programação suspensa no ar ✺ semana 2

Programação suspensa no ar

Casa do Povo
Programação suspensa no ar
3 min readMar 24, 2020

--

talvez fosse melhor não escrever nada.

o coronavirus fez o que nenhum sindicato, movimento ou partido conseguiu fazer nos últimos anos no Brasil: uma greve geral. ou melhor, uma “greve humana”, que “declara o fim da ficção criminal da equivalência entre o dinheiro e o tempo, o dinheiro e o espaço, o dinheiro e a comida, o dinheiro e o corpo.” (clairefontaine, Nossa Voz, 2018)

mas o que fazer? ainda não sabemos. reconhecemos, inclusive, os limites da nossa capacidade de previsão. não sabemos quando vai ser o pico da pandemia no Brasil. não sabemos se as ações dos governos municipais, estaduais e federal vão mitigar o colapso do sistema de saúde. não sabemos como o vírus vai se comportar no Brasil.

felizmente, os devidos cuidados estão sendo amplamente divulgados por equipamentos de saúde, como a organização mundial da saúde, pela grande imprensa e por canais de jornalismo ativista, como a énois (coletivo que habita a Casa do Povo). nas redes sociais, de maneira bastante ambígua, uma enxurrada de conteúdos foi disponibilizada para que nosso tempo livre não ficasse vazio, sem que fique claro até que ponto esses serviços são estratégias de sobrevivência por parte dos seus distribuidores, ou genuínos gestos de solidariedade.

desde a semana passada, nos perguntamos: como a Casa do Povo pode ser útil nesse momento? colocamos a questão em suspenso, não para deixar de agir, mas para que o convívio com a dúvida nos permita ativar coletivamente uma série de respostas e ações possíveis.

uma parte privilegiada da população conseguiu se organizar para não sair de casa mas, para isso, é preciso ainda ter uma casa. pensamos nas milhares de pessoas em situação de rua, muitas das quais vivem nos arredores da Casa do Povo. divulgamos aqui a campanha do mtst para ajudar os sem teto a enfrentar o coronavírus e a iniciativa da ong “É de lei” para coletar dinheiro e doações para seguir atuando na cracolândia.

enquanto isso, estamos em suspenso, nos dois sentidos da palavra:

espaço em suspenso

para minimizar a propagação e proteger quem trabalha e usa a Casa do Povo, fechamos na terça-feira 17 de março, ainda sem data definida de reabertura. entendemos que crises como essa são capazes de ativar nosso senso de comunidade e exercitar o trabalho em rede. em conversa com o povo da casa e o bairro, estamos aos poucos começando a entender como podemos ser um pólo de articulação de necessidades diversas. entramos em contato também com o poder público para saber como nosso espaço poderia ser colocado à disposição neste momento.

programação suspensa no ar

as atividades da Casa do Povo também foram suspensas, içadas do espaço físico para o virtual e reformuladas em virtude dessa nova condição. a programação suspensa no ar segue sem uma grade fixa, deixando espaço para respiros, na tentativa de acompanhar e refletir sobre as incertezas porvir. para começar a programação, será disponibilizado antecipadamente online o novo número do jornal nossa voz #1020 sobre o comum. caso prefira ter acesso à versão impressa, atualize o seu cadastro aqui. estamos excepcionalmente enviando exemplares na cidade de são paulo durante o período da quarentena. assim como o nossa voz, diversos conteúdos online serão divulgados via instagram, facebook, whatsapp, site e por e-mail.

◉ ○ cuidemos-nos!

casa do povo

--

--

Casa do Povo
Programação suspensa no ar

A Casa do Povo é um centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória. www.casadopovo.org.br