Gerente de Produtos: o cara dos Negócios

Thiago Nascimento
Produto Diário
Published in
3 min readJan 31, 2017

Estar à frente de um produto é algo que depende de o responsável estar inserido no mercado identificando novos negócios e definindo objetivos. Essas características torna o profissional habilidoso no trabalho com o público, com suas necessidades, e claro, com a venda do produto.

Saber vender um produto não é algo tão simples então fica a cargo do Gerente de Produtos traçar um caminho ideal de como esse produto pode ser comercializado com o público interessado.

O trabalho no conhecimento de modelos de negócios adaptáveis às necessidades de consumo faz parte da rotina do homem de negócios, e por conseguinte do Gerente de Produtos. Você não precisa vestir um terno para assumir o posto, mas você precisa estar ciente das suas responsabilidades.

Apesar de em grandes empresas existirem equipes de negócios/vendas, o Gerente de Produto precisa fazer a conexão entre as qualidades do produto e o mercado, para que estratégia de venda seja feita adequadamente à o que é oferecido pelo serviço.

Justamente nesse momento os envolvidos com o cliente precisam estar preparados para absorver e compreender suas necessidades, muitas vezes essas necessidades podem ser de mínima demanda, mas se é algo comum entre vários leads devem ser analisadas para serem inseridas no roadmap.

Existem vários pontos na área de negócios possíveis de trabalhar com o intuito de abrir portas e conectar pontos que levem a mais clientes potenciais progredindo o resultado do negócio, alguns exemplos são:

Relações públicas

Conectar o produto às mídias especializadas e principalmente onde o público está inserido, é parte integrante para que a marca alcance uma grande massa para consumir algum tipo de mídia, seja blog, redes sociais, revistas ou TV.

Search Engine Marketing

Não é segredo para ninguém que a busca se tornou uma interface entre os usuário e os sites, e nele está presente a necessidade atual do consumidor pois se existe uma busca existe uma oportunidade e saber trabalhar ela atraindo o usuário é o primeiro passo.

Content Marketing

Trabalhar conteúdo é um meio cada vez mais comum que as empresas online encontraram para conectar os clientes às suas necessidades, o inbound marketing que domina este tópico é aplicado devido ao menor investimento e possibilidade de atingir um público cada vez maior a cada dia que passa, dando a possibilidade de interações com os usuários mais engajados.

Parcerias

Negócios que tenham conectividade podem se tornar parceiros de diferentes maneiras, podem gerar leads um para o outro ou podem dividir a receita de alguma forma, como os programas de afiliados ou plataformas que possam vender ou divulgar seus produtos.

Vendas

Não podemos esquecer do principal, as vendas, elas são os motores do sucesso de uma empresa, e aqui existem várias maneiras de conquistar as suas metas, como cold calls, email marketing, ou simplesmente batendo na porta dos clientes, reiterando que isso pode ser feito online também.

Cada estratégia escolhida deve ser acompanhada de métricas e objetivos claros, que serão acompanhados para a melhor evolução do negócio. Compartilhar com toda a equipe esses resultados ajuda a equipe a enxergar como o negócio deve evoluir e o que cada um pode fazer para conquistar o sucesso junto.

Quando é necessário viabilizar um produto a área de negócios é parte substancial para a evolução e aceitação dele pelos consumidores. Saber trabalhar com os canais escaláveis disponíveis é crítico para alcançar o sucesso. Em resumo, o que precisamos ter em mente é que não adianta ter o melhor produto se ele não consegue chegar ao público para o qual foi desenvolvido.

--

--

Thiago Nascimento
Produto Diário

CEO at SkillCore, serial entrepreneur, and Brazilian jiu-jitsu black belt.