Viva as lembranças!

Dutra
BROS
Published in
2 min readJan 11, 2018

--

Coco, animação da Disney-Pixar, 2017.

Anotando uma data e outra na agenda me lembrei que não recordo o dia exato em que minha avó faleceu, foi em 2016 e lembro de tudo, menos da data. Pensei nisso por alguns instantes até que voltei as minhas anotações. A noite deitei com minha esposa e juntos assistimos a Coco (“Viva — A Vida é Uma Festa” no Brasil) e em menos de duas horas depois estava chorando de soluçar.

Coco é uma animação da Disney-Pixar dirigida por Lee Unkrich, o mesmo cara de Toy Story 3, e que se passa durante a festa típica mexicana, Dia de Los Muertos. A sinopse conta que o menino Miguel quer muito ser um músico, mas precisa lidar com a desaprovação de sua família, até que em um certo momento ele acaba indo parar no Mundo dos Mortos. É bem simples.

A animação não dialoga sobre celebrar a morte, mas sim as pessoas que já se foram. Mostrando uma visão de que a vida e morte não se opõem, se complementam. O filme é divertido o tempo todo e lida com tremenda naturalidade em relação a vida e morte.

Me emocionei ao final não só por lembrar da minha avó e de outros entes queridos que perdi, mas pelas mensagens que o filme passa através de uma aventura divertida, colorida e musical. A Pixar te convida a deixar viva a memória daqueles que foram importantes para você e sua família.

Se lembrar é perpetuar ensinamentos, histórias, conselhos, alegrias. Fazer o pouco tempo que temos aqui transcender e ecoar por gerações, afim que a memória continue Viva!

--

--

Dutra
BROS

Um publicitário que encontrou na fotografia e no design, o que sempre amou fazer.