Usando o XenServer para criar um repositório local do tipo ISO

Armando Couto 🇧🇷
programming to live
4 min readApr 16, 2022
Freepik criado por wirestock

É bem verdade que você pode instalar uma máquina virtual sem fazer uso de um repositório de armazenamento, mas não é interessante ter esse trabalho todo.

Graças ao surgimento da plataforma Xen Orquestra, e mais especificamente do XenServer, é possível criar um repositório virtual e, aí sim, criar sua máquina virtual. Talvez a facilidade possa poupar um pouco sua mão com tendinite, espero eu.

Neste artigo, explico o que é uma máquina virtual, o que é o XenServer e, por fim, mas não menos importante, explico em detalhes como criar um repositório de armazenamento tipo ISO no XenServer.

O que é uma máquina virtual?

A máquina virtual, ou VM para os íntimos, é um software que funciona exatamente como um computador completo, tornando a memória, o processador, a instalação e execução de programas em processos virtualizados.

Numa explicação simplificada, a VM é como uma simulação de computador. Por meio dela, você instala e executa programas sem comprometer a máquina real.

Antes, o nível de dificuldade de configurar o seu computador para receber a máquina virtual era um pouco maior, principalmente quando o seu sistema era no formato ISO, por que não existia o Xen Orquestra nem plataformas similares a ele. O procedimento, então, era instalar a VM sem o repositório de armazenamento (também chamado SR, do inglês “Storage Repository”).

Olha o trabalho que você teria:

$ xe sr-create name-label=LocalISO type=iso device-config:location=/var/opt/xen/ISO_Store device-config:legacy_mode=true content-type=iso

Ao invés de fazer esse código complicado, agora é possível criar um repositório de armazenamento de forma mais simples, basta usar o Xen Orquestra.

Mas, afinal, o que é o Xen Orquestra?

O Xen Orquestra, apelidado de XO, é como uma ponte entre você e diversos hosts do XenServer.

O Citrix XenServer é uma plataforma de gerenciamento de servidores virtuais como o Windows e o Linux. Foi pensado para facilitar sua vida, já que não requer configuração específica como a do repositório de armazenamento. Esse programa tem os recursos necessários para criar e gerenciar uma VM, o que permitirá que você instale a VM no seu PC.

Tem vários motivos pra você querer usar o Citrix Xenserver:

  • Você tem acesso ao arquivo ISO, mas ele não aparece na lista de ISO da sua pasta.
  • Você não quer criar um storage compartilhado.
  • Você quer um jeito simples para começar a usar seus arquivos do tipo ISO.

AVISO: se vc tem só 4gb de espaço livre no armazenamento. Dê preferência a um HD externo ou um pendrive, para ter certeza de não “encher” o Dom0 (Domínio 0 do Xen) a 100%.

Neste tutorial, explico como criar um repositório tipo ISO no XenServer em dois passos simples.

1 — Escolha o diretório que será utilizado

Para começar você precisa usar alguma pasta do sistema. Pode utilizar o comando /tmp se quiser, mas ele fará com que o conteúdo seja perdido depois de uma reinicialização. O que recomendo é que você crie uma pasta dedicada na sua máquina:

$ mkdir -p /var/opt/xen/ISO_Store

2 — Crie um repositório de armazenamento no Xen Orchestra

Clique em Add SRpara adicionar um SR.

Na próxima aba aberta, na parte de Configurações Gerais escolha Local ISO, como tipo. Use o seu diretório local de preferência.

Em seguida, clique em Create SRpara finalizar a criação do repositório de armazenamento.

Feito! Agora todo Arquivo ISO que você adicionar nessa pasta, vai ser visível na lista de Arquivos ISO quando for criar sua máquina virtual.

Conclusão

Como você deve ter reparado, com o uso do Xen Orchestra a criação do repositório foi bem mais fácil! Agora você pode criar sua máquina virtual à vontade. Caso crie no Linux, alguns dos artigos a seguir podem ser úteis:

Avalie esse texto se o conteúdo foi útil. Até a próxima!

--

--