o que é Locke & Key se não uma mistura de tudo o que a Netflix já fez antes?

Henrique Nascimento
programação
Published in
3 min readMar 4, 2020
Locke & Key, mas pode ser qualquer outra série da Netflix que você quiser (foto: Netflix)

olha, antes que alguém comece a me xingar só pelo título, eu queria deixar claro que sei que Locke & Key é uma adaptação e também dizer que isso não importa, porque a série é isso mesmo que falei aí em cima: um misto de tudo o que a Netflix já fez antes, mas eu explico.

quando assisti ao trailer, pensei que tinha ganhado uma temporada antecipada de A Maldição da Residência Hill — a mesma coisa que pensei quando a mesma Netflix lançou Marianne, tamanha é a minha carência por uma série de terror boa. porém, nos primeiros minutos do primeiro episódio, já dá pra notar que a associação foi feita puramente por causa da casa onde se passa a história, porque Locke & Key não tem nada de mais.

quer dizer, tem coisa demais, coisa demais de outras séries: a criança que dá início à história é igual a um dos protagonistas de Stranger Things, o Will, e carrega a burrice de outro, o Dustin, aquele que cria um filhote de demogorgon em uma das temporadas. quem, em sã consciência, resolve bater um papo com uma entidade misteriosa que mora em um poço de uma casa macabra? não é preciso ser muito inteligente, é só ter visto alguns filmes de terror e pronto, o gatilho está armado. mas não, ele quer conversar com a menina no poço (o que O Chamado já nos ensinou que não é uma boa ideia).

Will, de Stranger Things // Bode, de Locke & Key: não são iguaizinhos? (fotos: Netflix)

aí tem os outros protagonistas mais velhos, que não diferem muito de qualquer outra série, mas para manter atual, eu mencionaria Sex Education, já que toda a trama externa de Locke & Key se passa, basicamente, na escola ou com as pessoas da escola, o que, aliás, não faria a menor falta se decidissem cortar, mas não seria uma série adolescente da Netflix se não tivesse um romancezinho aqui e acolá.

elenco principal de Locke & Key (foto: Netflix)

acho que pelo estilo fantasioso e a relação com os quadrinhos, a série também me lembrou muito The Umbrella Academy, mas sem superpoderes, o que a deixa menos legal. resumindo, Locke & Key é sobre algumas chaves que abrem portas (literalmente) para segredos. uma delas cai na mão de uma inimiga — que, adivinhem, estava dentro do poço falando com a criança — e agora eles precisam impedir que ela consiga as outras chaves para encontrar uma outra chave que abre uma outra porta por algum motivo que não foi explicado ou eu dormi na hora. os bonzinhos precisam impedi-la de conseguir abrir a tal porta, que fica dentro de uma caverna PERIGOSÍSSIMA, mas que ainda assim tem uma escada pra facilitar o acesso a ela ✌, porém parecem saber menos do que eu o porquê de precisarem fazer isso. no final, é claro, tem o desfecho da história, mas com uma aberturazinha pra uma segunda temporada (precisa? hmmm).

é uma ótima série, se você já gosta de todas as outras séries da Netflix, mas não é tão ruim, se você, como eu, não é muito fã. em uma escala onde Stranger Things é igual a zero e A Maldição da Residência Hill é dez, fica ali em The Umbrella Academy, tipo um seis. dá pra perder algumas horinhas.

--

--

Henrique Nascimento
programação

Falo de cinema, de séries, de memes, da vida e, às vezes, falo um pouco sério.