Modelo Evolucional de Times

Armando Couto 🇧🇷
programming to live
2 min readFeb 28, 2022
Photo by Hannah Busing on Unsplash

Olá pessoal novamente! O assunto que venho abordar hoje é sobre Modelo Evolucional de Times. Este assunto traz uma reflexão de como era o modelo de times na TI durante o século 20 e a evolução que tivemos no atual século 21.

Essa imagem retrata a divisão das equipes no século 20, pessoas separadas por setores.

Para alguns pode até fazer sentido e ainda hoje empresas continuam apostando ou ainda não conseguiram mudar essa forma de gestão. Esse modelo prega por uma divisão de hierarquia, isso prejudica muito, pois a comunicação é falha e são criadas muitas barreiras entre as equipes e consequentemente aos clientes. Como forma de consertar isso, grandes empresas enxergaram que era necessário algo mais disrruptivo.

"Não existe um modelo correto e sim o modelo ideal para a sua realidade!"

Um dos modelos mais conhecidos e bem sucedidos pelo mercado e que os livros mais pregam é o do Spotify, pois ele nos ajudou a ver uma nova distribuição de equipes.

Conforme vemos na imagem, ela retrata uma mudança cultural onde tem a troca de setor para times, perceba que cada time, chamado de Squad, tem pessoas de vários perfis, gerando:

  • Maior Autonomia;
  • Melhor comunicação;
  • Maior engajamento;
  • Auto gerenciamento;
  • Times focados em um determinada funcionalidade/produto.

Embora este modelo seja um sucesso, nem sempre se encaixará 100% em uma empresa, cada organização tem a sua realidade, isso quer dizer que o modelo deverá ser adaptado.

O que você achou dessa reflexão? Como funciona na sua empresa? Deixe o seu comentário!

Espero ter ajudado. Até a próxima!

--

--