Por que dados sintéticos são importantes?

Talvez você já tenha escutado que “os dados são o novo petróleo” — possivelmente, aqui mesmo no canal nas séries de Análise de Dados com Python ou de Machine Learning. Fato é que dados são preciosos e também são escassos. Mesmo com a quantidade gigantesca de dados produzida diariamente por nossas interações na internet, não temos dados suficientes para treinar modelos de aprendizado de máquina (machine learning) para realizar, com precisão, qualquer tipo de tarefa.

Uma das formas mais comuns de se treinar modelos de aprendizado de máquina é…


Na visão de uma CIENTISTA de DADOS

Todo sábado, temos realizado projetos ao vivo aqui no canal, dentre eles, alguns projetos de análise de dados focados em dados públicos, tais como análise do espalhamento da Covid-19 no Brasil, análise da evolução da taxa de vacinação e até mesmo exploração de dados sobre impactos mais profundos…


VAGAS, DEZ ANOS de história e MUITAS TECNOLOGIAS

Muita gente sonha em trabalhar ou até mesmo construir uma grande empresa, um negócio de sucesso que seja capaz de transformar o mundo em algum aspecto. Não há fórmulas prontas, mas muito se fala sobre investir em um bom time e construir um negócio escalável. O quanto disso é verdade e como realizar o que é preciso do jeito certo?

Tivemos a oportunidade de conversar com o Felipe Silvestre, diretor de tecnologia da Hotmart, uma startup que nasceu em Minas Gerais, mas não se…


No momento em que escrevo esse texto, o Brasil já superou mais de 3.900 mortes em um dia. 3.900 vidas. 3.900 famílias. Quanta dor e tristeza nosso país está enfrentando, toda minha solidariedade a cada um e cada uma que perdeu um familiar nesse genocídio.

Acrescento que a análise aqui apresentada tem intuito educativo para que mais pessoas estejam aptas a analisar os dados abertos disponíveis no site do Ministério da Saúde sobre os casos de Coronavírus no país.

Essa discussão foi feita em uma live no canal Programação Dinâmica:

O que fizemos?

  1. Coleta dos dados: download pode ser…


Vontade desistir?

Talvez você esteja pensando em desistir da programação nesse exato momento, mas eu tenho algo pra te dizer: você não está sozinha! Eu mesma achava que programação não era pra mim até o início do quarto ano da faculdade de Engenharia de Computação. Pensou seriamente em desistir de seguir trabalhando com computação.

Eu já contei os detalhes dessa história no canal, por isso, no vídeo de hoje convidei duas profissionais bem-sucedidas nas suas carreiras pra dividir a trajetória delas. Será que o sucesso é linear? Será que elas sempre souberam onde iriam chegar?


Prepare-se para o futuro do trabalho

Com o mercado precisando de desenvolvedores de software e pagando bem, há várias pessoas que estão aprendendo a programar, inclusive pessoas que já construíram uma história em áreas “diferentes” como marketing, direito, jornalismo etc. Mesmo dentro da área de tecnologia, há profissionais que estão buscando se especializar em atividades com demandas crescentes e boas oportunidades. Por exemplo, é comum ver desenvolvedores de software que têm buscado conhecimentos sobre estatística, matemática e negócios para suprir a demanda por cientistas de dados.

Neste contexto, muito se fala sobre transição de carreira, mas aqui trago uma realidade do mundo contemporâneo: NÃO EXISTE TRANSIÇÃO…


Escolher uma faculdade é uma tarefa que nos deixa com muitas dúvidas. E, para fazer uma boa escolha, devemos levar em consideração vários critérios, entendendo aquilo que valorizamos e o que achamos que queremos fazer no futuro. Um dos fatores que você deve considerar é a grade curricular do local em que você pretende estudar.

Para esclarecer as dúvidas em torno do curso de engenharia de computação, vamos revelar todas as disciplinas que estudamos no curso…


Primeiro Emprego e Carreira | DEV404 Ep. 01

A SAP Brasil está entre as mais importantes subsidiárias da empresa em todo o mundo. Com mais de 15.000 clientes, a companhia atua em todo o território nacional apoiada por uma rede de mais de 400 parceiros de negócios. …


Cientista de Dados Responde

Muitos profissionais de outras áreas têm se aproximado dos tópicos de ciência de dados e, com isso, trazem o olhar da sua experiência pregressa para ajudar a pensar em novas aplicações com dados. Da mesma forma, também é muito positivo para o profissional com uma formação em computação, estatística e afins ter noções de dos problemas e dos pontos de vistas de outras áreas do conhecimento.

Com esse grande interesse na Ciência de Dados por…


Tá na hora de você perder o medo e aprender matemática!

A matemática é base para todas as aplicações complexas e incríveis que vislumbramos com computadores, tais como ciência de dados, jogos digitais, visão computacional, segurança da informação, dentre outras. Precisamos de mais profissionais capacitados a compreender o mundo de uma maneira mais profunda e conseguir entregar soluções para problemas complexos. Precisamos que você transforme a matemática em uma ferramenta, não um empecilho, e evolua suas capacidades profissionais!

Algumas áreas da computação como Inteligência…

Programação Dinâmica

Ensino de programação e discussões sobre tecnologia

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store