Programação é mais legal que Lego!

Embora alguns sintam que é como cerveja: ninguém gosta de primeira.

Hallison Paz
Programação Dinâmica
2 min readSep 6, 2024

--

📸 Hallison e Kizzy — Python Café

É muito mais legal que LEGO! 🧩

Muita gente tem lembranças não tão agradáveis de seus primeiros passos na programação. A própria Kizzy já contou lá em nosso canal no Youtube que ela achava que programação não era para ela:

Em uma conversa que também está disponível no Youtube, a Carla Vieira mencionou como não foi tão legal quando começou a aprender a programar em uma disciplina com Java**. E, se você procurar um pouco mais, vai encontrar outras pessoas que também se identificam com esse sentimento — conheço várias, até quem começou com Python, mas vou parar de marcar nomes.

Algumas pessoas atribuem essas memórias ruins à falta de estímulo visual ou de uma aplicação prática desde o início. Seguindo essa linha, defendem HTML e CSS como formas de introduzir novas pessoas à programação — exceto que essas duas não são linguagens de programação 🤷🏾‍♂️ . Bom deixa essa trata pra lá…🙄.

De qualquer forma, esse não foi o meu caso. Não sei se tive sorte ou se sou um pouco fora da curva, mas amei programação desde o momento em que percebi que podia escrever instruções para o computador (também) escrever em uma tela preta!

Meu primeiro contato com programação foi com a linguagem Pascal, no último ano do ensino médio, como já contei no canal — vídeo abaixo. Eu estudava no Colégio Naval e, por alguma razão (visionária?), a Marinha achava que seus oficiais deveriam saber programar.

Pode parecer estranho hoje, mas até aquele momento (2009), eu não fazia ideia de que programas de computador eram escritos! Eu não sabia o que era um programador, embora já estivesse estudando para o vestibular do Instituto Militar de Engenharia, pensando em computação.

Enfim, acabei me estendendo… O texto era para falar sobre as semelhanças que vejo entre programação e brinquedos como LEGO ou Pinos Mágicos, que nos permitem construir coisas complexas a partir de peças simples. Na programação, aliás, você pode criar suas próprias peças, como mostro no vídeo que acabou de sair no canal. Acho que vou deixar a ideia original para a aula sobre módulos. 🤔

Venha aprender a criar e implementar suas próprias funções nesta aula do curso Python do Jeito Certo 2.0:

**Não sou daqueles críticos que faz piada com Java, mas ter que escrever uma classe para “Olá Mundo” talvez não seja muito pró-iniciante mesmo 🙄.

🥰 Se você acha o nosso trabalho relevante, por favor, considere apoiar o nosso canal como membro para que possamos continuar trabalhando nisso que tanto amamos.

--

--

Hallison Paz
Programação Dinâmica

AI Graphics Researcher | Creator @Programação Dinâmica