Suicidas

Dutra
BROS
Published in
3 min readJul 23, 2014

--

Um romance policial tenso do inicio ao fim.

“Um porão, nove jovens e uma Magnum 608. O que poderia ter levado universitários da elite carioca — aparentemente sem problemas — a participar de uma roleta- russa?

Um ano depois do trágico evento, que terminou de forma violenta e bizarramente misteriosa, uma nova pista, até então mantida em segredo pela polícia, ilumina o nebuloso caso. Sob o comando da delegada Diana Guimarães, as mães desses jovens são reunidas para tentar entender o que realmente aconteceu, e os motivos que levaram seus filhos a cometerem suicídio.

Por meio da leitura das anotações feitas por um dos suicidas durante o fatídico episódio, as mães são submersas no turbilhão de momentos que culminaram na morte de seus filhos. A reunião se dá em clima de tensão absoluta, verdades são ditas sem a falsa piedade das máscaras sociais e, sorrateiramente, algo maior começa a se revelar.” — Sinopse de Suicidas, livro de Raphael Montes.

Comecei a ler um livro de romance policial que me tirou do eixo, no bom sentido. Bem que a sinopse já resume bem a base da obra do Raphael Montes, mas eu tinha que escrever um pouquinho desse livro, só um pouquinho.

A história de Suicidas vai sendo contada através de um interrogatório que está acontecendo, onde a delegada Diana Guimarães convocou as mães dos jovens para fazer algumas perguntas e mostrar uma nova pista encontrada. No caso a pista é uma especie de diário que um dos jovens suicidas deixou, o diário relata dias antes do incidente até o momento que de fato ocorreu o suicídio coletivo. Além do diário há também algumas anotações deixadas pelo mesmo jovem, porém as anotações falam mais do próprio jogo do que com o caso em si, mas é uma das pistas para desvendar esse terrível caso.

Ou seja, você acompanha o interrogatório até o momento que a delegada decidi ler um capitulo do diário, então a história dá uma pausa para que você possa também ler o mesmo trecho do diário e as anotações que a delegada estaria lendo, depois a narrativa volta-se para o interrogatório novamente. Assim vai sendo construindo todo o suspense e mistério do livro, já que você vai acompanhando o andamento do caso, como se fosse em tempo real.

É sério, o livro te prende até a ultima, ULTIMA, palavra. Sério, vou ser redundante mas eu fui até a ultima palavra com “O que será que realmente aconteceu?” na mente, apesar de algumas revelações, sempre tem algo a mais na próxima página. Claro, eu já gosto bastante de clima de suspense, sabe aqueles filmes que o mistério vai se desenrolado e você só sabe a verdade no final? Então, eu sou fã de histórias assim, se você também gosta de suspense, Suicidas é o livro pra você, mas se você não gosta muito de ficar com curiosidade, melhor passar longe do livro.

“Pois eu sou louco. Estou aqui, disposto a morrer por isso. Por minha loucura. Por minha louca paixão pela escrita, pelo entretenimento que a literatura pode proporcionar. Estou aqui por você, leitor. Espero sinceramente que você tenha se divertido bastante até o momento. É pena saber que este será o único livro meu que você poderá ler. Não escreverei outros. Ainda assim, espero que tenha cumprido meu objetivo. Agora vou pegar a arma e atirar na minha cabeça. Se eu não voltar, você já sabe… Este é o último capítulo” — Trecho.

Trailer do livro (Book trailer):

https://www.youtube.com/watch?v=qAvKqV4EuCU

Suicidas — Coleção Série Negra foi publicado pela editora Benvirá e está custando por volta dos 30 Reais na Saraiva, numero de páginas: 488 páginas.

E ai gostou? Me segue lá no Twitter: @washingtondtr

--

--

Dutra
BROS

Um publicitário que encontrou na fotografia e no design, o que sempre amou fazer.