BRAxSUI

Judite Cypreste
Projeto Coração Radiante
2 min readJul 22, 2018

O primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa 2018 foi contra a Suíça. Com um empate como resultado, durante a partida as atenções pareciam estar todas em Neymar, ou melhor, em seu novo cabelo. Outro destaque foi o goleiro Alisson, que estourou um balão vermelho suíço que caiu no campo e rendeu muitos memes.

Nesta primeira análise, é preciso deixar clara uma falha humana: entretida com o jogo, esqueci de colocar o programa para rodar no começo da partida. Quando lembrei, já havia se passado 25 minutos do primeiro tempo e o gol (do Brasil!) já havia acontecido.

Peço perdões por esse lapso e por começar o projeto com essa falha. Em contrapartida, vejo esta atitude minha também como algo a ser pautado nesta análise: quem nunca postergou algo por estar entretido com uma partida de futebol, que atire a primeira bola vermelha suíça para Alisson estourar.

As palavras mais frequentes resultaram em uma Nuvem nada educada. Aclamado, Neymar foi o segundo termo mais dito na amostragem de tuítes. O apelido “Ney” também aparece no top das 100 palavras mais ditas. Destaques para o não esquecimento do fatídico 7x1, a menção ao presidente Temer e aos times do Flamengo e Corinthians. Vale lembrar que os únicos times brasileiros que emprestaram jogadores para a seleção foram o Grêmio e o time paulista.

Clique nas palavras para dar zoom, para voltar clique no título.

Mas porque então o time carioca figurou entre as 100 palavras?

Uma rápida visualização nos tuítes delatou uma das razões: ao invés de usar a camisa amarela da Seleção canarinho, muitos torcedores resolveram vestir a camisa rubro-negra em apoio.

“Com que roupa, eu vou?” — torcedores trocam o ‘amarelo canarinho’ pelo rubro-negro:

“Geral na rua com a blusa do Brasil e eu com a minha do Flamengo melhor seleção meus amigos.”

“Vou sair mais tarde com a blusa do Flamengo pq a do Brasil eu não tenho.”

“Aí queria uma camisa do brasil, só tenho a do meu flamengo.”

“DESCULPAAA BRASIL MAIS VOU ASSISTIR O JOGO COM A CAMISA DO FLAMENGO KKKK. MINHA SELEÇÃO VESTE VERMELHO E PRETO!”

--

--

Judite Cypreste
Projeto Coração Radiante

Acredito que um bom jornalista de dados entrega mais do que tabelas e números percentuais incompreensíveis.