Quero ser PM/PO, por onde eu começo?

Carol Alves
Product Trip
Published in
4 min readApr 7, 2020

Depois de ter publicado no Linkedin como foi minha mudança de carreira, de desenvolvedora para Product Owner, fiquei devendo para algumas pessoas como realmente coloquei em prática a mudança.

É incontável a quantidade de material sobre produto na internet, ainda mais agora que a profissão vem sendo reconhecida, a cada dia surgem vários materiais, e acaba sendo muuuito difícil filtrar, e quando você está iniciando na área e não sabe muito bem por onde começar, esse cenário fica mais difícil.

Aqui vai um pouquinho do que me ajudou e ajuda até hoje ❤

Estudos por conta própria

Ler MUITO deve ser uma rotina de qualquer área que envolva tecnologia, surgem novidades a todo momento, então sempre me mantive lendo, qualquer tempinho sobrando lá estava eu, lendo, e temos muita gente bacana na rede querendo compartilhar suas experiências.

Além das práticas do dia-a-dia precisamos nos manter atualizados, separei uma listinha de links que eu acompanho

Na teoria a prática é outra?

Eu lia, ouvia, assistia, mas e ai?

teoria me parecia bem insuficiente, então eu resolvi realizar alguns cursos.

Eu sabia que um produto de sucesso, tinha foco no cliente, então eu realizei um curso na UX na Udemy curso muito bom, dá uma ótima noção de práticas como Lean UX e Design Sprint, métodos e ferramentas.

Logo depois resolvi fazer um curso na @mergo de métricas, o curso é muito bom, mais é pra quem não conhece NADA, confesso que saí feliz, pois notei que já sabia várias coisas que ensinaram, ou seja, eu não estava tããão no início assim :D

Em torno de 6 meses de estudos, entrei na tão sonhada área de produtos *-* mas eu ainda estava muuuuito na teoria, já tinha um produto, mas estava muito no início da carreira, e meu contato era apenas por blogs e matérias na internet, minha primeira experiência real na comunidade de produtos foi na Product Camp 2019, maior conferência de produtos da américa latina, lá senti que eu tinha encontrado o’que tanto procurava, foi uma sensação de pertencimento maravilhosa.Vá a meetups, eventos, se envolva!

No início de 2020 conheci o Bruno Coutinho, Fundador da PM3 — O primeiro curso de product manager online do Brasil.

Iniciei o curso — confesso — que na dúvida, por mais que todo mundo que tinha feito e falava MUITO bem, eu tinha medo que o curso fosse muito teórico e por ser online me deu receio, mas já no início do curso me espantei com a qualidade do curso, até os e-mails recebidos após o término de cada módulo eu fiquei babando. é o tipo de produto que você pensa, nossa queria trabalhar com ele, foi pensado em cada detalhe.

Nesse momento vou fazer um pouco de JABA, Porque? tô ganhando? Não kkk (alow PM3 💜)

Mas é porque tooodo o conteúdo que eu procurava no Linkedin/Medium o curso tem. Aliás, esta é a grande dor que a PM3 teve a sacada de resolver, de quem queria se aprofundar em produto. Foi reunir este monte de conteúdo espalhado na internet e desenvolver um curso aprofundado com grandes nomes do mercado (17 instrutores diferentes) que mostram cases reais de como são os desafios dentro das empresas que eles trabalham.

O curso passa por Fundamentos de um PM, Market fit, Product Strategy (meu favorito), Product Discovery e como é a execução no dia-a-dia, além de mostrar todas as práticas. Enfim, o curso realmente entrega o que promete.

Após terminar o curso estou sentido totalmente qualificada para trabalhar com produtos de ponta a ponta, pois de forma simples e prática eles souberam passar tudo o’que precisamos para ter um produto que entrega valor.

Então quem está querendo investir em um curso focado 100% em Produto, esse é o curso, mesmo se já tiver uma bagagem, tenho certeza que vai sair com insights.

Um outro ponto legal no curso é que tem a comunidade exclusiva pros alunos no Slack, que conta com centenas de outros profissionais do mercado que estão ali para tirar umas dúvidas e compartilhar dores do dia-a-dia também.

Espero ter ajudado quem está nesse início, buscando conteúdo. E claro além de seguir pessoas e fazer cursos é muito importante participar das comunidades, tem MUITAS pessoas excelentes compartilhando experiências.

Se precisar de mais dicas, bora conversar 💕

https://linktr.ee/carol_alves

--

--