As cinco melhores linguagens de programação blockchain

Armando Couto 🇧🇷
programming to live
5 min readApr 29, 2022
blockchain. imagem de cadeado com correntes. linguagem de programação
Freepik

Se você, assim como eu, é uma pessoa voltada para a tecnologia, é provável que já tenha se perguntado como funciona a blockchain e criptomoedas, e quais as linguagens que fazem parte dessa tecnologia.

Neste artigo, respondo essas questões e ainda listo as cinco melhores linguagens de programação de blockchain para que você possa começar a aprender uma delas. Além disso, falo algumas curiosidades sobre o universo da programação em blockchain.

Dividi o texto nos seguintes tópicos:

  • O que é blockchain?
  • As 5 melhores linguagens de programação blockchain
  • Tudo que você precisa saber sobre o universo da programação em blockchain

Acompanhe!

O que é blockchain?

Blockchain é um tipo de base de dados que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação.

A base de dados blockchain consiste em uma cadeia de blocos conectados sequencialmente usando lógica criptográfica complexa.

Essa tecnologia foi utilizada pela primeira vez para implementar o Bitcoin e está em alta por garantir um nível alto de segurança em transações comerciais, levando grandes empresas e bancos a buscarem desenvolvedores blockchain.

Confira agora as cinco melhores linguagens de programação blockchain!

As 5 melhores linguagens de programação para blockchain

1 — C ++

C ++ é uma linguagem muito usada na programação blockchain. Talvez a preferência de muitos programadores em usar C++ seja devido ao sucesso absoluto do Bitcoin, que foi escrito nessa linguagem.

Porém, sua popularidade também pode ser justificada por outras qualidades.

Precisa, rápida, garante um desempenho alto e seguro.

O C++ ainda apresenta uma gama de recursos avançados que permitem programação orientada a objetos e é isso que conecta uma informação a outra nos códigos, semelhante à forma de conectar blocos a cadeias criptográficas.

2 — GO

Go é a linguagem de programação criada pelos engenheiros da Google em 2009 para resolver problemas da própria empresa, que dependia quase inteiramente de C++ e C.

É uma linguagem moderna que foi projetada para aumentar a produtividade. Por isso, é bastante rápida e conta com uma sintaxe reduzida, algo em torno de 24 palavras-chave.

Seu bom desempenho e as várias características avançadas auxiliam o programador a criar o primeiro blockchain. Não apenas isso, Go é referência em aplicações de blockchain e fornece, também, assistência mundial por meio da implementação inteligente de canais e outras interfaces.

3 — Java

O Java é outra linguagem que desafia o C ++ no quesito popularidade.

Java é em muitos aspectos semelhante ao C ++ no que diz respeito a sua abordagem orientada a objetos e uma vasta comunidade de aplicativos e plataformas de terceiros.

Apesar de muito semelhantes, o Java tem um diferencial: sua portabilidade.

Os programas feitos no Java usam o Java Virtual Machine, também conhecido como JVM universal, para sua execução. Assim, não dependem do sistema do sistema operacional e são compatíveis com qualquer dispositivo.

Essa também é a razão para o Java ter se tornado uma das melhores linguagens para programar blockchain.

4 — Solidity

Solidity é uma linguagem de alto nível orientada a objetos, e é similar a uma das linguagens de programação mais comum, o JavaScript. Se você entende JavaScript, vai ser fácil “pegar o jeito” do Solidity.

Tem características semelhantes às linguagens C++ e Python e foi pensada para ser executada na Máquina Virtual da Ethereum (EVM). Isso significa que Solidity utiliza a Ethereum, uma plataforma descentralizada de contratos inteligentes que valida operações automaticamente quando certas condições são cumpridas.

Solidity é estatisticamente tipada, suporta herança, bibliotecas e tipos complexos definidos pelo usuário.

5 — C #

Usado inicialmente com grande atuação apenas na Microsoft como parte do framework de desenvolvimento da empresa, o C # começou a ganhar destaque no mundo da programação.

É uma das melhores linguagens para blockchain por ser ágil e, assim como o Java, ter alta portabilidade, sendo executada por todos os dispositivos.

Seu recurso de programação orientada a objetos permite codificar blockchain sem que se perca em desempenho.

Além disso, sua sintaxe é muito parecida com outras comuns no dia a dia dos programadores, tais como C ++ e Java.

Tudo que você precisa saber sobre o universo da programação blockchain

bitcoin numa mão masculina. blockchain e melhores linguagens de programação
master1305 no Freepik

Você tem curiosidade sobre o universo da programação blockchain? Imagina como é trabalhar com isso e quanto é o salário de um blockchain developer? Neste tópico, respondo essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Qual a linguagem blockchain mais fácil?

Go é a linguagem de programação mais fácil por causa da sua sintaxe reduzida e objetiva. Como foi feita visando a produtividade, é muito rápida e conta com comandos avançados que são muito úteis na criação de blockchain.

Porém, há outras linguagens que também são fáceis. Se eu fosse colocar em ordem de facilidade para usar e aprender, seria: GO, Java, C#, C++ e Solidity.

Qual a melhor linguagem blockchain?

Depende. Não há um consenso entre os programadores. As opiniões se dividem entre C ++ e GO.

Qual a linguagem blockchain mais usada nas empresas?

Não é fácil precisar qual linguagem é mais usada, mas muitas empresas estão usando o GO. Como você já deve saber usar as linguagens mais conhecidas, invista algum tempo para aprender o Go e o Solidity também.

Por onde começar a aprender sobre blockchain?

Comece pelos conceitos básicos. Ler este artigo, por si só, já é um bom passo dado! Em seguida, procure materiais e cursos gratuitos para ir se familiarizando. Lembre-se, também, que o segredo para aprender é praticar, então siga tutoriais. Para que você inicie nessa jornada, pode começar pelo Learn da Microsoft.

Quanto ganha um desenvolvedor de blockchain?

Um desenvolvedor de blockchain ganha, em média, entre 3 mil e 4 mil reais, isso segundo o Glassdoor. Porém, o salário pode chegar a 10 mil reais.

Conclusão

Cada vez mais desenvolvedores estão migrando para essa área, seja para minerar criptomoedas ou para desenvolver jogos NFT que também usam moedas virtuais. O mercado de criptomoedas movimenta uma quantidade gigantesca de dinheiro todos os dias, então, nada mais justo que os programadores queiram se especializar nessa área.

Aqui, você conferiu as cinco melhores linguagens de programação blockchain.

Agora que já sabe quais são e quanto ganha um desenvolvedor de blockchain, comece a se dedicar para aprender. Como vimos, o Go e o Java são ótimas linguagens para começar!

Espero que este texto tenha sido útil para você. Se sim, não esqueça de avaliá-lo.

--

--