Configurando Raspberry Pi no modo headless com Raspbian

Joaquim Braga
Prognosys
Published in
4 min readJan 27, 2020

A Raspberry Pi é um computador de baixo custo que possui muitas funcionalidades parecidas com um notebook ou PC convencional, tudo no tamanho de um cartão de crédito. Como você já deve estar imaginando, isso proporciona diversas possibilidades de aplicação e uso em diversas áreas como entretenimento e automação.

Existem varias opções de sistemas operacionais que podem ser utilizados neste dispositivo desde opções que buscam trazer experiências mais próximas ao computador pessoal convencional, com features como uma inteface gráfica simples de utilizar (área de trabalho) até versões com menos auxílios gráficos, focadas em usuários mais avançados (conhecidas como ‘headless’).

Neste tutorial será abordada a instalação e configuração inicial do sistema operacional Raspbian Lite, um sistema operacional headless baseado no Linux Debian e desenvolvido especificamente para a Raspberry Pi. Este sistema é leve e pode ser utilizado sem possuir uma tela e teclado dedicados à Raspberry.

O que você vai precisar

  • Uma Raspberry Pi
  • Um cartão MicroSD com alguma forma de conectar a um computador (por exemplo um adaptador de MicroSD para USB).
  • Um computador para baixar o sistema operacional e comunicar com a Raspberry.

Baixando a imagem do Raspbian

Para baixar a imagem do sistema operacional, vá para o seguinte link e encontre a versão Lite. Abaixo dessa versão, selecione a opção “Baixar ZIP” e aguarde o download acabar.

Instalando a imagem no cartão Micro-SD

Para passar a imagem em formato .zip para o cartão de memória é recomendado utilizar algum software específico de gravação de ISO inicializável em dispositivos externos. Uma opção de software é o Balena Etcher. O software é simples e fácil de utilizar, e funciona em sistemas Windows, Linux e Mac OS.

Para mais informações sobre esta etapa, consulte o seguinte link.

Habilitando comunicação SSH

Uma vez que seu sistema operacional está instalado no cartão de memória da Raspberry ele aparecerá em seu computador como duas partições diferentes, uma chamada “boot” e a outra “rootfs”.

Abra a partição “boot” do cartão de memória e crie um arquivo chamado “ssh” sem extensão de tipo de arquivo.

Ligando sua Raspberry

Remova o cartão de memória do seu computador e coloque-o na Raspberry Pi. Em seguida conecte a Raspberry na tomada e com o cabo ethernet conecte-a ao seu computador.

Conectando à Raspberry

Existem diversas formas de se conectar à Raspberry Pi. Neste artigo serão abordadas as opções por Wi-Fi e Ethernet.

Wi-fi

Para conectar por wi-fi crie um arquivo chamado wpa_supplicant.conf na partição “boot” da sua Raspberry (para essa opção será necessário inserir o cartão no seu comuptador novamente). Neste arquivo coloque o seguinte texto:

country=BR
ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1

network={
scan_ssid=1
ssid="nome_da_rede_wifi"
psk="senha_da_rede_wifi"
}

Mude “BR” para o código do país onde você está localizado, seguindo o padrão ISO 3166–1 Alpha-2 (Para uma lista de códigos de país siga este link). Em seguida insira o nome e senha da sua rede wi-fi nos campos “ssid” e “psk”, respectivamente. Se sua rede não possuir senha remova o campo “psk” completamente e, em seu lugar coloque a seguinte linha:

key_mgmt=NONE 

Salve o arquivo e ligue novamente sua Raspberry Pi.

Para conectar à Raspberry por wi-fi será necessário encontrar o IP da mesma. Este pode ser encontrado na página do seu roteador.

Ethernet

Para conectar via ethernet basta conectar um cabo ethernet entre a Raspberry e seu computador. Para obter o endereço IP da sua Raspberry neste caso pode-se utilizar um software que monitore as conexões do seu computador, como por exemplo o “Wireshark”.

Uma alternativa para que você não precise do IP da Raspberry é conectar-se à mesma pelo seu hostname que por padrão é “raspberrypi.local”. Cuidado com este método pois se houver mais de uma raspberry conectada na sua rede com o mesmo hostname você pode acabar conectando à Raspberry errada.

Comunicando com a Raspberry

Para comunicar com a Raspberry abra um terminal (terminal Linux, Mac ou Windows cmd). Neste terminal execute o seguinte comando:

ssh pi@raspberrypi.local 

Neste caso, pi é o nome do usuário da Raspberry (que, por padrão é “pi”) e raspberrypi.local é o hostname que pode ser trocado pelo endereço IP da Raspberry.

Em seguida, faça o login na Raspberry. Por padrão o usuário da Raspberry é “pi” e a senha é “raspberry”. Você agora está acessando sua Raspberry Pi remotamente por SSH.

Um software de comunicação SSH como Putty também pode ser utilizado para comunicar com a Raspberry ao invés de realizar esta comunicação através da linha de comando.

Configurando a Raspberry

Para configurar a raspberry digite o comando:

sudo raspi-config

A seguinte tela abrirá no seu Terminal:

Aqui você pode mudar a senha do sistema na opção “Change User Password”, Configurar uma nova conexão wi-fi através da opção “Network Options” -> “Wi-Fi”, configurar opções de inicialização e localização pelas opções “Boot Options” e “Localization Options” respectivamente, atualizar o sistema entre outras coisas.

Conclusão

O sistema operacional headless do Raspbian proporciona diversas funcionalidades do Raspbian de forma leve e objetiva sendo recomendado para projetos de IOT nos quais uma interface gráfica não seja necessária entre outros.

--

--