Conheça o Projeto Altitude

Por cidades verdes & comestíveis. Sim, é possível!

Crédito: Guilherme Leporace / Museu do Amanhã

A ideia do Projeto Altitude nasceu da parceria entre o Clube Orgânico e a CARPE - Projetos Socioambientais. Individualmente, esses negócios empreendem, de diversas formas, pela expansão da agricultura orgânica na vida das pessoas, mas estava cada vez mais claro a necessidade de trazer essa pauta ainda mais para perto da vida das pessoas.

Desse entendimento, nasceu o Projeto Altitude.

O projeto não é só horta urbana, nem apenas a agricultura pela agricultura: é uma plataforma de educação socioambiental que, através do plantio, transforma espaços urbanos cinzas em plataformas hiper-locais de produção de alimentos orgânicos.

Ou seja: áreas verdes! E comestíveis!

Mais do que plantar, a horta é, na verdade, um projeto de educação, com o intuito de aproximar toda a comunidade — apoiadores, agricultores, chefs de cozinha e moradores do entorno — em um ambiente colaborativo de troca e aprendizado.

Formado por empreendedores, engenheiros ambientais e apaixonados por comida, o Projeto Altitude é uma escola gratuita e humana de contato direto com a terra.

Thomas Mendonça, da CARPE, por: Guilherme Leporace / Museu do Amanhã

QUEM REALIZA

O Projeto Altitude é a soma de um monte de gente boa para realizar algo que parece impossível: plantar uma horta orgânica no coração da selva de pedra e trazer para a discussão o papel da comida no futuro que queremos para a cidade em que vivemos.

Conheça os realizadores e apoiadores:

Clube Orgânico

O Clube Orgânico vai muito além das cestas. É a conexão do campo com a cidade, a ligação direta entre consumidores e produtores de alimentos orgânicos. Através de uma assinatura, você apoia de forma recorrente um produtor orgânico local e recebe, em troca, os frutos dessa relação: um pedacinho da horta chegando sempre na sua casa.

A experiência de mais de 2 anos — mil associados e 80 toneladas de alimentos entregues — é a certeza de que a chave para a mudança e a consciência alimentar está exclusivamente ligada à educação.

CARPE — Projetos Socioambientais

A missão da CARPE é transformar os espaços em busca de sustentabilidades e harmonia. Não estranha, não, sustentabilidades é no plural mesmo, porque ela acontece através do consumo consciente, da criação de recursos e da diminuição da pegada ecológica que todos deixamos por aí.

Os 4 fundadores, que também são produtores orgânicos, possuem vasta experiência em hortas urbanas e estão à frente do cultivo do projeto.

152 Benfeitores

A realização do Projeto Altitude só foi possível graças ao apoio de pessoas que, assim como nós, acreditam que a base de uma cidade mais verde e justa é através da colaboração. Foram, ao todo, 152 benfeitores que financiaram coletivamente o projeto através da Benfeitoria.

Aqui, você vê a lista completa:

Youse

A Youse é a seguradora da Caixa Econômica que nasceu para fazer diferente nesse mercado. Pra começar, sua proposta de retorno para a sociedade foi bastante clara e inovadora: se uniu à Benfeitoria para apoiar, através de matchfunding, projetos e iniciativas com o viés da colaboração.

Matchfunding? Entenda essa nova forma de financiamento coletivo:

Para o Projeto Altitude, o apoio da Youse na forma de patrocínio foi de cerca de R$ 15.000,00 — metade do valor pedido durante o financiamento.

HORTA PILOTO & OFICINAS

Para colocar a mão na terra e tirar todo esse sonho do papel, contamos com um parceiro à altura: o Projeto Altitude ganhou vida no Museu do Amanhã, através do apoio do NOZ — Programa de Amigos do Museu.

Da parceria, nasceu a Horta do Amanhã, um instrumento pedagógico para atividades de educação ambiental, reflexão sobre modos de produção e consumo e o acesso à uma alimentação saudável e de qualidade.

A exposição da horta fica na parte externa do Museu, por isso sua visita é gratuita e livre em qualquer dia ou horário. Que tal agendar um passeio?

Crédito: Guilherme Leporace / Museu do Amanhã

CONTATO

Ficou interessado e quer saber mais sobre o Projeto Altitude? Que tal levar adiante uma horta na sua cidade ou região? Fale conosco, estamos aqui:

altitude@clubeorganico.com


E se gostou, clica no ❤!