Matheus Candido Pareschi Soares
Produtora Mente Vazia
3 min readApr 7, 2021

--

As músicas de Nicolás Muraco se somam ao pequeno panteão de recomendações do Youtube que me surpreendem, alegram e me apresentam novas sensações.

O cantor, compositor e multi-instrumentista argentino possui um repertório variado e uma discografia que flerta com diversos gêneros e temáticas, mas percebo como principais inspirações o Tango, a Bossa-Nova e o Rock; tudo isso englobado por uma franqueza Lo-Fi e experimentações interessantíssimas, músicas inovativas. A resenha trata do EP FRECUENTE com 6 faixas dessa mescla de referências, que para mim é um prato delicioso. O processo de produção se sucedeu durante o mês de Agosto de 2020 e foi lançado no dia 29/08, sendo que todos os instrumentos foram tocados por Muraco.

Enxergo um bocado de paixão entregue para a obra, junto com pitadas de um sentimento lúdico que espanta o tédio das faixas. O arranjo é bem minimalista, contando com bateria eletrônica, violão e alguns instrumentos complementares. Nas canções a voz de Nicolás soa sincera e amena. Suas temáticas são o cotidiano, o amor e alguns mistérios, com pitadas do surreal.

A primeira faixa, um lo-fi sideral levado numa pegada de tango no violão, me lembra um pouco das experimentações da banda britânica Plone com seus sinewaves do espaço. Baño Maria é uma bossa singela com algumas estranhezas, a faixa meio misteriosa trata de fogo na cidade e chamadas para o banho e termina num coro encorajando os sons da flauta. Desentendido é para os lugares longe da maresia, se coloca junto às melodias e palavras que tratam duma parte do Oceano; uma atmosfera de noite com brisa, os pés na praia. A Milonga de Massage possui uma estrutura lírica peculiar refletida em sua arranjo, o uso inventivo da percussão e um refrão macio ajudam a música a falar da tensão que só se resolve com uma boa massagem. A última canção Vanilla con Cookies é a minha favorita, me remete ao meu tempo de infância quando toda semana nadava na piscina, o que me rendia muitas reflexões submersas; a exaltação que sentia dentro do corpo da água aparece em trechos da canção.

Pra mim é uma viagem deliciosa esta que Nicolás e a internet me possibilitam quando escuto as canções. Você pode ouvir essas e outras composições do argentino em seu bandcamp (https://muraco.bandcamp.com/music). Viva a música independente na América Latina!

--

--