A relação entre homem e organização

Renato Diniz
Projeto Pato
Published in
3 min readSep 13, 2018

O setor de inovação e tecnologia está entre os que mais proporcionam benefícios diretos aos seus funcionários como alimentação, academia no local, carga horária de trabalho flexível e até férias patrocinadas (Gillett, 2018). Simultaneamente, é o setor de maior taxa de evasão de funcionários (Booz, 2018), com taxa de retenção média entre as 10 maiores empresas do setor sendo inferior a 2 anos (Peterson, 2017). O que está acontecendo?

Foi com uma frase de um amigo meu, que largou o Google após um ano para trabalhar numa startup, que comecei a compreender melhor a situação.

Não me sentia valorizado dentro da organização. Era como ser apenas mais uma engrenagem dentro de uma grande máquina.

Muitas organizações acreditam que cuidar de seus membros significa facilitar suas vidas por meio de benefícios materiais e financeiros. Embora estas coisas sejam importantes, é somente quando membros sentem que sua organização os apoia e realmente lhes aprecia não só como profissionais mas também como seres humanos, é que um verdadeiro sentimento de carinho pode começar a surgir.

Teoria do suporte organizacional

Termo criado por Einsenberger e colegas, o Suporte Organizacional Percebido (do inglês, Perceived Organizational Support ou POS) é operacionalmente definido como a medida em que um membro acredita que sua organização se preocupa com ele e aprecia suas contribuições. Evidências coletadas pelo grupo apontam que membros de uma organização inevitavelmente desenvolvem crenças sobre o quanto a instituição valoriza suas contribuições e se importa com seu bem-estar (Eisenberg & Huntington et al., 1986). Esta percepção se desenvolve pelos mesmos processos de relações interpessoais entre indivíduos i.e. o POS é influenciado pela frequência, intensidade e grau de sinceridade associado a cada interação organização-membro. Isto ocorre pois cada ação individual dentro da organização é interpretada pelo observador não como um ação isolada de um participante, mas como um ato da organização em si. Por exemplo, se os pedidos de um voluntário são tratados com descaso por um coordenador, o ato é encarado não apenas como um algo isolado, mas como uma ação de descaso por parte da organização para com seu membro. Este efeito foi definido por Harry Levinson e é denominado de reciprocação (do inglês, reciprocation) (Levinson, 1965).

O modo generalizado de comportamento de membros da organização devido a processos seletivos padronizados, a difilcudade de identificar o agente direto na maioria das ações ocorridas dentro da instituição, a presença de políticas, tradições, precedentes e normas informais… Todos são fatores que permitem a existência de uma personalidade única da organização, onde cada membro entra em contato e toma para si uma experiência individual.

Embora um membro específico possa ser um completo estranho para outras pessoas da organização, o que ele faz ainda reflete sobre a instituição e seus outros membros. No fim do dia, uma organização é, na verdade, um sistema complexo que não tem corpo físico próprio, e portanto se um membro tiver uma sensação de apoio, ódio, amor, felicidade ou discordia, esta será resultado de interações com outros indivíduos. Supervisores atuam como a face da organização, dando feedback aos funcionários e agindo em nome d mesma. Um POS alto é gerado quando um membro sente que tem mais interações positivas com seus supervisores do que negativas (Conway, 2011).

Estudos também confirmam que um alto índice de suporte organizacional percebido promove sobre os membros um sentimento de obrigação em ajudar a organização a atingir suas metas e melhorar sua própria performance operacional (Arshadi, 2011), além de inibir comportamentos considerados indesejáveis no ambiente de trabalho como richas pessoais, furtos e faltas não justificadas (Chen et al., 2016; Palmer et al., 2017).

Como pessoas sempre operam dentro de um contexto organizacional, é imperativo examinar os efeitos da percepção de um indivíduo sobre as estruturas institucionais se o objetivo é o de aumentar o engajamento, produtividade e mais importante, estimular uma alta taxa de retenção de membros numa organização.

--

--

Renato Diniz
Projeto Pato

Coordenador Regional no Students For Liberty Brasil e escritor no @projetopato