O Caminho para um Portfólio Vencedor em Dados

Tudo que você precisa para criar seu portfolio de cientista ou analista de dados.

Hallison Paz
Programação Dinâmica
5 min readSep 8, 2023

--

Criar um portfólio é uma excelente maneira de documentar o seu aprendizado e se diferenciar na hora de aplicar para uma vaga do seu interesse. É uma maneira de você demonstrar como está em cada uma das habilidades que você precisa desenvolver para trabalhar e atestar suas capacidades, principalmente se você não possui um diploma em cursos superiores correlatos à Ciência de Dados.

Em nosso canal no Youtube, já apresentamos diversas dicas e recursos importantes para te ajudar a pensar, criar e apresentar o seu próprio portfolio. Focamos, principalmente, em profissionais que trabalham com dados como analistas, cientistas e engenheiros de dados, além de engenheiros de machine learning. Contudo, algumas dessas dicas são mais gerais e podem ser aproveitadas por profissionais de outras áreas também

Inspiração, dados, conselhos, ferramentas… neste texto, organizamos todos os conteúdos necessários para você apresentar o melhor de si em um portfólio vencedor!

Conjuntos de Dados para Trabalhar

Não dá para fazer projetos de dados sem… dados! Dependendo da área de seu interesse pode ser mais ou menos difícil encontrar dados estruturados a respeito, em alguns casos, inclusive, pode ser quase impossível e será necessário recorrer a um método de obtenção de dados por meio de uma API ou, em último caso, uma raspagem de dados (lembre-se de verificar se a extração é autorizada!). É inegável, no entanto, que encontrar os dados já estruturados exatamente como precisamos é um adianto para um projeto.

Quando estruturados, os dados geralmente são disponibilizados em arquivos .csv ou .xlsx. A forma mais comum de encontrarmos datasets (conjuntos de dados) é em sites de dados abertos. Muitas instituições governamentais ao redor do mundo mantém sites de dados públicos para o livre acesso dos cidadãos. Neste vídeo, a Kizzy apresenta 7 conjuntos de dados gratuitos que você pode usar para construir projetos de dados interessantes para o seu portfolio:

Projetos e dicas para se inspirar

Ainda que você saiba da importância de criar um portfólio você pode estar em dúvida de como começar, dadas todas as possibilidades existentes em vídeos e blogs na internet. Percebendo isso, apresentamos aqui uma trilha para te auxiliar neste processo.

Por onde começar?

O estilo de portfólio que vamos construir é do tipo que evidencia as habilidades que você desenvolveu em cada projeto. Não queremos apenas criar uma lista dos projetos que fizemos, mas também categorizá-los segundo as etapas de um projeto de Ciência de Dados.

É importante para você e para seu recrutador entender quais são suas forças e fraquezas, pois, muitas vezes, você será contratado para um time e entender que suas forças podem somar ao time e suas fraquezas podem ser aprimoradas por meio do time é um diferencial. Você não precisa ser perfeito para conseguir uma vaga, mas, sim, ser uma boa peça para o time que você vai completar. O ponto de partida então é mapear as habilidades técnicas e não técnicas e escolher projetos para o portfólio que evidenciem tais habilidades.

Para se inspirar nesta etapa, sugerimos conferir estes 5 projetos selecionados pela Kizzy para um portfólio de cientista de dados iniciante e, também, os 3 projetos vencedores do desafio State of Data Brazil 2022.

Projetos vencedores do desafio State of Data Brazil 2022

Comunicação, documentação e apresentação dos projetos

Sabe aquele projeto que você tem um grande orgulho de ter feito parte? Como você comunica o que realizou nele e os resultados obtidos? Você sabe como documentar projetos e construir seu portfólio?

No próximo vídeo, comentamos sobre a importância de se construir esta documentação e registrar o seu aprendizado e desenvolvimento profissional, além de apresentar 3 formas que você pode utilizar para documentar seus próprios projetos. Não estamos nos referindo à documentação técnica de um código, tal como o que faz um método ou uma classe, mas sim à documentação do projeto em si, algo que permita às pessoas compreender sobre o que ele se trata e o que você realizou, além de ter uma ideia do que você é capaz de fazer.

Perceba que isso é importante até mesmo para que você possa acompanhar a sua evolução ao longo do tempo. Muitos acreditam que não faz sentido criar um portfolio quando ainda somos estudantes e estamos aprendendo, mas isso é um equívoco. Seu portfolio de estudante será útil quando estiver procurando uma primeira oportunidade de trabalho, e também irá te ajudar a perceber os seus avanços pessoais.

A ideia é você documentar o seu processo de aprendizado e você pode utilizar desafios sugeridos em blogs e canais no Youtube, por exemplo, para começar. Cada projeto demonstra habilidades técnicas e não-técnicas que você precisou desenvolver para concluí-lo. Você pode e deve começar enquanto ainda está estudando e, inclusive, quando não se tem muita experiência, você pode adicionar descrições dos melhores projetos que você realizou, citando as tecnologias que usou e referenciando um site em que a pessoa possa saber mais detalhes.

Comunicar-se desta forma transmite mais credibilidade do que simplesmente falar que sabe a linguagem tal (veja nosso vídeo sobre Coisas que eliminam no processo seletivo). Além disso, este tipo de comunicação pode ser mais efetivo do que mostrar código do Github ou de um Jupyter Notebook, pois às vezes as pessoas que olham o seu currículo nas etapas iniciais de um processo seletivo nem são da área técnica.

Para aprender a usar o Github pages na prática, você pode conferir este outro vídeo: Como fazer um SITE RÁPIDO com GITHUB PAGES?

Otimizando o perfil do LinkedIn e currículo

O mercado de tecnologia ainda está aquecido, mas para conseguir uma posição como programador, cientista de dados, engenheiro de machine learning e tantas outras possibilidades de carreiras na tecnologia, você precisa chamar a atenção de recrutadores e expor suas competências e construir sua marca pessoal de maneira clara e coerente!

Por último, mas não menos importante, selecionamos aqui o quarto episódio de uma série do canal em que a Kizzy reage ao perfil do LinkedIn, currículo ou portfólio dos inscritos dando dicas de melhorias e enaltecendo seus pontos fortes. Neste episódio, ela analisa o perfil de dois inscritos que já utilizam bem alguns recursos da plataforma, mas podem otimizar aspectos de sua descrição profissional, demonstração de portfólio de projetos na área de tecnologia e até mesmo do perfil do Github, que muitas vezes mencionamos na internet, mas nem sempre damos a devida atenção para ele como uma página de boas vindas e exibição do nosso trabalho.

🥰 Se você gosta do nosso trabalho e acha relevante a nossa atuação no Youtube, considere nos apoiar se tornando membro do canal.

--

--

Hallison Paz
Programação Dinâmica

AI Graphics Researcher | Creator @Programação Dinâmica