O PROJETO

Judite Cypreste
Projeto Coração Radiante
2 min readJul 22, 2018
GRUPO REVELAÇÃO — CORAÇÃO RADIANTE

Já diria a música “Coração Radiante”, que empresta também seu nome a esse projeto:

Coração Radiante é como nós brasileiros nos sentimos frente a uma partida de futebol. E como me sinto colocando os resultados de um trabalho que levou meses no ar. É como o eu lírico da música se sente frente a pessoa amada.

E, como em todo jogo de futebol que se preze, o brasileiro é o rei dos palpites. É quem mobiliza a todos com as suas convicções, monta esquemas táticos incríveis, convoca o time dos sonhos e cria os gritos de guerra que serão entoados durante o espetáculo no gramado.

O brasileiro é um técnico de futebol nato, de alma, de coração.

Por conta disso, surgiu a ideia de entender como o torcedor brasileiro reage durante uma partida de futebol da Seleção através do Twitter. Quais são seus termos favoritos? Como estão os seus ânimos durante os lances? De que forma o torcedor se comporta e reage frente a um gol ou um cartão amarelo?

Graças aos ensinamentos do professor Fernando Masanori, um grande professor, este projeto aconteceu.

Uma primeira reportagem deste tipo foi feita por mim para a Folha de S.Paulo no começo deste ano. Foi o primeiro jogo contra a seleção alemã após a amarga derrota do 7 a 1. Mas e na Copa? Como os brasileiros, reis dos memes e imperadores da ousadia&alegria, reagiriam ao maior campeonato de futebol do planeta?

Bom, uma tentativa de analisar os sentimentos em tempo real foi realizada.

É importante ressaltar que este projeto não deseja ser de forma alguma uma verdade absoluta. Afinal de contas, qualquer tentativa de fazer as opiniões do Twitter como porta-voz seria, no mínimo, mau-caratismo.

Entretanto, não seria por isso que essa análise não teria o seu valor. O número de mensagens raspadas pelo programa deixou o meu computador travado muitas vezes. Foram aproximadamente 608 mil tuítes coletados em todos os cinco jogos da Seleção Brasileira. É muita gente e muito meme que vai ser copiado no Facebook depois.

É muita paixão (e ódio) envolvidos para serem desperdiçados.

--

--

Judite Cypreste
Projeto Coração Radiante

Acredito que um bom jornalista de dados entrega mais do que tabelas e números percentuais incompreensíveis.