Como fazer um poema

Liliane Wanessa
Projeto Montag
Published in
5 min readOct 19, 2017

Oi seja bem vindo !

Já sei você está aqui para aprender para fazer um poema, mas antes de ensinar a fazer vou adivinhar o motivo que te trouxe até aqui:

Primeiro motivo: Você está bem na aula de português e até que aula não estava chata. O seu ( a sua) professor (a) está falando de gênero textual e de repente ele (a) decide que a tarefa de casa é fazer um poema sem levar em consideração que você nunca fez isto e nem gosta de poema ( se você gostar de poema já é meio caminho andado para aprendizado). Acertei? Se sim eu te entendo passei por esta situação no meu caso a história foi mais longa eu até que sabia rimar (não tinha nada contra os poemas) e faltei no dia que para entregar, lembrei de durante a noite que amanhã eu ia comparecer a escola e teria a aula de português e para dizer que apesar te ter faltado na última aula tive o trabalho de fazer a tarefa fiz um soneto, um tipo de poema, que saiu mais sem rimar do que tudo que fala sobre professor ( como sou maquiavélica fiz este tema só pra ter certeza que o professor ia receber por favor não siga meu mau exemplo) como era de se espera ele adorou e começou a dizer que era uma artista. E não é que ele tinha razão então amores não reclamem da tarefa se casa ela pode ajudar a descobrir algo sobre você mesmo, no meu caso descobrir que era um poetisa apesar do meu primeiro poema sair sem rima descobrir que gostava de fazer poemas e hoje tenho o meu livro virtual no wattpad, um aplicativo de leitura que se encontra no play stoty, e estou participando do projeto Montag que tem diversos livros no wattpad e um deles e conjunto de poemas de vários autores quem sabe você gosta de algum poema.

Então a minha primeira dica é:

• Saiba de que tipo de poema você gosta, assim você terá base para produzir um.

Segunda dica:

• Se não sabe do qual é o estilo de poema que você gosta encontre o que você acha poético, ou seja algo, que te inspire. Por exemplo: um pisca-pisca, sim aquelas luzinhas que fica na árvore de natal pode ser poético, é sério! Vou lhe dar provas concretas:

Outra vez anoitece é época de natal

Os pisca-piscas é tirado do fundo

Da gaveta.

Passam a enfeitar as árvores, as casas

As ruas uma tradição tão comum que

Estas luzes são ignoradas por quem passa pela rua

Porém não pelas criancinhas

Elas olham fascinadas para

O pisca-pisca que acabam de conhecer

O que sera que passam pela sua cabeça

Ao verem estas luzes tão peculiares

Será que elas pensam que são vagalumes que

Resolveram ali pousar ou estrelas que resolveram ali descansar

Quem sabe? Mais um mistério doce da vida.

Taram acabei de escrever um poema. Deixe a sua criatividade solta você pode falar da bola que caiu no quintal do Vizinho e ele não quis devolver, sobre o seu Amor platônico, Crush se assim preferir, sobre o (a) fofoqueiro (a) da rua, sobre a flor que roubar que queiras mas alguém roubou no seu lugar. Você tem um universo poético a seu redor observe e conseguira ver.

Segundo motivo) Você veio até aqui porquê até simpatiza com o poema e de repente bateu aquela curiosidade sobre como se faz um poema. Bem vindo a barco você é o poeta só que talvez ainda não saiba:

A dica que lhe dou é:

• Se obrigue a escrever todos os dias. Isto ajudou me muito quando decide declarar me poetisa. Lembrou como fosse eu estava perto ir para ensino médio no dia 26/06/13 minha mãe trouxe um caderno pequeno, detalhe a capa era do Patati Patata, e disse que era para escrever poemas nele. Eu decidi fazer pelos um poema por dia, às vezes estava cansada já estava de noite, mas mesmo assim eu pegava o caderno para escrever e isto ajudou me muito, hoje não escrevo todos dias porquê já sinto necessidade de escrever, a inspiração surgi em mim e não sei explicar como.

Terceiro motivo) você veio até aqui por motivos românticos. Oh que bonitinho finalmente decidiu parar de pegar imagens do google com frases feitas que foram repassadas mais de 1.500 vezes. Elas são lindas, mas quem é melhor do que você para saber seus sentimentos. E com certeza a pessoa que você ama já recebeu um monte dessas imagens. Sinceramente eu não sei onde as pessoas conseguem tanta imagem de bom dia + mensagem para colocar no grupo eu nem olho para não ter trabalho de excluí depois para ter de volta a memória do meu celular.

Se este é seu motivo a dica que lhe dou é a mesma do primeiro motivo: ler poemas e saber o que a pessoa amada tem de inspirador.

Atenção: regra que vale para todos independente do motivo que lhe trouxe aqui leia em voz alta o poema que estás produzindo cada verso para ouvir e descobrir se há sonoridade no poema que esta produzindo.

Essa são as ferramenta que uso para produzir um poema, claro de maneira inconsciente, mas se você continua perdido abaixo está alguns link de site que explica como fazer um poema:

https://pt.m.wikihow.com/Escrever-um-Poema

http://pucrs.br/gpt/poesia.php

http://www.divertudo.com.br/oficina/oficina-txt.html

Tchau, sinto enorme prazer em conhecê-lo (a) espero te rever de novo.

Agradeço a visita

--

--