Dica de livro: John Dewey — Coleção Educadores MEC

A formação de professores e professoras passa, sem dúvida, pelo conhecimento e debate acerca da teoria e do conhecimento acumulado por diversos estudiosos da educação. Para contribuir com este processo, em 2006, o Ministério da Educação lançou a Coleção Educadores, reunindo mais de 60 pensadores da educação: 31 brasileiros e 30 estrangeiros. A coleção completa está acessível gratuitamente no Portal Domínio Público.

O objetivo foi colocar à disposição de professores e gestores brasileiros obras de qualidade para mostrar o que pensaram e fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional. Além de um livro para cada pensador, a coleção conta ainda com um Manifesto dos Educadores, totalizando 63 livros. Cada volume traz um ensaio sobre o autor, a trajetória de sua produção intelectual na área, uma seleção de textos, cronologia e a bibliografia do autor e das obras sobre ele.

Neste post, a dica é o livro sobre o educador John Dewey.

Sobre o livro

Nascido em 1859, nos Estados Unidos, John Dewey foi filósofo e pedagogista, sendo uma grande referência para a educação moderna, com livros como Democracia e Educação e Experiência e Natureza.

O livro John Dewey, da Coleção Educadores, traz um ensaio do historiador norte-americano Robert B. Westbrook, no qual apresenta Dewey e um panorama de suas teorias, além de um texto intitulado A pedagogia de Dewey (Esboço da teoria de educação de John Dewey), de Anísio Teixeira, educador que difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova no Brasil. O livro traz ainda trechos selecionados dos escritos de John Dewey, sua biografia e cronologia de sua obra.

Dewey defendeu a educação como um processo social, não sendo uma preparação para a vida, mas a própria vida.

É essencial também em seu pensamento o conceito de experiência. Segundo Dewey, a educação pode ser entendida como:

“O processo de reconstrução e reorganização da experiência, pelo qual lhe percebemos mais agudamente o sentido, e com isso nos habilitamos a melhor dirigir o curso de nossas experiências futuras.”

Para fazer o download do livro, acesse aqui.

Esperamos que tenha gostado da dica e desejamos uma boa leitura!