BNCC na Prática: o que é e como funciona

Qual é a relevância de uma Base Nacional Comum Curricular para o Brasil?

Para Letícia Lyle, diretora do Instituto SOMOS e mestra em Desenvolvimento de Currículo e Educação Inclusiva:

“A discussão da BNCC é muito relevante para o Brasil, principalmente neste momento, que é um momento bastante político, e é um momento em que a gente precisa realmente rever a nossa educação tradicional e a nossa educação formal.”

E como levar a BNCC para a escola e para a sala de aula?

“A homologação da Base Nacional Comum Curricular apresenta às escolas de todo o País a necessidade de traduzir direitos de aprendizagem em prática cotidiana até o início de 2020. Esse processo certamente passa por um conjunto de desafios: (re)elaboração curricular, formação de professores e reflexão sobre práticas, didáticas e estratégias de avaliação.”

Essa afirmação é de Renato Nunes Dias, responsável pela área de Qualidade, Currículo e Avaliação da SOMOS Educação, no artigo que você encontra completo aqui no Blog.

Pensando em apoiar redes de ensino e escolas a enfrentar o primeiro destes desafios — a (re)elaboração curricular alinhada à BNCC — foi criada a plataforma BNCC na Prática. Com ela, professores, coordenadores, diretores, alunos e comunidades escolares podem construir seus currículos a partir da Matriz Curricular Somos, que indica habilidades de maneira clara e aplicável no dia a dia. Cada um pode também criar seus próprios itens curriculares, refletindo a realidade e as demandas específicas de sua localidade.

A Matriz Curricular SOMOS é um detalhamento da BNCC que amplia o repertório das escolas e educadores em relação às possibilidades de habilidades e experiências promovidas com os estudantes.

Por um lado, ela detalha os Objetos de Conhecimento estabelecidos pela Base com uma lista de conteúdos e as Habilidades da BNCC em habilidades na prática. Por outro, apresenta novos elementos, que podem ser trabalhados de maneira transversal aos componentes curriculares. Alinhados às demandas do século 21 e com a mesma estrutura da BNCC, são eles: Tecnologia, Desenvolvimento Socioemocional e Ética e Cultura.

Além de construir seu currículo, cada escola, comunidade ou professor pode planejar seu ano letivo, garantindo que o currículo ganhe vida na sala de aula.

Veja Letícia Lyle falando sobre a BNCC na Prática neste vídeo, do qual destacamos a importância da plataforma em apoiar professores e professoras a imprimirem sua identidade dentro de um projeto curricular:

Vamos garantir direitos de aprendizagem a todos os alunos e alunas do Brasil? Não deixe de acessar a BNCC na Prática, conhecer a Matriz Curricular SOMOS, realizar seu cadastro e começar a planejar seu currículo alinhado à BNCC.