Estimar prazo para uma tarefa

Programador Sincero
Programador Sincero
2 min readAug 3, 2015

O meu chefe me pergunta quanto tempo vai demorar um trampo.

Eu respondo que vai demorar uns 2 ou 3 dias.

Ele disse que quer uma resposta exata e certeira porque vai fazer um e-mail pro cara que vai usar o meu deliverable para algo.

Eu digo que então vai demorar 30 dias. Com toda a certeza do mundo vou entregar em 30 dias.

Ele não aceita a resposta e me diz coisas.

Ele está ocupado. Ele está com pressa para obter uma resposta. Ele não tem tempo para meus gracejos. Ele espera uma resposta profissional.

Eu explico que sempre que dou um prazo eu não consigo cumpri-lo porque há muitas intercorrências durante o meu dia.

Ele diz que entende.

Eu falo de novo que vai demorar 3 dias e que na sexta vai terminar. Coloco um acho no final.

Ele diz um ok seco. Como sempre. Porque ele me vem me odiando desde que descobriu a minha real personalidade. E vem me odiando desde que descobriu que não sou um code-monkey que concorda com tudo. E vem me odiando desde que foquei em criar mais valor para o cliente ao invés de focar em fazer um produto “bom” que ninguém vai usar.

Ele manda um e-mail falando do novo prazo para o cara. Eu leio estou em cópia.

Eu vejo muitos e-mails com cobranças na minha caixa postal.

Eu fico secretamente feliz porque sou importante para o lucro e salário de alguém. Mesmo sendo odiado, dependem de mim. Vivo da caridade dos que me detestam.

Eu fico de boa. Fazendo pequenas afrontas ao sistema. Eu chego deliberadamente tarde. Eu deliberadamente faço home-office sem avisar. Eu dou explicações tecnicamente corretas para as minhas falhas. Eu atraso. Eu fico no Facebook. Eu fico no Medium. Eu fico no meu projeto pessoal. Eu fico procurando músicas para a minha lista do Deezer ou Spotify. Eu vejo vídeos motivacionais do Simple Programmer no YouTube. Eu fico no chat com meus brothers no Skype.

Eu entrego coisas que funcionam pra sempre. E todos me odeiam porque não conseguem tirar 100% da minha energia. Eu faço o mínimo. Eu finjo que me importo. Eu só me importo com meu nome e minha honra. E infelizmente isso me faz trabalhar secretamente fora do horário para que as coisas funcionem sem me encher o saco. E claro, para evitar choradeiras mil dos chefes.

Eu vejo carros passarem pela janela de um dia ensolarado. Feliz em jogar mais um dia fora. Mas sempre tendo desejado que pagassem com felicidade meu salário.

--

--