Redimensionando o volume de uma máquina linux

Armando Couto 🇧🇷
programming to live
3 min readApr 15, 2022

Talvez você tenha chegado aqui por ser um entusiasta do Linux. Seria compreensível já que o Linux é um software livre, de código aberto e totalmente gratuito. Se esse não é o caso, talvez você seja um curioso que decidiu colocar os pés fora do Windows. Pode ser, ainda, que você seja um profissional da área de TI que trabalha como administrador de servidores Linux. De qualquer forma, você precisou ou precisa redimensionar o volume da sua máquina, então seja bem-vindo, está no lugar correto.

O sistema operacional, seja o Linux ou outro, conta com divisões abstratas do seu HD, o que chamamos de partições. Como o próprio nome diz, partições são “partes”. Trata-se de espaços virtuais em gigabytes que são bem delimitados, cada um destinado a alguma atividade específica. A partição do disco faz com que, por exemplo, a mudança no conteúdo de uma não influencie na outra, já que elas estão separadas, ou seja: formatou uma partição? Sem problemas, as outras estão a salvo.

Apesar de serem bem delimitadas, não são imutáveis. No momento em que você precisa de mais espaço em uma partição, é perfeitamente viável redimensionar o espaço.

Para ajudar você a redimensionar o volume da sua máquina Linux, este artigo aborda:

  • Como dar SSH na instância
  • Como redimensionar a partição
  • Como redimensionar o sistema de arquivos
  • Como verificar se o redimensionamento deu certo

1 — Dar SSH na instância e redimensionar a partição

Antes de começar, use o comando lsblk (list block) para checar os blocos na máquina e exibir os dados dos dispositivos conectados.

Aparecerá algo como a mensagem a seguir:

lsblk
NAME MAJ:MIN RM SIZE RO TYPE MOUNTPOINT
xvda 202:0 0 16G 0 disk
└─xvda1 202:1 0 8G 0 part /

Repare que o /dev/xvda1 é uma partição de 8GB num dispositivo de 16GB totais. Perceba que esse volume não tem mais nenhuma partição, então vamos usar o comando growpart para modificar o tamanho da partição de 8 para 16GB.

Lembre de instalar o “cloud-guest-utils” se não estiver instalado:

sudo apt install cloud-guest-utils

O comando abaixo redimensiona a partição:

growpart /dev/xvda 1

Agora vamos checar o resultado para ver se conseguimos alterar o tamanho da partição. Utilizamos novamente o comando lsblk e verificamos se a alteração foi um sucesso:

lsblk
NAME MAJ:MIN RM SIZE RO TYPE MOUNTPOINT
xvda 202:0 0 16G 0 disk
└─xvda1 202:1 0 16G 0 part /

Pronto! Você conseguiu redimensionar o volume da partição, mas não comemore ainda porque não acabou. Redimensionar o volume não é o mesmo que aumentar o tamanho da partição.

Para utilizar o novo espaço da partição, você deve redimensionar o sistema de arquivos.

2- Redimensionar o sistema de arquivos

Para isso, vamos usar o comando df para checar algumas informações do uso do disco, e acompanhar o aumento do espaço disponível. Usaremos também o comando resize2fs para estender o sistema de arquivos no volume.

Checamos o uso disco antes do redimensionamento. Note que “Avail”, atributo que diz o quanto do disco está disponível, Mostra 1.1 gigas:

df -h
Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
/dev/xvda1 7.8G 6.3G 1.1G 86% /

Agora redimensionamos o filesystem com resize2fs

resize2fs /dev/xvda1

E checamos novamente o uso do disco para ver o resultado. Agora, o atributo “Avail” mostra 8.7 gigas:

df -h
Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
/dev/xvda1 16G 6.3G 8.7G 42% /

Portanto, temos zero tempo de inatividade e bastante espaço novo para usar.

Conclusão

Apesar de não ser tão difícil redimensionar o volume da máquina, é bem problemático ficar procurando formas alternativas de arranjar mais espaço. Demanda tempo e uma boa dose de paciência.

Espero este artigo tenha ajudado a redimensionar o volume da sua máquina Linux. Clique nas palminhas para incentivar a produção de mais textos. Até mais!

--

--