Incerteza é uma das pouquíssimas certezas

Uma reflexão sobre a vida, o universo e tudo mais

Hallison Paz
Programação Dinâmica
2 min readMay 15, 2024

--

No último 4 de maio, numa tarde de sábado, me encontrei com a Kizzy Terra em um café para fecharmos os detalhes de uma palestra que daríamos na sexta-feira seguinte no Fórum de Aprendizagem promovido pela TOTVS. Na noite daquele mesmo dia, eu daria entrada em um hospital, em decorrência de complicações da doença de Crohn, a qual trato há 7 anos, e teria de permanecer internado sabe-se lá até quando 🤕.

Palestras, entrevistas, viagens, entregas de artigos, projetos especiais… tudo passou a ter (mais) incerteza. Cancela? Posterga? Reduz escopo? Mudanças que continuam sendo avaliadas hoje.

Na quinta-feira à tarde, recebi alta do hospital e decidi que manteria o plano original da palestra. Na sexta, 10/05, encontrei um auditório cheio de jovens muito enérgicos, com muitos sonhos e com muitas incertezas acerca de seus futuros.

Que carreira escolher?

Qual o próximo passo?

Não sei nem muito bem do que eu gosto…

Será que pessoas de sucesso sabem qual a direção certa? Seguem um caminho linear? Obtém resultados imediatos? A partir de nossas próprias experiências e decisões de carreira pouco convencionais, refletimos sobre as noções e sucesso e desmistificamos mitos sobre a c̵a̵r̵r̵e̵i̵r̵a̵ ̵n̵a̵ ̵t̵e̵c̵n̵o̵l̵o̵g̵i̵a̵ vida p̵r̵o̵f̵i̵s̵s̵i̵o̵n̵a̵l̵.

Eu fiz vestibular numa época em que ninguém tinha iPhone ou Android, mas uma das primeiras coisas com que trabalhei foi desenvolvimento de aplicativos móveis. Na faculdade, me envolvi com realidade aumentada e virtual “por acaso”, sem nem sonhar que um dia pisaria no Reality Labs da Meta e estaria construindo avatares humanos fotorrealistas. “Sempre” quis aprofundar meus estudos em física e entender o universo, mas estou em vias de concluir um doutorado em matemática. Youtuber, então? Esquece! Ainda mais com o impacto que o meu trabalho no Programação Dinâmica tem hoje…

Olhando para trás, a única certeza que eu tenho é que valeu a pena acreditar nos meus pais, que me disseram que era importante estudar. A educação foi o maior agente de mudança na minha perspectiva quanto à vida e nas oportunidades que se apresentaram a mim. Este é o ε (épsilon) que espero termos adicionado à vida daquelas centenas de jovens. De resto, é aprender a viver gerenciando as incertezas mesmo.

🥰 Se você gosta do nosso trabalho e acha relevante a nossa atuação no Youtube, considere nos apoiar se tornando membro do canal. Membros da categoria Espresso ou superior estão recebendo acesso antecipado aos vídeos do curso Python do Jeito Certo 2.0.

--

--

Hallison Paz
Programação Dinâmica

AI Graphics Researcher | Creator @Programação Dinâmica