Odeio programadores que querem mudar tudo.

Programador Sincero
Programador Sincero
2 min readMay 20, 2015

Muitas vezes o profissional sai de uma faculdade de TI com o firme propósito de trabalhar com sistemas bacanas e sites maneiros, alcançando um nível salarial decente muito mais rápido do que em outras áreas. A vasta maioria das pessoas sai da faculdade já pensando numa pós-graduação que os prepare para assumir posições de gerência antes dos 30 anos.

Entretanto, precisamos muito mais do que conhecimento técnico para conseguir subir na empresa. Uma das coisas fundamentais é tirar o chefe do seu caminho, no caso, eu.

Quando eu contrato uma pessoa, eu penso somente numa coisa: como eu consigo fazer para conseguir da forma mais barata possível um cara para sentar no computador e produzir código usando tecnologias de mercado. Para mim pouco importa quem você e o que você pensa. A única coisa que quero saber é quanto você precisa do emprego e quanto tempo você provavelmente ficará na minha equipe, fazendo o que eu mando.

Isto mesmo. Eu, como sou gerente, odeio gente que pensa que faz parte uma equipe. Não existe este negócio de equipe. O que existe é um conjunto de pessoas que são pagas para entregar os projetos, corrigir bugs, manter o sistema e principalmente, não questionar nada. Logo, eu quero que os novos caras da “equipe” ajam como cumpridores de tarefas, claro, com medo de perder o emprego.

Não quero ouvir suas ideias. Não quero ouvir suas opiniões. Não quero saber que dá pra fazer as coisas de um jeito melhor ou eventualmente, até mais rápido. O que eu quero é vazão do meu backlog. Se for para manter em Windows Forms, vamos manter para sempre. Se for para manter em SQL Server 2000, vamos manter para sempre. Não quero saber de inovações que no fim das contas não levam a lugar nenhum e só tomam o nosso tempo. Não quero ter que treinar toda uma equipe expert em VB6 para aprender essas frescuras de .NET. As coisas devem ser como eu quero que sejam, pois as coisas sempre funcionaram assim e sempre funcionarão assim. E claro, eu não quero perder meu tempo tendo que aprender coisa que tá na moda que daqui a pouco sairá de moda. O mesmo vale para metodologias e ferramentas. Cansei de ser obrigado a concordar com “sênior” vindo me falar sobre Git, Integração Contínua, Teste Automatizado e Domain-Driven Design. Cansei de fingir que vou mudar tudo um dia. Ninguém vai me fazer tirar o SourceSafe daqui. E claro, jamais vou deixar que um cara que chegou outro dia mude a arquitetura do meu sistema e eventualmente migre tudo para C# sem eu saber.

Não mesmo.

Portanto senhores candidatos, saibam que vocês precisam aprender a respeitar o status quo, precisam entender quem é que manda e claro, precisam parar de querer melhorar. Quero que vocês façam apenas o seu trabalho e ganhem esse salário que já é muito alto para quem só precisa sentar e fazer telinha.

É pedir muito?

--

--