5 passos para ler a Bíblia diariamente

Priscila Klopper
Produtividade Cristã
7 min readOct 17, 2018

Antes que de fato comecemos a expor dicas práticas de produtividade no dia a dia (o que, aliás, é possível achar em vários lugares na vasta web), é preciso falar um pouco sobre nossa relação com a Bíblia. Isso porque de nada vai adiantar sermos os cristãos mais organizados e produtivos do mundo sem que estejamos pautando nossas ações na Palavra de Deus, não é mesmo?

Sendo você cristão, acredito que não é preciso explicar a grande importância que existe em sempre estarmos debruçados sobre a Bíblia. Infelizmente, há uma pesquisa muito triste que revela que apenas 20% dos cristãos declarados leem a Bíblia diariamente. A razão desse número ínfimo, eu não sei; porém eu mesma passei por alguns percalços até que, finalmente, conseguisse ler a Bíblia diariamente, e sei que às vezes pode ser difícil por vários motivos. Então, trouxe algumas dicas que me ajudaram e, talvez, possam lhe ajudar também.

1. Você não vai conseguir entender TUDO da Bíblia, mas persista.

Uma das coisas que mais me impedia de ler a Bíblia diariamente era a noção de que eu precisava gastar horas e horas com a preciosa e erudita Palavra de Deus, entender tudo, estudar e fazer anotações acerca dela. Isso tudo serviu apenas como barreira para que eu, de fato, a lesse, pois a tal ideia de que “se não é para fazer direito, é melhor não fazer” diabolicamente sondava minha mente e eu acabava por não ler: “passar apenas 10 minutos lendo a Bíblia? Que medíocre…” — no fim do dia, nem sequer gastava 5 minutos e isso me fazia sentir a pior pessoa do mundo. Até que entendi que não precisava ser assim.

Se você passa pelo mesmo, aqui vai uma dica que funcionou comigo: leia um capítulozinho por dia, sem esperar entender tudo. Não precisa entender grego, não precisa traduzir do hebraico, ou querer desvendar o que está por trás de cada fala de Jesus. Se você nunca leu a Bíblia inteira, lhe recomendo que apenas tente se conectar às histórias apresentadas nela, aos seus personagens.

Que fique claro que não quero descaracterizar aqui a natureza Santa e Viva das Escrituras, o que a difere dos demais livros. O que estou tentando dizer é que colocamos tanta pressão em nós mesmos que acabamos nos distanciando da Palavra, em vez de nos aproximar dela. Com o tempo, o Espirito mesmo vai lhe incomodar para que você se aprofunde, para passar mais tempo lendo, e, finalmente, você vai ansiar por querer entender mais o que está por trás das letras.

Outra dica ótima é assistir aos resumos de cada livro no canal The Bible Project. Sempre que estou para iniciar um livro, eu assisto ao vídeo que fala sobre o livro e, assim, posso entender mais o contexto do que irei ler. Apesar de estarem em inglês, há legendas em português e tem abençoado bastante a minha vida, por ter uma pegada lúdica mas muito aprofundada nas escrituras. Vale à pena dar uma conferida!

Não queira dar um passo maior do que as pernas; se você já está no nível de estudo, Glória a Deus, mas se consegue enxergar que você se cobra demais e acaba não lendo por achar que é algo muito mirabolante para você, se atenha ao mais básico que, mesmo sem tentar analisar cada letra, você vai começar a reconhecer as histórias que você está lendo quando ouvir pregações, vai “esbarrar” naquelas passagens famosas que você tanto ouve (e ver em que contextos elas são ditas) — esse sentimento é maravilhoso. Apenas não desista de tentar (mesmo quando não conseguir, continue tentando), que uma hora o Espírito vai lhe conduzir a coisas maiores. 💕

2. Leia uma versão de mais fácil entendimento

Esta dica corrobora com a primeira: se você estiver preocupado somente (a princípio) em entender a história e personagens, você não vai querer passar metade do tempo procurando palavras do seu próprio idioma no dicionário. Há ótimas traduções da Bíblia, como a NVI e NVT, que são de fácil entendimento e ainda conseguem manter muito bem a intenção das Escrituras em seus idiomas originais. Quando você já a tiver lido por completo varias vezes e o Espirito lhe incomodar, siga para as traduções originais e vá na fé, sempre em busca de crescimento espiritual.

3. Problemas de foco? Ouça e leia ao mesmo tempo

Muitas pessoas (como eu) talvez percam o foco muito facilmente e, por isso, é bem difícil permanecer por um tempo lendo uma coisa só, sem querer pular de uma parte para a outra ou se focar em barulhos externos (ou até internos, pois nossa mente não pára). Para ajudar nesse quesito, eu comecei a OUVIR a Bíblia e lê-la ao mesmo tempo.

