é fundamental.

Acordo todos os dias às 6am e vou treinar, essa é a prioridade #1 do meu dia, se não faço isso, meu dia não rende. Se você me ver de cara fechada (isso é muito difícil) é provavelmente porque não treinei de manhã, sou totalmente viciada em endorfina, quem me acompanha no insta sabe kkk

Começo meu dia de trabalho às 9am e deixo bloqueada a primeira hora do dia sempre para organizar agenda, me atualizar e priorizar coisas complexas que precisam da minha atenção. Isso foi um insight que aprendi no livro High Performance Habits. Sempre se perguntar “who needs my A-game the most?” — quem ou o quê precisa do seu maior foco e atenção no momento — e direcionar sua energia pra isso.

Meu dia é composto por reuniões: muitos 1:1 com meu time para entender o andamento de iniciativas, como posso ajudar a destravar coisas e falar do momento, objetivos e desenvolvimento de cada um. Também tenho muitas reuniões estratégicas com pares e stakeholders para avaliar o rumo e resultados que estamos obtendo. Weeklies, táticas, syncs, nossa vida é regada a reuniões e alinhamentos, mas tenho paz no coração de despriorizar aquilo que nao precisa do meu foco e atenção, para de fato focar onde sei que preciso gerar mais valor.

Qual o momento do produto que você gerencia?

Atualmente lidero a frente de growth e aquisição de restaurantes do iFood. Considerando que o iFood é uma empresa que já domina 80% do market share do segmento de food delivery no Brasil, se manter em crescimento constante quando você já é o maior player do mercado, é ainda mais desafiador. Estamos sempre buscando novas avenidas de crescimento, seja através da evolução dos nossos produtos core ou por meio de novos canais e negócios. Fora isso, garantir que os restaurantes que estão entrando terão a performance esperada dentro do nosso ecossistema também é um desafio, precisamos estar sempre encontrando novas alavancas para maximizar sua performance e atender as expectativas da melhor forma possível, para manter o crescimento sustentável da nossa operação.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Geralmente eu costumo pegar um tema de interesse que queira aprofundar e procuro cursos ou livros relacionados a isso. Sendo super sincera, atualmente consumo muito conteúdo através do instagram (sim, se vc souber utilizar o instagram de maneira estratégica, tem muita gente dando dicas boas ali dentro, a Product Arena por exemplo 🤓) — tenho uma pasta onde vou salvando tudo o que gosto e aprendo.

Qual seu tipo de Product Manager?

Costumo brincar dizendo que sou uma designer frustrada (kkkk) porque tenho paixão por interface e produtos customer facing. Os produtos onde mais me destaquei e tive paixão por trabalhar tiveram um viés de experiência muito forte e é onde eu sou sempre mais fascinada a atuar. Mas a verdade é que sendo bem clichê: eu gosto de problemas e de pensar em inúmeras formas de poder resolvê-los, então me adapto bem. Trabalho com growth, mas tenho no meu guarda chuva produtos de muita interface e também produtos de plataforma e dados.. em todos aprendo muito! Mas acima de tudo, sou uma PM que precisa trabalhar com propósito, ver nosso trabalho gerando resultado e impactando positivamente pessoas é o que me move.

Qual foi a gambiarra mais maneira que já fez? Quais ferramentas usou

Não foi bem uma gambiarra, mas me sinto muito malandra (kkkk) quando testamos intenção ou interesse de adesão a alguma feature via fake door. Utilizei bastante no iti quando estavamos lançando novos produtos para medir o interesse dos usuários antes mesmo de desenvolver a feature e no iFood utilizamos o tempo inteiro para testar novas ofertas e abordagens… no último teste que realizamos, a fakedoor direcionava para uma waiting list onde coletamos via google forms o interesse do usuário sobre determinado produto para abordar posteriormente com uma oferta personalizada.

