Gerando Let’s Encrypt em 7 passos

Armando Couto 🇧🇷
programming to live
2 min readFeb 25, 2023
Photo by Markus Winkler on Unsplash

Para gerar um certificado Let’s Encrypt, você pode seguir os seguintes passos:

1. Certifique-se de ter acesso ao seu servidor e de ter permissão para instalar os certificados SSL/TLS. Você também precisará ter um domínio configurado para apontar para o servidor.

2. Instale o cliente Certbot, que é uma ferramenta de linha de comando para gerar e instalar certificados Let’s Encrypt. A maneira exata de instalar o Certbot depende do sistema operacional que você está usando. Você pode encontrar instruções detalhadas para vários sistemas operacionais na documentação do Certbot (https://certbot.eff.org/instructions).

3. Execute o Certbot e peça para ele gerar um certificado para o seu domínio. Por exemplo, se você quiser gerar um certificado para o domínio “example.com”, o comando pode ser semelhante a este:

sudo certbot certonly --webroot -w /var/www/html -d example.com -d www.example.com -d *.example.com

Exemplo Wildcard SSL:

sudo certbot certonly --manual --preferred-challenges=dns --email email@gmail.com --server https://acme-v02.api.letsencrypt.org/directory --agree-tos --manual-public-ip-logging-ok -d "*.example.com"

Isso informa ao Certbot para gerar um certificado usando o método “webroot” e para procurar os arquivos do seu site em “/var/www/html”. Os dois domínios “example.com” e “www.example.com" serão incluídos no certificado.

4. Siga as instruções do Certbot para confirmar que você é o proprietário do domínio. Isso geralmente envolve colocar um arquivo em um local específico em seu site ou criar um registro DNS específico.

5. O Certbot gerará o certificado e armazenará os arquivos necessários em um diretório específico em seu servidor. Agora, você precisará configurar o seu servidor web para usar o certificado.

6. As instruções exatas para configurar o servidor web dependem do servidor que você está usando. O Certbot tentará detectar automaticamente o servidor e gerar as instruções relevantes para você. Se isso não funcionar, consulte a documentação do seu servidor web para obter instruções específicas.

7. Depois de configurar o servidor web, verifique se o seu site agora é acessível via HTTPS e se o certificado foi instalado corretamente. Você pode usar um serviço como o SSL Labs (https://www.ssllabs.com/ssltest/) para verificar se o seu site está configurado corretamente.

Tenho alguns outros tutoriais que podem ajudar, clique aqui para acessá-los.

Este texto foi útil? Então clique nas palminhas para avaliá-lo e incentivar a produção de novos artigos.

Até mais!

--

--