O que é um Product Backlog?

A fina arte de fazer listas

Rafael Vieira
Produto Diário
4 min readMar 22, 2019

--

O backlog está para o Product Owner como um microfone está para um jornalista. Ou como uma bíblia está para um pastor. É uma das nossas principais ferramentas de trabalho. Mas o que é o backlog?

O nosso amigo Backlog

Infelizmente, não há uma tradução literal da palavra Backlog para o português. No entanto é interessante entender a etimologia da palavra em inglês para compreender seu significado:

Backlog (…) foi usado, principalmente na América e no Canadá, no final do século 17 para descrever o maior tronco de uma lareira que foi colocado para trás do fogo — Na década de 1880, foi usado figurativamente para representar algo armazenado para uso posterior, assim como o tronco detrás, que era o último a queimar.

Dessa forma, um backlog é qualquer acumulação de trabalho por se fazer. Algo que precisa de alguma forma ser feito. É por esse motivo que geralmente ele se parece muito com uma lista.

Histórias são organizadas em uma lista para trabalhos futuros

Como todo produto requer constante atualização e melhorias (caso contrário não teríamos emprego), o Backlog de Produto é então todo o trabalho acumulado para aquele determinado produto.

O trabalho a ser feito, seja ele, novas histórias, correção de defeitos ou tarefas, sempre tende a se acumular já que sempre teremos recursos finitos e trabalho quase ilimitado dentro de um time de produto :).

É por esse motivo então que o Product Owner tem como uma de suas principais tarefas a manutenção constante do backlog de produtos. O que vem antes? O que vem depois? Qual a maior prioridade? É preciso ordenar o backlog para que a equipe saiba o que precisa ser feito a seguir.

Todas as histórias dentro do backlog tem em geral tamanhos e especificações diferentes e normalmente os mais bem especificados são aqueles que serão implementados durante a próxima sprint. Isso acontece pois não faz muito sentido especificar histórias com muito tempo de antecedência, já que seu escopo e requisitos podem mudar antes da implementação iniciar.

Outros pontos importantes

Quando falamos do backlog, é importante lembrar que:

  • O backlog não deve chegar ao nível de tarefas especificas: concentre-se em contar a história, em detalhar o que o cliente precisa ao invés de tentar detalhar o que precisa ser feito — esse trabalho é do time.
  • Todas as histórias no backlog devem ser estimadas: O esforço necessário para se concluir uma histórias (story points) deve ser estimado em todas as histórias, para que seja possível comparar o que é mais importante Vs o que é mais custoso.
  • O backlog deve ter uma ordem lógica: Todas as histórias dentro de um backlog devem conter uma ordem de priorização. Com essa priorização o time pode decidir o que precisa ser feito. Fatores comuns de priorização podem ser: valor (para o negócio), custo (esforço para ser feito) e riscos relacionados (impacto positivo de se fazer algo ou impacto negativo de não se fazer algo).

As sessões de refinamento do backlog

Essas sessões, também chamadas de Backlog Grooming, tem como principal objetivo preparar as histórias no backlog para serem discutidas no planejamento da sprint.

Por vezes é necessário quebrar histórias complexas em várias menores

Esta atividade ocorre em uma base regular, que pode ser definida pelo próprio PO ou em uma reunião periódica. O processo de refinamento do backlog geralmente inclui:

  • A remoção de histórias que já não são relevantes;
  • A criação de novas histórias em resposta a necessidades recentemente descobertas;
  • A reavaliação da prioridade relativa de cada história;
  • A definição de estimativas para as histórias que ainda não possuem uma.
  • A correção de estimativas em resposta a informações recém descobertas.
  • A divisão de histórias complexas em histórias menores para facilitar sua entrega e desenvolvimento.

A manutenção

Como uma flor que precisa ser regada ou um amor que precisa ser nutrido seu backlog precisa ser mantido. Como product owner, você deve sempre atentar para a contínua manutenção e aprimoramento de seu backlog. Para isso:

  • Reserve um dia para revisar o backlog com o time (sessão de refinamento).
  • Salve alguns minutos por dia para aquela olhadela e limpeza matinal em seu backlog.
Manhãs são para café e contemplação do backlog
  • Prepare-se para sessões de refinamento mantendo seu backlog organizado.
  • Verifique se as histórias no backlog (especialmente as que vão para o refinamento) tem os detalhes que uma boa história de uso precisa conter.

Finalmente, lembre-se que a manutenção do backlog deve ser um processo colaborativo. O backlog também é do time, por isso, a colaboração com seus membros vai ajudar a criar uma melhor aceitação e agilidade no desenvolvimento das história.

Gostou do artigo? Que tal me dar uma força no: https://skillcore.io/produtodiario

--

--