Sobrevivendo a fases ruins

Programador Sincero
Programador Sincero
2 min readAug 17, 2016

Você está em um projeto legal pra caralho.

Você sai do projeto ou o mesmo é interrompido.

Você começa a trabalhar em outro projeto.

Você é elogiado. Porque vai se foder neste projeto.

Você começa neste novo projeto.

Você nota que o projeto é muito zoado.

Você começa a se martirizar.

Você começa a notar que os problemas não são apenas relacionados a código.

Você percebe que a equipe é repleta de idiotas.

Você percebe que a equipe é repleta de filhos da puta.

Você percebe que está em desvantagem.

Você percebe que o projeto está atrasado e o que o cliente está louco.

Você percebe que vai ter que fazer muitas horas extras.

Você percebe que a sua vida vai ser uma bosta.

Você começa a entrar em um empurra-empurra de culpados por atrasos.

Você sabe o fim da história.

O que quero dizer é que, após tantos anos na área, vamos vivenciar SIM altos e baixos. Eu, como sou um pouco mais velho, preciso dizer que infelizmente não estamos, como desenvolvedores simples, em condições de reger as forças por trás das necessidades urgentes dos clientes. Há muitas coisas em jogo que sequer temos como saber.

O que recomendo é que vocês, meus caros colegas de profissão, tentem não desanimar. Tentem dosar a energia nestes projetos aparentemente ruins. Tentem ficar de boa, tentem não perder a calma e tentem manter uma situação mental boa. Aguentem porque todas as situações ruins terminam. Nunca vi um projeto ser ruim para sempre. Por mais que aparentemente a fase pareça ser eternamente ruim, é só uma fase. Isso passa.

Se precisarem fazer a merda da hora-extra, faça. Mas que seja com parcimônia. E que seja com inteligência. Não compensa queimar todas as energias acelerando em um engarrafamento. Foquem em dormir mais, em comer melhor e evitem pegar comidas nojentas, principalmente, quando vocês tiverem que ficar até umas 20h ou 21h. Essas pizzas químicas atrapalham todo o nosso metabolismo e no médio e longo prazo, diminui nossa performance. De novo: Durmam. Se virem que o trabalho não está rendendo, compensa ir para casa e dormir. A noite bem dormida é uma das grandes armas dos programadores, artistas, inventores e criativos de modo geral.

Senhores gerentes, evitem pressionar sem necessidade. Evitem julgar negativamente se em determinado fim-de-semana certo desenvolvedor não pode ir. Evitem estragar ainda mais o clima de trabalho. Por mais que vosso resultado esteja atrelado às entregas no prazo, uma entrega no prazo pode salvar um jogo, mas não o campeonato e a estabilidade da equipe no médio e longo prazo. Um atitude positiva em situações de pressão é fundamental para diminuir o job rotation.

È isso!

--

--