Aconteceu…

Liliane Wanessa
Projeto Montag
Published in
2 min readApr 2, 2021

Oi! Sejam bem- vindas e bem- vindos.

Para comemorar o aniversário do projeto Montag (01/04) começara no blog uma serie, intitulada, Aconteceu que consiste em vários pequenos textos que fala sobre que aconteceu, algo comum do dia colocada sob a luz da reflexão. O que casa com a ideia do nosso novo livro Momento poetizados. Apresento para vocês abaixo o primeiro texto da série, espero que apreciem.

Parar e escutar

Quando vou estar presente inteiramente em uma conversa? Atenta em cada frase de uma conversa, principalmente, quando a pessoa quer desabafar? Em todas as ocasiões em que alguém contou sobre os seus problemas eu sempre falei qual seria a possível solução e até às vezes aponto um bom ensinamento que a situação deixou. Nunca passou pela minha cabeça igualmente ao locutor da canção Onde Deus pode me ouvir do cantor e compositor Vander Lee que expressa esse desejo nesses versos:

Sabe o que eu queria agora, meu bem?

Sair, chegar lá fora e encontrar alguém

Que não me dissesse nada

Não me perguntasse nada também

Que me oferecesse um colo, um ombro

Onde eu desaguasse todo desengano […]

Eu nunca fui esse alguém que não fala nada, nem pergunta nada e que nem oferecesse nada e que oferecesse um colo ou um ombro. Cheguei a conclusão que ajo assim por causa do fato de ser muito difícil parar e escutar. Tem um livro que li que se chama: Como falar corretamente e sem inibições do escritor Reinaldo Polito que fala sobre isso e o porquê ocorre (capítulo 3; na página 71; edição 111ª edição) a explicação é a seguinte:

Diferentes estudos mostram que nosso pensamento trabalha em uma velocidade quatro vezes mais rápida do que as palavras transmitidas oralmente. pense na ociosidade da nossa mente quando estamos ouvindo alguém falar. Ele vai precisar de um minuto inteiro para expressar o que podemos compreender em 15 segundos. Então, temos 45 segundos para nos envolver com divagações alheias ao que está sendo comunicado.

Independente da causa que me leva a não parar e escutar o outro acredito que todo esforço para escutar seja validado para estar verdadeiramente em uma conversa. Eu não sei se um dia conseguirei, mas tentarei.

Liliane Wanessa

--

--