Dicas de Entrevista: pré-entrevista

Você pode ser chamado a qualquer momento para uma entrevista. Seja por telefone, seja por e-mail, este contato acontecerá. E, quando ele acontecer, você precisa estar pronto.

Preparei algumas dicas que podem ser úteis para você. Veja só:

  • Aumente a probabilidade de ser visto por alguém. Deixe seu CV SEMPRE atualizado, independente da sua vontade ou não de conseguir outro emprego. Em TI, é cada vez mais importante você divulgar seu nome tendo um site/blog, Github, participação em listas de discussão, contribuições ao StackOverflow e contribuições em projetos open-source. São raríssimas as profissões que permitem que o profissional consiga de fato provar que conhece do assunto. Aproveite! Não se esqueça de atualizar seu Linkedin também. E claro, tenha um currículo decente e de fácil leitura. Se possível, pague para alguém fazer isso por você.
  • Se você estiver com o seu CV na internet, cedo ou tarde alguém vai te ligar. Portanto amiguinho, sempre mantenha seu celular no modo silencioso. E claro, sempre tenha o celular bem perto de você. Ao tocar o telefone, veja quem é, levante-se e vá para um local mais reservado. Seja discreto ao extremo. Ao levantar para atender ao telefone sempre, você criará um hábito acima de qualquer suspeita. Nunca atenda ao telefone na mesa, até por motivos de educação e respeito ao próximo.
  • Sempre ande bem vestido. Isso vale para tudo na vida. Mas isso vale principalmente para o seu emprego atual. Se você aparecer apenas um único dia bem arrumado, todo mundo vai sacar que você tá fazendo entrevista. Se a sua intenção é ser discreto, sempre vá bem arrumado. Se a sua intenção é assustar seu chefe ao ir para uma entrevista, aí a conversa é outra.
  • Ao conversar com a mina do RH, tenha a certeza de que ninguém está te observando. Sim, as pessoas são muito curiosas e sempre prestam muita atenção em assuntos referentes à vida alheia. Nunca passe a impressão de que você está faminto por um salário maior e etc. Dê a impressão de que ela é só mais uma a te ligar. Finja que você é um bom jogador recebendo um monte de propostas de clubes da Série A.
  • Nunca vá para uma entrevista sem saber exatamente qual é o cargo qual é o salário para a vaga oferecida. Entrevistas custam caro. Você perde em dobro: estacionamento, gasolina, pedágio + horas de trabalho perdidas + desgaste emocional + desgaste com o chefe e equipe. Esta regra pode ser quebrada quando se fala de empresas excepcionalmente interessantes ou, por exemplo, quando a vaga em si é sensacional para você. Se possível, tente descobrir para qual empresa é a vaga final. Muitas vezes, uma empresa grande solicita a duas consultorias alguns consultores. As consultorias concorrem entre si. Se algum amigo for chamado, tente obter o máximo de informações sobre a vaga. Procurar emprego exige certa dose de inteligência, estratégia e vivência. Muitas vezes você descobrirá que não vale a pena nem mandar o CV para determinados tipos recorrentes de vaga.
  • Cara, pelo amor de Deus, NUNCA considere benefícios como parte do salário. Tem empresa que adora dar todo o tipo de benefícios, como previdência, escola e etc., mas na hora de financiar sua casa própria, o banco só olha mesmo: o salário em carteira e o tempo registro. Portanto, caso você opte por ser CLT, não abra mão do salário mesmo que o pacote de benefícios seja encantador. Caso opte por PJ, dificilmente você terá benefícios decentes. Logo, esta dica provavelmente não se aplica para quem é PJ. Se aparecer algum PJ com VR, férias, 13o., PLR, me avise!
  • Importantíssimo: não volte sorrindo para a sua sala caso a proposta seja realmente legal. Esteja sempre preparado para o Plano A, quando tudo dá certo. Se for o caso, dê o tempo, tome uma água e volte para a sua mesa. Não desanime, achando que sairá em pouco tempo do seu trabalho. A fila anda, o mundo gira e o vacilão roda. Não seja um vacilão. Trabalhe no seu emprego atual como se fosse o primeiro dia. Você só merece o salário atual por ter feito coisas legais anteriormente, seja neste emprego, seja no anterior.
  • Ao agendar a entrevista, escolha sempre a parte da manhã, no primeiro horário. O primeiro horário é legal pois o entrevistador ainda está começando o dia e tende a pensar em você o dia todo caso você seja um candidato bom. No meio da manhã e durante a tarde geralmente o pessoal fica em reuniões, calls infinitas e muitas vezes você acaba sendo interrompido durante a entrevista ou o entrevistador está com as energias em outras coisas tão ou mais importantes que a entrevista. Sei que é deselegante um entrevistador não ter 100% de foco no candidato, mas a vida é real e nem todos os entrevistadores respeitam os candidatos como deveriam.
  • Pense em tudo: rodízio, reuniões do seu trabalho atual e todos os compromissos que você possa a ter no mesmo dia ou no dia anterior. Marque um dia em que você esteja tranquilo. Pense na desculpa adequada. Pense na duração de uma prova teórica e prática. Pense na demora ao ser atendido. Pense no trânsito da ida e vinda. Enfim, pense em tudo o que pode dar errado. Pense nos custos e no seu fluxo de caixa. Avalie os riscos de seu chefe achar que você está procurando outra coisa. Pense em tudo com calma e só arrisque em vagas que realmente venham a agregar para seu currículo.

Abraços,

Programador Sincero

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.