Módulo Infantil Agosto: Conexão entre Pais e Filhos

As crianças trazem um novo olhar, tem outro tempo, olham com mais calma, se surpreendem, estão sempre apreendendo enquanto re-elaboram o mundo e, assim, se descobrindo. Como se conectar com elas de modo que possamos ser esse instrumento que permita que seu potencial único se desenvolva?

Como criar um ambiente que ela se reconheça? Como compreendê-la, criar um diálogo de abertura, confiança e proximidade?

-> 31 de Agosto — 4ª feira, das 12:30 às 14:00hs.

Infância: A poética do princípio ao encontro humano no educar, com o educador Severino Antonio.

Um diálogo que faça ressurgir a poética do princípio, não apenas com o significado de começo, mas também como fundamento, sentido, razão de ser: conhecer e reconhecer aspectos fundamentais da infância, religando o que ensinamos e o que aprendemos com ela, é uma maneira fecunda de honrar a criança e também a nós, despertando o desejo de recomeçar, de salvar o presente e a vida futura.

-> 14 de Setembro — 4ª feira, das 12:30 às 14:00hs.

Um encontro com o brincar, com a com a educadora e pesquisadora de brinquedo e brincadeiras, Renata Meirelles

Como brincam nossas crianças hoje? Como estamos enxergando o brincar atualmente? Deixar que as próprias crianças encaminhem nosso olhar para as necessidades e buscas do imaginário infantil, e como isso se relaciona com as potencialidades do ser humano, é a proposta desse encontro.

-> 21 de Setembro — 4ª feira, das 12:30 às 14:00hs.

Ser que se é: Intenções e desenvolvimento da criança, com a educadora Daniela de Rogatis

Palestrantes:

Severino Antonio
Educador e escritor, é Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp. Há quarenta anos se dedica educação de crianças, além de trabalhar com formação de professores. Autor de vários livros, ministra palestras e cursos em todo o Brasil e em seminários internacionais, difundindo a necessidade essencial de poetizar o pedagógico, de recriação de sentido e reencantamento com o mundo. É professor do Programa de Mestrado em Educação Sociocomunitária do Unisal-SP. Participa também do Conselho Consultivo do Instituto Alana — Projeto Prioridade Absoluta, que atua na promoção e defesa dos direitos das crianças.

Alguns livros publicados: “Utopia da Palavra — educação, linguagem, poesia”, Adonis, 2015; “Constelações, uma escuta poética da infância”, Adonis, 2014; “Uma pedagogia poética para as crianças”, Adonis, 2013, com Katia Tavares; “A irmandade de todas as coisas — diálogo sobre Ética e Educação”, Diálogos do Ser, 2010.

Renata Meirelles
Mestre pela Faculdade de Educação da USP, vem desde 1994 pesquisando brincadeiras infantis em diferentes regiões brasileiras. Autora do livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti. Idealizadora do Projeto BIRA — Brincadeiras Infantis da Região Amazônica (www.projetobira.com) e do Projeto Território do Brincar (www.territoriodobrincar.com.br), uma co-realização com o Instituto Alana. Em parceria com David Reeks dirigiu vários curta metragens sobre a infância brasileira e o longa metragem “Território do Brincar”. Curadora das exposições “Mais de Mil Brinquedos da Criança Brasileira” no SESC Pompeia e “Trilhas do Brincar” em diferentes unidades do SESC.

Daniela de Rogatis
Educadora, pesquisadora e consultora na área de Educação e Família. Certificada em Biologia Cultural com o Phd. Dr. Humberto Maturana, da Escuela Matriztica de Santiago, Chile. Participa dos projetos internacionais do 21h Century Skills for Child Education, das iniciativas de educação individualizada e tutoriais do All Kinds of Minds Institute, além de diversos eventos do Project Zero e do Future of Learning em Harvard, entre outros.