Veja apenas o seu lado

Programador Sincero
Programador Sincero
4 min readJan 19, 2016

Porque ninguém o fará por você.

Ninguém chegará para você e dirá “Porra Carlos, que trampo foda! Vou te dar um aumento e promoção”.

Ninguém saberá que você existe se você não se divulgar internamente e externamente.

Nenhum gerente irá segurar a sua demissão se houver qualquer risco para ele.

Nenhuma equipe irá te defender se der pra te tirar do cargo e uma possível promoção acontecer para te substituir.

Nenhuma empresa irá te dar aumento se você não pedir.

Nenhum colega de trabalho considerá seus sentimentos ao disputar uma vaga com você para trabalhar em projeto de visibilidade bacana ou disputar diretamente promoção com você.

Ninguém terá dó de te demitir se for preciso, mesmo que você tenha filho pequeno e mulher desempregada. Ninguém ligará se você tiver financiamento pra pagar ao te mandar embora. Se tiver familiares doentes, foda-se. Troca-se o recurso e segue-se com o projeto que já está atrasado.

Nenhuma empresa se importará em te mandar embora se você não servir nos três primeiros meses de experiência. Irão te jogar no lixo como módis usado ou bombril enferrujado. Mesmo que tenham implorado para você trabalhar na empresa.

Nenhuma mina do RH irá se importar em retornar para te informar o motivo da sua não-contratação. Muito menos te atenderá quando você questionar o motivo.

Ninguém irá ter dó de te tirar do caminho quando o assunto é alcançar um cargo de chefia. Se você alcançar o cargo, ninguém desistirá tão fácil e liderar estes invejosos será especialmente foda.

Ninguém suportará saber seu salário e benefícios quando você vier de uma outra empresa como chefe ou líder.

Nenhum cliente terá piedade de você ao dizer para a tua consultoria que “não quer mais ver você porque você não entende a complexidade do contrato”.

Ninguém hesitará em apontar as tuas falhas em público. Ninguém te defenderá quando o erro não for de tua responsabilidade. Não haverá ninguém para advogar a seu favor no board da empresa.

Nenhum cliente se importará de te elogiar pessoalmente quando você fizer um ótimo atendimento. Só tomará o tempo para falar mal quando o 15o. atendimento for ruim.

Ninguém virá dar parabéns quando você entregar uma tela sem bugs. Simplesmente chegarão mais telas.

Ninguém terá dó de roubar a tua ideia se isso puder acontecer impunemente. Quando houver recompensas financeiras, elas não te incluirão, afinal a ideia não veio de você.

Ninguém terá qualquer problema ético em transar com você a troco de um cargo e/ou aumento. Ninguém terá qualquer problema ético ao ouvir seus sentimentos íntimos e levar para o chefe/colegas/equipe. Ninguém terá qualquer problema ético em usar informações privilegiadas sobre você… contra você.

Ninguém terá qualquer problema ético em te cumprimentar, em beber com você, em sorrir para você, em conversar normalmente com você, mesmo sabendo que sua demissão está agendada para a próxima sexta-feira.

Veja estritamente o seu lado. Cuide você mesmo da sua carreira, da sua visibilidade no mercado, da sua imagem pessoal, do seu marketing interno na empresa e principalmente, construa canais de comunicação fortes em todas as direções do organograma da empresa. Possuir uma imagem forte e íntegra vai causar ódio em muitos concorrentes seus, mas saiba que uma empresa não é lugar de fazer amigos. Uma empresa é um lugar hostil e a cada momento há uma porrada de gente querendo te tirar do caminho.

Se você precisar mudar de trampo, não tenha dó de quem fica. Não tenha dó de empresa. Não tenha dó do diretor ou gerente amigão. Se o diretor chorar a sua saída, não tenha dó (ninguém chega a um cargo de chefia se importando muito com que os subalternos sentem). Não se importe com o projeto do cliente. Não se importe se você não tem reposição. Não se importe com nada. Seja frio e veja apenas o seu lado. Apenas evite não se queimar muito no mercado, falando mal de empresas anteriores e etc. E tente começar e terminar projetos nas empresas, para ter uma boa empregabilidade.

Se estiver concorrendo a uma vaga interna bacana, promoção ou porcentual maior de PLR, faça o seu trabalho de forma brilhante. Nivele a concorrência por cima. Use e abuse de competência e qualidade em seu trabalho. Não caia na tentação de jogar no erro do adversário. Seja diferente. Não busque apontar os defeitos dos seus concorrentes / inimigos / perseguidores, mesmo que eles mereçam se foder. Seja a pessoa diferentona no rolê. Seja ético. Seja competente. Seja diferente. Seja inesquecível. Seja você mesmo. Sem ser otário. Sem ser o inocentão da mesa de poker.

Esteja atento a todas as conversas de corredor, a todos os movimentos de pessoas, a todos os envolvidos em e-mails, em todos os caras que os gerentes perdem mais tempo construtivo. Veja quais são os participantes ativos de reuniões e projetos de alta relevância. Espelhe-se neles. Não seja o amador que faz apenas o seu trabalho bem feito. Não seja o amador que faz o trabalho dos outros sem ganhar nada em troca. Não seja o único otário a trabalhar mais do que o necessário sem ter um objetivo específico. Por exemplo, nunca gaste sua energia extra para fazer apenas mais um relatório idiota e braçal no Excel. Use sua energia para automatizar este processo e mostrar para a empresa que você é mais do que um puxador de informações do Microsiga. Aprenda com o erro dos caras que foram demitidos. Entenda o quanto você dá de lucro para a empresa e tente ver como você pode aumentar sua importância. Cuidado ao passar todas as informações para os outros - você pode estar sendo substituído em pouco tempo. Saiba guardar a mágica só para si, passando apenas o essencial para frente.

Saber sobreviver no mundo corporativo é complicado e exige que se tenha certos conhecimentos que vão muito além do que se ensina em casa, escola ou faculdade. A lei da sobrevivência fala mais alto e é necessário conhecer bem como funcionam as leis no mercado de trabalho, leis estas que passam muito longe do senso de justiça que nós conhecemos e apreciamos.

--

--