Criação de Novo Sitemap

Post escrito por: Joao De Brito

Muitas vezes, acontecem estes sentimentos quando estamos num site,

Durante a nossa análise ao sitemap actual do site da Quercus, notámos que existia um excesso de informação e que se apresentava de uma maneira pouco organizada e com informação pouco sucinta.

O nosso principal objectivo nesta nova era consistia na criação de menos páginas de navegação sem descurar a informação. Existiam páginas com pouco conteúdo e que o seu nome de chamada em menu pouco importava para a hierarquia e arquitectura de informação.

Queríamos primar pela boa leitura e que esta informação visual retenha a atenção do utilizador.
Sitemap Timblee

Simplificámos a forma de navegar e hierarquizámos a informação relevante para o nosso objectivo conceptual que tem de ter em conta o objectivo da organização: em primeiro, as doações para a sua sobrevivência e, em segundo, a comunicação das suas actividades como organização.

Demos relevo ao nosso conceito “O meio ambiente és tu” no topo do hierarquia seguido pela doação através das experiências que a Quercus oferece finalizando a área de “ataque” com a Incubadora que achamos ser um misto de doação e comunicação.

Dentro da óptica do utilizador do website da Quercus queremos dar mais visibilidade aos pontos referidos acima, mas achamos que não podemos descurar todas as informações pertinentes da organização: História, Orgãos Sociais, programas e núcleos. Para esta fase criamos o “Mundo Quercus” em menu e em destaque na homepage onde se assimila toda a informação institucional da Quercus e que vive e actua no seu próprio espaço.

Continuando na óptica de sensibilização da Quercus criámos dois pontos pertinentes à call to action do utilizador: Denúncias e a rubrica “Que causa és tu?”

Na nossa análise final, achamos que criámos um sitemap com navegação mais moderna, mais directa e mais virada para o utilizador e menos para a quantidade de informação que padecia o antigo site. Um site com demasiada navegação, confusão e pouca lógica o que fazia com que o utilizador se sentisse saturado.

Pautando pela simplicidade de informação que um footer deve ter adoptamos esta posição na navegação para melhor comunicar pontos chaves do Mundo Quercus.


Review de Software: Timblee

Na nossa pro-actividade de avaliarmos os softwares disponíveis para cada área que vamos desenhando no projecto recomendo o Timblee, pois ofereceu uma dinâmica versátil e fácil de trabalhar, de partilhar e de organizar. Padece de melhor iconologia e opções de customização.

Visitem: https://timblee.com/