Comunidade amplifica o aprendizado

Para além de um Curso de Produção para Youtube

Quando Kizzy e eu decidimos que levaríamos a atividade no Youtube para além de um hobby, começamos a procurar por cursos que pudessem nos ajudar a melhorar a qualidade daquilo que produzíamos. Nossa expectativa era ter alguns direcionamentos quanto a enquadramento, postura corporal, iluminação, edição, roteiro, dentre outros aspectos envolvidos na produção de conteúdo audiovisual para a internet.

Apesar de não termos nenhuma referência próxima, o curso de Produção AudioVisual para Youtube da Academia Internacional de Cinema (AIC) parecia ter um programa alinhado aos nossos anseios. Além disso, a mini-bio da professora, Emy Lobo, indicava as qualificações técnicas em que estávamos interessados. Após ponderar os riscos do investimento, decidimos que apenas um de nós faria o curso, reservando o tempo pós aula para discutirmos o conteúdo ensinado e sua aplicação em nosso canal. Fiquei incumbido desta missão, mas a situação evoluiu rapidamente…

Interações de valor

O curso começou tratando do planejamento do canal. Mais do que um momento para pensar de maneira estruturada sobre aquilo que queríamos construir, essa foi uma ótima oportunidade de conhecer um pouquinho sobre meus colegas de classe e seus planos. Quando contei no curso que não era um canal solo, mas uma produção em conjunto com minha namorada, algumas pessoas se interessaram em conhecê-la.

–Traz ela algum dia, vamos conversar

E assim, apareci com a Kizzy em uma das aulas para que ela deixasse de ser uma abstração da mente daquelas pessoas e também tivesse a oportunidade de entender a dinâmica do curso sobre o qual conversávamos. Durante a aula, a Kizzy se engajou em discussões tão profícuas que no intervalo, começamos a pensar se não valeria a pena ela se matricular também. Na semana seguinte, nos tornamos colegas de classe novamente — uma escolha muita acertada.

Nenhum curso é igual ao outro

Cultura pop, cuidados de pets, ensino de programação, histórias de mudança de vida, humor, mulheres de 50 anos, artes marciais, Botafogo (clube de futebol)… no grupo, tínhamos pessoas de diferentes interesses, faixas etárias e históricos profissionais reunidas em torno de objetivos similares. Ter uma turma tão diversa nos proporcionou um ambiente rico e seguro para expor as nossas ideias, receber feedback, refletir sobre o projeto e iterar para torná-lo cada vez melhor.

– Por que você não escreve um livro?

– Sei de um mercado que vocês poderiam entrar!

Nós aprendíamos muito ao observar como cada pessoa evoluía o seu próprio canal e ao trocar ideias com nossos colegas sobre as apresentações e provocações a que éramos expostos. Esse tipo de experiência transcende o programa do curso, pois decorre de uma soma de vivências que não temos nenhum controle a não ser nossas próprias contribuições para o grupo.

No entanto, nada disso seria possível sem uma boa orientação e um ambiente físico e emocional adequado para tal. Por isso, destaco o papel da professora Emy Lobo e da AIC na condução do curso, que, além de temas relevantes, trouxe também criadoras de conteúdo e convidados especialistas para compartilhar suas experiências e tratar de assuntos como atuação, precificação ou roteiro.

A visita ao Youtube Space, intermediada pela escola, também foi um dos pontos altos :)

Prognóstico

Este é o primeiro final de semana após o encerramento do curso. Felizmente, na era digital, seguimos mantendo contato em nosso grupo no WhatsApp, trocando ideias e nos apoiando. Com a difusão de cursos de ensino à distância, fóruns de discussões e outras formas de grupos digitais têm sido de grande importância para manter os benefícios da comunidade nos cursos e, até mesmo, reunir as pessoas no mundo real. A expectativa do nosso grupo não poderia ser diferente.

Com as cabeças fervilhando de ideias depois disso tudo, podemos dizer que esse projeto se tornou algo maior que um canal de Youtube, se tornou um projeto de vida. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer, dá uma olhada no nosso canal e se inscreva para acompanhar as novidades!

Para finalizar, deixamos aqui embaixo a principal mídia dos projetos produzidos durante a nossa turma neste curso:

  1. Ana Cláudia Guimarães
  2. Animô
  3. Daniel Brunet
  4. Farofa Geek
  5. King Filmes
  6. Lara Lago
  7. Programação Dinâmica

--

--

--

Ensino de programação e discussões sobre tecnologia

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Hallison Paz

Hallison Paz

Pesquisador em Computação Visual| Creator @Programação Dinâmica

More from Medium

Unit Chart : The Easy Way

Procrastination: Change, Turbulence, and Lethargy During My First Semester

Money and Mindfulness: Choose Your Response

reset keyboard