Se você é inteligente, evite negatividade em excesso
Inteligência pode fazer mal. Para você mesmo. Para os outros. É preciso saber administrá-la com inteligência.
Sei que você enxerga o mundo de uma outra maneira. Sei que você tem um QI bem acima da média. Sei que você tem uma capacidade mental incrível. Mas por favor, use estas bênçãos para seu próprio crescimento pessoal e profissional.
Eu já vi muitas pessoas inteligentes se darem mal na vida e no mercado de trabalho. Quase sempre elas vivem sozinhas, ignoradas pela sociedade, muitas vezes enfiadas em vícios e quase sempre, com quadros de depressão, doenças e uma radioatividade espiritual. O fato de ver a realidade “real” que os outros não veem às vezes realmente leva a um estado generalizado de desânimo e reclamação. Eu já vi muita gente dizer frases negativas com aquele sorriso, com aquela brincadeira implícita irritante. Quem nunca ouviu ou mesmo disse coisas como:
- “Que bom que dessa vez não atrasaram o salário! ”
- “O video-game daqui é o que faz nossa PLR abaixar mas é bom pra alegrar a peãozada”
- “Esse café está com leite cheio de amônia e água com cloro da Sabesp, mas até que está bom”
- “Esse sistema é uma bosta, mas como o cliente ama, ele é muito bom”
- “Feliz aniversário! Como se sente um dia mais próximo da sua morte?”
- “Aquele cara se diz sênior mas não sabe ordenar 3 números!”
- “Porra, um cara que não sabe o que é BFS não merece ganhar nem 3k”
- “Pelo que paga aqui, não dá pra exigir muito né..”
- “Man, você é muito burro. Vou ter que fazer essa merda de novo pra você entender?”
- “Colocaram esse cara bom para roubar meu emprego e o seu. Vamos ajudar né!”
- “Se o controle de malha fechada realmente funciona, não estaria este calor infernal” (dois pecados: usar termos técnicos de engenharia com quem não tem obrigação nenhuma de conhecer e claro, reclamar do ar sendo que não há o que fazer para consertar no curtíssimo prazo)
- “Ontem parou todo o sistema. Não conseguimos trabalhar” — diz o cliente. “É, se o sistema parou realmente vocês não conseguiram trabalhar mesmo né” — diz o programador sarcástico. “Tentamos reiniciar tudo” — insiste o cliente gente boa. “É, eu faria o mesmo na sua situação” — retruca o programdor. (três pecados: dizer que o cliente procurou motivo para não trabalhar e apontou a incapacidade do cliente que, não tendo como programar e a quem recorrer, tentou fazer o que podia para voltar a operar. Além disso, não explicou ou demonstrou interesse em verificar o que houve.)
O fato é que este tipo de comportamento é muito ruim para a tua carreira Senhor Inteligente, tente se controlar. Tente não fazer brincadeiras sarcásticas. Tente evitar a ironia. Mas principalmente, tente não reclamar e tente ser uma pessoa dócil. O mundo realmente é uma bosta, as pessoas realmente são todas burras e só você é inteligente. Só você que sabe de tudo. Ok.
Aproveite que você consegue enxergar do alto da montanha e tente usar isso a seu favor. Use sua inteligência para criar coisas legais, para se cuidar, para cuidar do seu emocional e espiritual, para ser uma pessoa engraçada e bem humorada. Ter uma atitude positiva fará com que você conheça pessoas legais, engraçadas, gente boa e que ainda por cima, te recomendarão em empregos bons quando você precisar. Não seja aquele cara difícil com quem todos têm medo de conversar. Humildade é uma das maiores demonstrações de inteligência. Chega de almoçar sozinho. Chega de ficar no celular no almoço. Chega de se isolar e fugir do mundo.
Mude.