De início, me achei a pessoa mais boba da vida, com pensamentos do tipo “você é incapaz de ler a Bíblia? Precisa ouvir? Por favor…”. Novamente, os pensamentos vinham mais para atordoar do que para ajudar. Jogando fora o orgulho de tentar ser como outras pessoas que já estão em um nível maior do que o meu, apenas me joguei na Bíblia em áudio. Se de início eu me vi dependente, depois consegui ir me desprendendo e ainda percebi o quão efetivo foi, até o ponto em que a minha percepção como leitora foi aprimorando, assim como a velocidade de leitura.

Eu ouço sempre pelo aplicativo da YouVersion, “Bible” (ou Bíblia Sagrada), que também pode ser acessado diretamente do site oficial, caso esteja em um computador. O mais interessante é que há a Bíblia em diversos idiomas e você ainda pode comparar versões, o que é maravilhoso. Entretanto, você pode encontrar também CDs da Bíblia em áudio e outras opções na internet; seja o que for, tenho certeza que isso vai lhe dar uma ajudinha na hora do foco sempre que estiver lendo a Palavra de Deus.

4. Comece a ler por onde o Espírito te levar e siga com calma;

Por alguns anos depois da minha conversão, fiquei estacionada na leitura Bíblica. Puxava alguns “versículos do dia” aqui e ali, mas nunca de fato parava para ler as histórias nela. Quando buscava mudar meus hábitos, via que alguns aconselhavam iniciar a leitura em Gênesis, outros em Mateus. Mais recentemente ouvi que uma maneira ótima de iniciar é por João, já que o livro faz um paralelo com Gênesis. Entretanto, comigo aconteceu de modo bem diferente.

Depois de bater a cabeça aqui e ali, tentando fazer desafios do tipo “ler a Bíblia inteira em um ano”, o Espírito me levou a deixar de lado desafios (que só me deixavam na pressão e eu me sentia pior por não conseguir seguir) e iniciar minha leitura em Atos. Sim, Atos. Não faço ideia do porquê, talvez porque naquele momento eu estava interessada nos milagres que o povo de Deus conseguia fazer em nome de Jesus, mas o ímpeto de iniciar por esse livro veio e nunca mais eu parei a leitura, graças a Papai.

Com isso, concluo que cada um tem uma história com o Espírito. Se você nunca tentou nada, tente as dicas convencionais ou até Planos de leituras — talvez funcione para você! Porém, converse em oculto com Papai, veja o que Ele lhe leva a fazer; talvez o Espírito lhe conduza a um livro que lhe prenda a atenção e que leve você ao momento exato em que sua fé está. Então essa é minha dica: comece seu hábito de leitura Bíblica orando. ❤

Comecei essa jornada lendo um capítulo por dia e, depois, o Espírito me levou a ler um capítulo do Novo Testamento, e outro do Velho. Sem pressões ou desafios, apenas tenho o objetivo diário de ler dois capítulos. Assim, sigo lendo ambos todos os dias e tem sido uma bênção.

5. Compartilhe e peça ajuda.

Toda e qualquer jornada sempre fica mais interessante quando compartilhamos experiências. Junte-se com alguém que professa a mesma fé que você e, talvez, iniciem a leitura do mesmo livro juntos. Cole com pessoas que você sabe que está em um patamar mais alto que o seu em relação à intimidade com o Espírito e apenas converse sobre a Palavra de Deus… fale sobre o que leu hoje, sobre o que entendeu do que leu… de maneira informal, descontraída e perceba que, a cada dia, você vai se animar ainda mais para entender mais sobre a Bíblia e quererá compartilhá-la com o mundo!

Além disso, se você estiver lendo e não entendeu alguma parte específica (seja em relação à maneira como está escrito, a hábitos da antiguidade e tantas outras coisas), procure a ajuda de alguém que você sabe que tem um conhecimento maior que o seu; talvez teológico, ou mesmo de experiência com Papai. Pedir ajuda significa reconhecer suas fraquezas e demonstrar que você está desejoso de não permanecer na mediocridade.

Conclusão:

A intenção deste post não é que você deixe de estudar a Bíblia e fique só no raso. Muito pelo contrário, a razão pela qual quis escrever sobre isso foi porque já vi e ouvi muitas pessoas (eu estou nesse bolo) dizendo (dando desculpas, para ser sincera) que não lia a Bíblia porque ela era muito “difícil”. Ora, se você começar tentando fazer o mínimo de esforço, certamente Papai lhe ajudará em todo o resto… mais ainda: o Espírito vai acabar lhe incomodando para fazer cada vez mais e estar cada vez mais próximo a Ele. Muita lindeza envolvida. 💕

Me conte abaixo se você também sofre ou já sofreu com isso; compartilhe suas experiências, eu vou amar saber!

--

--

Priscila Klopper
Produtividade Cristã

Copywriter, Content creator, writer at @MacMagazine. Amo pessoas, tecnologia, artes e, claro, meu Jesus! 💕 👩🏾‍💻