Transição de Carreira: De Desenvolvedora p/ Analista de Produto

Carol Alves
Product Trip
Published in
4 min readApr 3, 2020

Escrevi um post no LinkedIn, sobre ter mudado de carreira, e algumas pessoas me procuraram pedindo dicas, e perguntando como foi, então resolvi escrever contando.

Com certeza eu não serei a primeira a notar que esta infeliz no trabalho, e sair procurando a luz no fim do túnel.

Para contar essa história, vou voltar um pouquinho no tempo, comecei na área de desenvolvimento de sistemas no ano de 2012, como entrei nessa? Foi por um amigo (Renato dos Anjos), na época eu gostava de HTML e CSS, e ele me contou sobre um curso na FATEC de Americana, e lá fui eu, depois disso, comecei a trabalhar na área, conheci pessoas incríveis, pessoas que até hoje posso chamar de AMIGAS! Criei uma comunidade maravilhosa DevPiracicaba com +750 membros, estava tudo indo muito bem

Em 2017 comecei a trabalhar em uma Startup, lá usávamos Scrum, ou tentávamos fazer a maioria das cerimonias, da melhor forma possível, fui notando que eu adorava as plannings e muito mais a parte do Discovery, e os demais programadores não, sempre que íamos, eu ouvia deles

Nossa hoje será um dia perdido, credo, o dia todo nessa sala de reunião!

E eu? ficava quietinha, com medo que se alguém soubesse que eu adorava aquilo, iam achar que eu não gostava de trabalhar! (Isso mesmo eu achava aquilo tão legal, que nem pensava que fazia parte do trabalho)

O tempo foi passando, e eu não estava mais feliz, comecei a pensar em largar tudo, ser Product owner? UX ? Agilista? ou até mesmo largar tudo e ir atrás da minha paixão por biologia.

Essas dúvidas ficavam na minha cabeça, não sabia pra onde ir, dentre todas as áreas possíveis eu gostava um pouco de todas, foi então que decidi que iria encontrar o que realmente fazia meus olhos brilharem, fui notando e o que eu realmente gostava era de Produtos, resolvi conversar com o CTO, morri de medo, mas na época eu tinha lido em algum post, acredito que no blog das Mulheres de Produto, que,

Se você não falar, ninguém vai saber suas vontades,

levei isso a sério, contei para o CTO, colegas de equipe, galera da empresa e até que um dia fui viajar com o CEO e falei para ele, sobre meu desejo.

ENTÃO TODOS SABIAM QUE EU QUERIA IR PARA PRODUTO!

O tempo passou, o CTO deixou eu realizar algumas dinâmicas de design thinking, escrevia estórias e por ser uma empresa pequena, eu conseguia me oferecer para todas as tarefas que eu achava importante ter algum aprendizado na nova área, cheguei a ser PO em 2 aplicativos, fui gostando e nos horários vagos, estudava sobre produto, lia MUITO, e fazia questão de mostrar para as pessoas que eu estava me dedicando, mas mesmo com cursos, estudos, o meu tempo era dividido, era 60% com a equipe de Dev, e os outros 40% podia me dedicar aos produtos.

Então no dia 01/08/19 eu sai da empresa, mantive meus estudos, fiz contato com pessoas maravilhosas, comecei a enviar CV para empresas que eu sabia que pensava em produtos, mas sempre era chamada apenas para vagas de desenvolvedora, então eu resolvi que não iria mais enviar CV para vagas de desenvolvimento pois iria focar em estudar, fiz as contas e poderia tirar cerca de 12 meses para estudos.

Mas depois de 20 dias em casa, encontrei uma empresa incrível, fui chamada para uma vaga de desenvolvedora frontend e aceitei, eu não sei direito porque aceitei, já que tinha resolvido não aceitar vagas de desenvolvimento, algo falou mais forte e fui, porem no meu primeiro mês, apareceu uma oportunidade para trabalhar com produtos em uma outra startup, tive muitas dúvidas, chamei meu gestor e conversando, ele me ofereceu uma vaga em Produtos ❤ Obrigada @Renan Fontanelli e @Bruno Kadri.

Até parecia um sonho, vaga em produto em uma empresa que eu já estava adorando. Minha mudança para a área de produtos ocorreu já no dia seguinte 😊

Atualmente estou aprendendo muito, lendo mais ainda, e me dedicando ao máximo, criei uma comunidade, Produto & Agilidade, voltei para a faculdade, agora estou cursando Marketing e vamos que vamos, ao Infinito e além 😉

O único conselho que posso deixar é, se você não está feliz na área que atua, você sente que poderia estar fazendo mais por você, mais pelos projetos, mais por todos, talvez você não esteja na empresa certa, ou na área certa!

É um papo BEM autoajuda, mas com certeza a resposta está em você, note seu sentimento no momento que realiza as tarefas,

Quando você está programando o que você sente?

Quando está criando um layout?

Conversando com a equipe?

Qual o tema que você pode ler horas e horas e parece um hobby?

Busque a resposta nos seus sentimentos!

Comece a notar seus sentimentos no dia-a-dia, e é aí que você vai encontrar a sua resposta.

Depois que encontrei minha resposta, eu saí procurando todas as pessoas no LinkedIn que eram referência em produtos, entrei em grupos, falei com pessoas maravilhosas, que me motivaram MUITO.

A maioria das áreas possuem comunidades, e tem muita gente bacana e legal disposta a ajudar, só basta você se encontrar e ir buscar ❤

Esse texto ficou mais extenso do que o esperado hehehe nos próximos vou postar materiais e pessoas que me ajudaram nessa trajetória.

--

--