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Travar ao tomar decisões por não ter 100% de certeza. Como PMs, estamos o tempo inteiro precisando tomar decisões importantes que mudam o jogo ou trazem grandes impactos. É natural no começo termos receio de decidir por não ter todas as informações, dados, ou por não nos sentir 100% seguros. O que aprendi foi: a gente nunca vai se sentir 100% seguro pra decidir algo, pra dar o próximo passo.. É claro que sempre precisamos ter muito embaçamento de dados, insights, pesquisas, mas confiar no nosso feeling, no nosso trabalho, no conhecimento adquirido é fundamental para nos empoderar a tomar as decisões que precisam ser tomadas. E ter paz no coração ao errar, pois errar também é um resultado que nos leva a novos caminhos e oportunidades

Suas dicas pra quem quer entrar na área de produto:

Acredito que todas as pessoas de produto já atuavam como “PMs” indiretamente, antes mesmo de entrar na área.. Tenho certeza que todos nós, independente da nossa área de atuação, temos sempre o desafio de solucionar problemas e encontrar as melhores oportunidades para isso. Minha dica é: procurem exercer o papel de produto no dia a dia de vocês, antes mesmo de sentar oficialmente em uma cadeira de produto. Tragam opiniões, metodologias, tenham voz ativa e sejam muito propositivos. Isso com certeza será bem visto e abrirá caminhos. As pessoas quando decidem migrar para produto costumam acumular cursos, livros e frameworks, mas mais importante do que acumular teorias e conhecimento, é fundamental conseguir trazê-lo para a prática, é aí que o jogo muda.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

Eu sou do bom e básico bloco de notas, to-do list e google calendar. O google calendar é a réplica do meu cérebro kkkk, anoto tudo nele! Não só as reuniões corporativas, mas também lembretes e atividades que preciso deixar no meu radar. Sempre coloco no calendário as minhas prioridades para me “obrigar” a separar tempo para isso, costumo bloquear agenda para executar tarefas complexas, alinhamentos e atividades do dia a dia. Está tudo ali diariamente no meu campo de visão para ser executado e acompanhado.

Qual é o seu super herói favorito?

A mulher maravilha, sem dúvidas. Uma mulher toda-poderosa em virtude da sua inteligência, competência, autonomia e poder de execução. Como mulher, levanto muito a bandeira do quanto precisamos cada vez mais ocupar espaços estratégicos, e nossa super herói trás muito forte isso.

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Sou uma pessoa extremamente energizada e preciso de gente energizada comigo. Pessoas com alto astral, brilho no olho, apaixonadas pelo que fazem e que vibrem comigo, isso me motiva absurdamente. Sou muito movida a essa troca de energia e acredito que tenho o super poder de influenciar a energia dos ambientes. Procuro sempre fazer isso para deixar os ambientes e pessoas melhores do que quando cheguei. Você sempre me verá quebrando o gelo em uma reunião, procurando tirar a tensão dos ambientes e transformar os lugares em ambientes seguros e confortáveis para troca e participação de todos.

Conte alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você

Sou Colombiana e a minha língua nativa é o espanhol. Com meus pais, irmão e família só falo em espanhol, mas fora isso, 90% do meu dia falo em português (idioma que tive que aprender do zero quando me mudei pro Brasil). Sempre que me perguntavam por curiosidade em que idioma eu penso, nunca conseguia responder, fiz uma autoavaliação (kkkk) e me peguei pensando nos dois idiomas o tempo inteiro.. Tem momentos que falo comigo mesma em espanhol e às vezes em portugues. É bem doido!

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Spotify, sem dúvidas. Não tem um dia que eu não use. Escuto música para acordar, para treinar, para me concentrar, para relaxar e adoro criar playlists para cada momento e contexto, de acordo com o meu mood. Vejo que é um produto em constante evolução, capaz de entender meus gostos e sempre sugerir algo para melhorar o meu dia.

Suas considerações finais

Uma dica que eu levo para a vida e procuro sempre reforçar com as pessoas com quem atuo: autoconhecimento e autoconfiança são a base de tudo. Se nós não confiamos em nós mesmos, quem vai confiar? Se faça presente, tenha voz ativa, não tenha medo de se posicionar. Saiba que sua opinião importa e muito! As empresas precisam de gente propositiva, que pensa e tem voz ativa para encontrar caminhos.. Conseguir ter esse papel agregador é um diferencial fantástico e com certeza vai abrir muitas portas para vocês ;)

Se quiser trocar mais ideia com a Catalina, chama ela lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu